terça-feira, janeiro 17, 2017

Marselha

Não sei bem porquê mas o futebol francês nunca me entusiasmou por aí além.
Talvez porque a presunção dos seus dirigentes, de alguns dos seus treinadores e de número razoável dos seus mais notórios jogadores ser sempre bem maior do que a realidade do seu futebol.
E pese embora o titulo mundial de 1998 e os títulos europeus de 1984 e 2000 (ambos com Portugal a ser derrotado nas meias finais) bastará analisar o medíocre palmarés dos clubes franceses nas competições europeias, nomeadamente na liga dos campeões, para se poder considerar que o campeonato francês não é dos de primeira linha europeia.
Uma liga dos campeões (Marselha em 1994 em condições tão "peculiares" que o titulo lhe foi retirado...), uma taça das taças (PSG em 1996) e nenhuma Taça Uefa/Liga Europa é um pecúlio miserável para um país que tem tanta presunção nos meandros do futebol mas que depois se constata ter um palmarés de conquistas inferior,por exemplo, ao F.C.Porto que sozinho tem duas ligas dos campeões e duas taças Uefa.
São factos.
De resto mesmo em termos de jogadores de elite, ao nível dos melhores que o futebol mundial produziu, França nunca foi um viveiro de   jogadores de categoria mundial.
Conseguiu isso sim algumas gerações de excelentes jogadores que deram sustentação aos triunfos da selecção mas nunca foram suficientes para em conjunto projectarem uma equipa do país para o galarim europeu.
Bastará citar aqueles que numa opinião naturalmente discutível considero terem sidos os melhores jogadores franceses de sempre:
Platini, Zidane e Henry.
Três jogadores de nível mundial, dos melhores dos últimos 40 anos, mas que fizeram as suas carreiras fora de França para terem a possibilidade de obterem os títulos individuais e colectivos que o futebol francês nunca lhes proporcionaria.
Platini na Juventus, Zidane na Juventus e no Real Madrid, Henry no Arsenal e no Barcelona.
E por tudo isso, agravado pela permanente hostilidade de Platini ao futebol português enquanto presidente da Uefa, nunca tive simpatia pelo futebol francês nem tão pouco por qualquer um dos seus clubes.
E se em Espanha simpatizo com Barcelona e Atlético de Bilbau, em Itália com Nápoles e Milan, na Inglaterra com Newcastle e Liverpool, na Alemanha com Borússia Dortmund em França não consigo olhar para nenhum clube com a mesma simpatia e interesse.
Mas admito que a simpatizar com algum seria,talvez, com o Marselha.
Especialmente por ter adeptos que pelo seu entusiasmo e paixão fazem lembrar alguns dos outros clubes europeus para os quais olho com a tal simpatia.
Mas é apenas a minha opinião.
Depois Falamos.

Sem comentários: