terça-feira, fevereiro 14, 2017

Muralha Amarela

Não sei porquê mas nunca tive particular simpatia pelo futebol alemão.
Que é de alto nível, muito bem organizado, com grandes equipas e grandes jogadores, regista a melhor média de assistências do futebol europeu e já teve várias equipas a venceram a Liga dos Campeões e mais ainda a vencerem a Bundesliga.
E por isso ao contrário do que acontece noutros campeonatos onde tenho equipas com quem simpatizo claramente (Barcelona, Atlético de Bilbau, Liverpool, Newcastle, Milan, Nápoles) na Alemanha terei, quando muito, uma leve simpatia pelo Borússia Dortmund.
Mas talvez por causa da famosa frase de Gary Lineker "o futebol são 11 contra 11 e no fim ganham os alemães", talvez pela injusta derrota da Holanda na final do mundial de 1974 , talvez por outros episódios como a expulsão de Rui Costa num Alemanha-Portugal que nos impediu de ir ao Mundial de França a verdade é que nunca fui, repito, grande adepto do futebol alemão.
De vez em quando vejo um ou outro jogo mas raramente porque as minhas preferências vão muito mais para os campeonatos da Inglaterra e de Espanha onde se joga um futebol muito mais do meu agrado.
Mas há na Alemanha algo que admiro sem qualquer reserva.
Os adeptos.
Que acorrem em massa aos estádios, que tem como atrás disse a melhor média de assistências do futebol europeu, que transformam praticamente todos os jogos em grandes espectáculos nas bancadas com coreografias magnificas.
E entre todos destaca-se o Borússia Dortmund.
Cujo estádio regista espantosas médias de assistência (mais de 80.000 espectadores por jogo!!!) ano após ano e independentemente de o clube estar a lutar pelo titulo ou apenas pela presença nas competições europeias o que o transforma no maior clube europeu em termos de assistência aos seus jogos.
E nesse estádio destaca-se a bancada que se vê na fotografia que encima este texto.
Conhecida como a "muralha amarela" , por razões óbvias, leva 25.000 pessoas e está cheia em todos os jogos dela brotando um apoio que galvaniza a sua equipa e quantas vezes atemoriza os adversários.
Talvez nesses adeptos espectaculares resida boa parte da minha leve simpatia pelo Borússia  Dortmund que este ano não será campeão alemão mas pode bem ser campeão europeu se for suficientemente forte para ultrapassar as grandes equipas que lhe aparecerão pela frente numa fase mais adiantada da competição.
Depois Falamos

2 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

E que tal em vez de pensar mais à frente começar a pensar no imediato?

luis cirilo disse...

Caro cards:
O imediato não tem história.
Depois da tremenda injustiça do resultado de ontem em Dortmund é mais golo menos golo. A diferença de qualidade é tão evidente que o Borússia passa sem problemas