sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Clássico

Os jogos entre Vitória e Belenenses são autênticos clássicos do nosso futebol ou não se disputassem eles entre dois clubes que são "apenas" o quarto e o quinto com mais participações no campeonato da 1º divisão.
76 participações para o Belenenses e 72 para o Vitória.
Tive ao longo dos anos a oportunidade de assistir a muitos e muitos jogos entre ambos os clubes.
Ao vivo vi dezenas em Guimarães e alguns no Restelo enquanto na televisão também vi bastantes ao longo destes anos de liberalização das transmissões.
A propósito do jogo deste fim de semana, com as equipas separadas por dez pontos favoráveis ao Vitória, recordarei três jogos no Restelo separados por décadas de diferença mas com um ponto comum entre eles.
O primeiro é na época de 1968/1969.
Não vi esse jogo mas ele permanece na minha memória por duas razões.
Uma é porque a derrota terá custado o título ao Vitória e a outra porque tendo o meu pai e alguns amigos ido ver o jogo a Lisboa recordo sempre a indignação com que falavam da arbitragem tendenciosa desse jogo responsável pela derrota.
E a história é fácil de contar.
Na jornada anterior o Vitória tinha derrotado em Guimarães o Benfica por 2-0 e igualara-os no primeiro lugar, a quatro jogos do fim, nas com a vantagem de ter ganho em casa e empatado na Luz na primeira volta.
A derrota no Restelo perante um tranquilo Belenenses (ficaria em oitavo nesse campeonato pelo que não foi seguramente ele o maior interessado nos erros da arbitragem) atrasou o Vitória e nem o triunfo na jornada seguinte sobre o Braga por 5-0, seguido de empate em Setúbal e novo 5-0 sobre a Sanjoanense na ultima jornada, permitiu recuperar porque o Benfica viria a vencer os restantes jogos e seria campeão.
O Vitória foi terceiro a três ponto de distância!
O segundo é na temporada de 1986/1987.
Estive no Restelo, juntamente com o Lázaro Nunes, para fazermos o relato do jogo para a Rádio Fundação de que ao tempo éramos colaboradores nas horas vagas.
Foi um jogo sem grande história que terminou com um empate a um golo tendo o do Vitória sido apontado por Ademir repondo a igualdade no marcador.
A história engraçada desse jogo é outra.
Ao tempo existiam em alguns estádios (Restelo, 1º de Maio, Coimbra, Alvalade,são os que me lembro de ver mas havia mais) uns marcadores do totobola onde um funcionário ia actualizando os resultados conforme os relatos radiofónicos (os jogos eram todos ao mesmo tempo) e seguindo a chave dessa semana pelo que era preciso saber,por exemplo, quem eram os intervenientes do jogo 5 para perceber o resultado que ia aparecendo à frente do número 5.
Nessa tarde de domingo lembro-me bem que na segunda parte  começamos a reparar que um desses jogos estava a dar muito trabalho ao funcionário dadas as constantes alterações no marcador que o obrigavam a subir a um escadote para alterar os números.
E quando chegou ao 7-1 não resistimos à curiosidade e perguntamos para o lado que jogo era esse de marcador tão elevado.
Curiosamente era um derbi de Lisboa, disputado em Alvalade(a  meia dúzia de quilómetros do Restelo) e em que a equipa que viria a ser campeã regressou a casa com um saco de golos às costas.
O Vitória , esse, regressou a Guimarães com um empate que soube a pouco mas contribuiu para o terceiro lugar no final da prova.
O terceiro jogo é bem mais recente.
Foi em 2007/2008 quando o Vitória ,treinado por Manuel Cajuda, chegou ao Restelo na penúltima jornada a defender o segundo lugar e a entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões,
Apoiado por milhares de adeptos o Vitória começou mal com um golo madrugador do adversário logo seguido de um erro gravíssimo de Jorge Sousa ,que apenas amarelou uma entrada criminosa de Rodrigo Alvim sobre Carlitos que obrigou à substituição do extremo vitoriano, a que se seguiriam outros erros menos graves mas que dificultaram a vida ao Vitória e o impediram de ganhar o jogo.
Ainda chegamos ao empate,por Flávio Meireles, mas não deu (nem o árbitro deixou) para mais.
Na jornada seguinte o triunfo por 4-0 sobre o Estrela da Amadora apenas confirmou o terceiro lugar.
E são estas as memórias de três jogos separados por décadas mas com o ponto comum de em todos essas épocas o Vitória ter terminado o campeonato em terceiro lugar.
Depois Falamos

Sem comentários: