segunda-feira, janeiro 23, 2017

O Nosso 14

O Vitória entrou na "Pedreira" sabendo que não podia contar com três unidades titularíssimas e que por diferentes razões não estavam às ordens de Pedro Martins.
Marega que está na CAN, Rafael Miranda que continua lesionado e João Pedro que de forma imprevista e incompreensível fora dias antes transferido para o LA Galaxy sendo que estes dois últimos eram o habitual meio campo da equipa.
E por isso o treinador vitoriano sabia que nalgumas posições não tendo "cão" teria de caçar com "gato" para atingir o objectivo de vencer em casa do Braga.
O que fez com inegável sucesso.
Individualmente:
Douglas: Uma exibição com altos e baixos. Bem na maior parte do tempo com intervenções seguras mas muito mal batido no golo e com uma saída disparatada que quase custava outro (bola no poste) numa altura em que o Braga pressionava.
Bruno Gaspar: Mais uma excelente exibição de um jogador em grande forma. Seguro a defender e oportuno a atacar formou com Hernâni uma excelente ala direita. Fez a assistência para o segundo golo.
Josué: Outro que está em grande forma liderando a defesa com eficácia e integrando-se bem no ataque nos lances de bola parada. Fez um golo pleno de oportunidade. Um jogador decisivo nesta equipa.
Pedro Henrique: Boa exibição marcando o ponta de lança bracarense e assistindo Josué no primeiro golo. Formam a dupla mais estável da Liga tendo efectuado todos os 18 jogos.
Konan: Não começou bem denotando dificuldades a defender e alguma ingenuidade na forma como se deixou antecipar num cruzamento, logo após o golo inicial, em que deixou o adversário vindo de trás antecipar-se e cabecear para excelente defesa de Douglas. Depois foi subindo de rendimento e acabou em plano agradável especialmente nas subidas no terreno.
João Aurélio: Continua a sua "comissão de serviço" no meio campo e esteve bem nas marcações e no cortar linhas de passe aos adversários.
Zungu: Foi o escolhido para substituir João Pedro e teve como prioridade n-ao complicar. Tacticamente cumpriu na marcação e ajudou à superioridade vitoriana no meio campo. A construir é que não se viu.
Hurtado: As intermitências habituais numa exibição apenas razoável.
Hernâni: Uma excelente exibição e um verdadeiro pesadelo para a defensiva bracarense. As suas arrancadas com a bola colada ao pé foram dos melhores momentos do jogo. Parece de regresso à forma que o notabilizou.
Soares: No seu jogo de despedida do Vitória (como é possível?) fez uma exibição para recordar. Um belo golo, um espectacular remate à barra, uma impressionante arrancada seguida de remate defendido pelo guarda redes com a cabeça e uma entrega ao jogo impressionante num jogador que tinha tudo para se tornar numa referência vitoriana.
Rafinha: Uma exibição menos conseguida  de um jogador que não parece atravessar grande momento de forma.
Foram suplentes utilizados:
Bernard: Entrou bem e conseguiu dinamizar algumas acções ofensivas transportando a bola algo que até sua entrada não se tinha visto em nenhum médio.
Rubem Ferreira: Entrou para fortalecer o flanco esquerdo e cumpriu sem margem para reparos.
Joseph: Entrou em período de descontos para ajudar o tempo a passar.
Não foram utilizados:
João Miguel Silva, Prince, Alex e Texeira.

Melhor em campo: Soares

Um triunfo importante, daqueles que por várias razões vale mais que três pontos, mas que não pode servir para deslumbramentos ou para ignorar a realidade deste plantel no sempre desgraçado mês de Janeiro.
A 31 de Dezembro era comum afirmar-se que a equipa para enfrentar a segunda volta com aspirações de lutar pelo quarto lugar necessitaria de manter os seus principais jogadores e ir ao mercado buscar três reforços (havia quem referisse mais) que dessem ao técnico mais soluções para lugares carenciados.
Neste momento, e com o terceiro lugar a dois pontos, há fundamentadas razões para redobrar as ambições de chegar ao fim da prova numa posição que dá acesso á pré eliminatória da liga dos campeões com tudo de importante que isso significa.
Mas o redobrar de ambição só fará sentido se houver um claro reforço das apostas na vertente desportiva.
E com as saídas confirmadas de Soares e João Pedro (já para não falar de outros nomes que circulam...)a necessidade de três reforços é aumentada para cinco porque há dois lugares que foram desguarnecidos de titulares indiscutíveis.
A 1 de Fevereiro se fará o balanço definitivo deste Janeiro que para já só preocupa em termos de entradas e saídas.
Depois Falamos

Sem comentários: