segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Cinco Casos

O meu artigo desta semana no zerozero.
Cinco Casos
Depois Falamos

Com o campeonato a encaminharem-se para a fase das decisões parece-me oportuno reflectir sobre alguns casos que tem marcado as ultimas semanas dos cinco primeiros classificados e a influência que esses casos podem ter na sua carreira até final da prova.
Farei a análise do primeiro para o quinto correspondendo à presente classificação da Liga.
O primeiro caso é o nervosismo do Benfica.
É verdade, o Benfica está nervoso.
E isso é patente de várias formas a começar pela última conferência de imprensa de Rui Vitória em que o treinador benfiquista apareceu num registo que não lhe é nada habitual em termos de exaltação e contundência das afirmações.
Mas é patente também neste pedido urgente de reunião com o conselho de arbitragem numa muito mal disfarçada tentativa de pressão, nas exibições descoloridas das últimas jornadas ou naquela milagrosa vitória sobre o Borussia Dortmund num jogo que teve tudo para os alemães vencerem por goleada.
O triunfo tangencial em Braga pode ajudar a dissipar algum desse nervosismo mas a verdade é que sentir no pescoço o bafo do “dragão” não está a fazer nada bem a este Benfica.
O segundo caso é a cirúrgica contratação de Soares pelo Porto.
Única contratação dos “dragões” na reabertura de mercado o ponta de lança tem tudo para se transformar num jogador decisivo no Porto (acho até que já o é…) como no próprio campeonato podendo significar para a sua equipa a diferença entre ser ou não ser campeão.
Porque marca golos, dá dimensão e agressividade ao ataque, segura a bola de forma exímia dando tempo à equipa para subir e ainda pressiona tremendamente os adversários.
Uma grande contratação e ainda por cima a preços de segundos saldos!
O terceiro caso tem a ver com o regresso de Francisco Geraldes ao Sporting em Janeiro.
O jovem médio estava a fazer uma época notável no Moreirense onde era o “cérebro” da equipa, teve papel importantíssimo na conquista da taça CTT pelos “cónegos” e foi de forma súbita mandado regressar ao Sporting para ajudar a colmatar as vagas criadas no plantel leonino pelo descartar apressado de algumas sonantes contratações de Verão que se tinham revelado autênticos flops.
Chegado a Alvalade no primeiro jogo foi para o banco, no segundo para a bancada (estava nos vinte convocados) e no terceiro nem para a bancada depois de ter ido jogar pela equipa B frente ao Varzim.
Ou seja passou de uma equipa onde tinha espaço para o crescimento e afirmação, que lhe permitiriam no final da época ser um jogador mais preparado para outros níveis de exigência, para o limbo que sempre existe para os jovens que andam entre as equipas A e B dos tradicionais candidatos ao título.
Oxalá não se perca nessa zona de indefinição porque me parece um jogador de grande talento e que se der (e o deixarem dar…) os passos certos pode chegar longe.
O quarto caso tem a ver com o despedimento de José Peseiro pelo Braga.
Regressado à “Pedreira”, onde tinha deixado muito boa imagem em anterior passagem pelo clube, o técnico ribatejano iniciou a época com grandes expectativas face ao percurso do Braga na temporada anterior e aos reiterados desejos da sua SAD em conquistar títulos e troféus.
E a verdade é que sem poder contar com um plantel tão rico em soluções como alguns dos seus antecessores o Braga de Peseiro vinha fazendo um bom campeonato, jogando bom futebol e lutando pelo terceiro lugar.
Mas depois veio a “trágica” noite com o Covilhã para a Taça de Portugal.
E Peseiro não resistiu à já conhecida impaciência do presidente bracarense e foi substituído por Jorge Simão.
Com quem o Braga passou a jogar pior, a perder mais vezes, a atrasar-se na luta pelo tal terceiro lugar e a perder a final da taça CTT para o Moreirense.
Depois da derrota caseira com o Benfica, e com o Sporting a seis pontos, parece restar ao Braga a defesa de um quarto lugar para o qual o principal concorrente (o Vitória) não se tem cansado de fazer cerimónia para ocupar.
Ou seja mudou para pior.
Prova de que as soluções mais fáceis nem sempre são as melhores.
O quinto caso é o já tradicionalmente fatídico Janeiro para o Vitória.
Que vinha fazendo uma boa carreira, também ele na luta por um terceiro lugar que estava acima dos objectivos , mas perfeitamente ao seu alcance como se foi vendo pelo desenrolar da prova, mas depois vendeu dois jogadores essenciais (Soares e João Pedro) perdendo com o primeiro tudo que ele deu ao Porto, e que já está atrás descrito, e com o segundo um médio com visão ampla do jogo, com capacidade de passe longo, bom remate de meia distância e capaz de pressionar a toda a largura do campo.
E pese embora as optimísticas declarações de Pedro Martins sobre um plantel mais equilibrado e com mais soluções a verdade diz-nos que nos últimos doze pontos possíveis o Vitória fez apenas dois (!!!), perdeu o Sporting de vista e já sente sobre ele a pressão de Marítimo e Chaves.

