sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Cuidado...

Um Vitória-Moreirense não é bem um dérbi.
Esses são com o Braga.
Mas é um jogo especial, entre duas equipas do mesmo concelho, que tem privilegiado ao longo dos anos a manutenção de um relacionamento exemplar entre elas bem ao contrário do que acontece no Porto, em Lisboa ou no Funchal únicos concelhos que também tem mais de uma equipa na primeira liga.
Claro que esse relacionamento e essa amizade entre clubes, extensível aos adeptos, não confunda as coisas e quando as equipas se defrontam cada uma faz pela sua vida porque "amigos amigos campeonato à parte".
E na história dos jogos entre os dois clubes tem havido triunfos para ambos os lados, mais para o Vitória com a naturalidade própria de ser o maior dos dois, pelo que cada jogo com o Moreirense deve ser olhado de uma forma muito própria e com o cuidado acrescido que merece um jogo entre "irmãos".
Todos nos recordamos, vitorianos e cónegos, das três vezes em que o Moreirense eliminou o Vitória da Taça de Portugal, de forma quase consecutiva, e duas delas em pleno estádio D.Afonso Henriques!
Por isso há que ter muito cuidado na abordagem ao jogo de hoje.
É certo que enquanto o Vitória luta pela Europa o Moreirense luta pela manutenção mas isso não o impediu de bem recentemente ter vencido Porto, Benfica e Braga (e o Sporting esteve quase...) e ganho a Taça CTT.
E por isso, pese embora a distância pontual entre as equipas, há que jogar hoje como se de uma final se tratasse e fazer da recepção ao Moreirense a oportunidade para terminar um ciclo de quatro resultados maus em que a equipa perdeu pontos de forma impensável.
Tem a palavra Pedro Martins e a sua equipa.
Depois Falamos

P.S. O facto de o Moreirense ser treinado por Augusto Inácio, um técnico competente e de larga experiência, bom conhecedor do Vitória e dos seus adeptos é "apenas" mais uma razão para o cuidado com que é preciso abordar este jogo.

4 comentários:

Saganowski disse...

Antes de mais, uma informação importante: segundo os dicionários ingleses, "deby" é um jogo entre equipas da mesma cidade ou região.

Quanto ao resto, o objectivo só pode ser um: GANHAR!
E se pudermos juntar a uma vitória, uma boa exibição, teremos um belo início de fim de semana.
Assim seja!


luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Ganhamos. O resto ficou longe dos teus desejos

Saganowski disse...

Pois. Infelizmente parece que nos vamos ter de habituar mesmo a que o Vitória faça boas exibições nas 1ªs. voltas e depois viva na segunda volta à sombra disso ou "a segurar as pontas" (como dizem os brasileiros). O problema é que nem sempre se conseguem "segurar as pontas"!
E este ano poderia ter sido o ano do 3º lugar... de caras!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Pois podia. Mas não será. E boa parte da responsabilidade é de quem não quis.