Veremos, lá para Maio, até que ponto estes casos influenciaram realmente as carreiras e classificações dos actuais cinco primeiros classificados da Liga.

9 comentários:

Anónimo disse...

Li hoje declarações do vice-presidente do Vitória de que o Soares, no Porto, recebe num mês o dobro do que recebia no Vitória num ano... Com este 'fair-play financeiro' o futebol em Portugal não vai a lado nenhum. O Porto, o Benfica e o Sporting não jogam sozinhos. A Liga deveria tratar imediatamente da questão dos direitos televisivos e da publicidade na competição para acabar com esta espécie de escravatura exercida pelos três 'grandes'.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
Cada um paga o que pode.Em Portugal e no resto do mundo. Onde acho que devia existir uma intervenção reguladora é nos passivos. Não é admissivel que alguns possam ter passivos de 400 ou 500 milhões sem serem obrigados a pagar enquanto a outros é exigido o pagamento até ao ultimo cêntimo

cards disse...

Caro Luís Cirilo,
Penso que a classificação final do campeonato será a mesmo como está hoje, isto é, 1º Benfica, 2º Porto, 3º Sporting, 4º Braga, 5º Vitória.

Vou escrever, na minha opinião, os pontos fortes e fracos destas equipas.
Benfica
Pontos fortes:
Melhor equipa do campeonato.
Jogadores, treinadores, e estrutura já estão mais do que treinados em lutar campeonatos taco a taco.
Possibilidade dos jogadores e de Rui Vitória e restante equipa técnica fazerem algo que nunca foi feito na historia do Benfica, isto é, vencer 4 campeonatos consecutivos.

Pontos fracos:
Frescura física da equipa aparentemente já teve melhores dias.
A vantagem sobre o 2 classificado já foi maior do que é hoje.
Jonas o melhor jogador do campeonato tem tido muitos problemas físicos nesta época.

Porto
Pontos fortes:
Solidez defensiva.
Conseguiu recuperar 5 pontos ao Benfica nos últimos jogos.

Pontos fracos:
Risco de ficar pela 4 época consecutiva sem vencer títulos e sempre a perde-los para o Benfica seu maior rival.
Equipa com menos qualidade do que o Benfica.
Jogadores e treinadores com pouca experiência, por exemplo no plantel só Maxi Pereira sabe o que é vencer o campeonato Português.

Sporting
Pontos fortes:
Bas Dost já fez esquecer Slimani tem feito muitos golos.
Jorge Jesus decerto que não desaprendeu o que sabe, continua a ser bom treinador.

Pontos fracos:
Época mal preparada.
Contratações que foram autênticos flops.
Eleiçoes num momento crítico da época.
Como o Porto também só tem 1 jogador no plantel que sabe o que é ser campeão nacional, neste caso Beto.

Braga

Pontos fortes:
Contratou bem no mercado de inverno.
Clube aparentemente parece ser estável.

Pontos fracos
A forma como André Pinto foi colocado de parte.
Jorge Simão ainda não convenceu e está longe de convencer.

Vitória
Pontos fortes:
Bom ataque
tem tido muito apoio nos jogos fora

Pontos fracos:
Mais uma vez mercado de janeiro estraga a equipa.

JRV disse...

Caro Cirilo,

Apenas um apontamento a respeito da referência feita pelo, infelizmente, vp para o futebol do clube.

Não é, nem pode ser verdade, o que foi dito; basta fazer umas contas de cabeça para perceber que uma coisa dessas não tem ponta de sentido.

Aliás, um disparate desses dito com tal ligeireza, se, por um lado, soa a desculpa esfarrapada para um negócio ruinoso, por outro, explica bem as "infelicidades" que esse senhor tem tido enquanto empresário; um verdadeiro expert em falências.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro cards:
Acredito que o terceiro,quarto e quinto lugares estão atribuídos.
Quanto ao primeiro e segundo tenho muitas dúvidas sobre quem vai ser o campeão. A contratação de Soares deu ao ataque do Porto uma dimensão extra e isso tem-se notado. Penso que teremos campeonato até ao fim.
Caro JRV:
Por mais que a SAD se esforce a tentar explicar o inexplicável é óbvio que o negócio de Soares foi excelente para o Porto e péssimo para o Vitória. E o argumento de que foi ganhar muito mais para lá e não podíamos segurá-lo cai por terra face a uma realidade chamada contrato. Precisamente a mesma realidade que o Paços de Ferreira usou para segurar Whelton.
Creio que tanta desculpa para os maus negócios já satura quem não andar a dormir

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Sim, concordo consigo, teremos campeonato até ao fim.
Soares é bom jogador, mas Jonas é muito melhor e Jonas em forma é o melhor jogador da nossa liga.
Entre Soares e Jonas prediro Jonas, já nos deu 2 campwonatos e esper qu nos dê o 3º esta época.
Porto melhorou cm Soares, mas não se esqueça da dupla de ataque do Benfica Jonas e Mitroglou. que é a melhor do campeonato.
E num campeonato como o nosso ter bons atacantes é meio caminho andado para as vitórias

luis cirilo disse...

Caro cards:
Nem Jonas é o melhor jogador da nossa Liga nem sequer é muito melhor que Soares.
Jonas caminha para o fim da carreira, basta ver as lesões, enquanto Soares inda vai a caminho do seu apogeu. Eu preferia ter Soares no Vitória do que Jonas. E verá no fim da Liga qual foi mais decisivo.
Os ataques ganham jogos mas as defesas ganham campeonatos dizem os mestres disto. E a defesa do Porto é melhor que a do Benfica.

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Entendo que prefira Soares pois jogou no seu Vitória.
Jonas venceu o prémio de mlhor jogqdor do nosso campeonato nas duas últimas épocas.
Jonas é superior como também Mitroglou é superior.
Quanto à defesa o Porto tem uma excelente defesa, e o Benfica também.
Num campeonato como o nosso é importante ter boas defesas mas mais importante é ter bons ataques.
O Benfica nos últimos 3 anos só por uma vez foi a melhor defesa, e sempre foi o melhor ataque resultado 3 vezes campeão nacional.
Depois o mais importante o plantel do Benfica tem mais soluções do que o do Porto.

luis cirilo disse...

Caro cards: São todos melhores que o Soares. O Jonas, o Mitroglou,o Jimenez, o Jovic, os da equipa B e até os dos juniores. Veremos no fim do campeonato quantos golos marcou csda um. Quanto ao Benfica ter melhores soluções que o Porto é a sua opinião. Respeito. Para mim o Porto tem melhor defesa, muito melhor meio campo enquanto o Benfics tem melhor ataque. Mas como no resto no fim se verá quem ganha.