sexta-feira, janeiro 27, 2017

Final Minhota


Depois de disputadas as meias finais da competição , neste novo modelo de "final four", são já conhecidos os finalistas que no domingo disputarão a final da taça CTT.
Na quarta feira tinha-se apurado o Sporting de Braga e ontem foi a vez do Moreirense marcar o seu lugar no jogo derradeiro.
Ambas as equipas o conseguiram com justiça, sem dificuldades de maior, desembaraçando-se dos adversários com relativa facilidade e mostrando que foram as duas melhores da competição e por isso dela são finalistas.
Contra factos não há argumentos.
No jogo de ontem, e depois de uma primeira parte de algum ascendente do adversário, o Moreirense fez uma segunda parte de grande qualidade através de processos defensivos eficazes e jogadas de contra ataque absolutamente mortíferas que renderam dois golos e podiam ter rendido alguns mais se o acerto no remate ou no último passe tivesse sido outro.
É certo que o adversário também teve as suas oportunidades, incluindo duas bolas nos postes, mas isso não belisca em nada a justiça do triunfo "cónego" até porque o oponente beneficiou largamente da mais que habitual tolerância da arbitragem que lhe poupou dois cartões vermelhos (por segundo amarelo) a jogadores que amplamente o mereceram.
Temos , pois, uma final Moreirense vs Braga.
Para grande pesar (sem aspas) da LPFP, dos CTT, da RTP (os comentadores de ontem estavam simplesmente desolados), de "A Bola", do "Record" (a capa de hoje é vergonhosa) e de mais alguns orgão de comunicação social que já davam como certo o triunfo na prova de quem nem à final vai.
Esta final entre duas equipas minhotas, uma de Guimarães e outra de Braga, nenhuma delas a maior do distrito e ambas muito longe de serem as que no distrito mais adeptos arrastam( o que se compreende no caso do Moreirense que é o segundo clube do concelho onde tem sede o maior clube do distrito) realça a idiotice de se marcar o local da "final four" antes de se saberem quais os clubes envolvidos.
Porque é absurdo que os adeptos dois dois clubes tenham de atravessar o país para assistirem a um jogo que podia, e devia, ser muito mais perto.
Bastaria que depois de se saber quem eram os quatro apurados se tivesse marcado a fase final para Aveiro,Coimbra ou Leiria onde há estádios perfeitamente à altura.
Assim a final entre dois clubes que nos jogos entre eles no campeonato nunca encheram os respectivos estádios (bem longe disso...) ameaça, mas é bem feito, ser uma final com bancadas muito pouco preenchidas.
Nada que a LPFP não mereça.
Depois Falamos.

P.S. E claro que espero que o Moreirense traga a taça para Guimarães.

2 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

O Moreirense está de parabéns, e a cereja no topo do bolo seria a vitória na final e a conquista da taça.
Estava a ver que o Benfica ainda ia dar a volta, teve pouca sorte das bolas nos ferros, mas o árbitro ao dar 7 minutos de compensação ainda alimentou a esperança deles, isso e a certeza que não teriam nenhum jogador expulso, fizessem eles o que fizessem.
Claro que está bom de ver que vai ser uma final despida de entusiasmo nas bancadas. O jogo de 4ª feira já foi uma prova disso mesmo com pouquíssima gente a ver no estádio, portanto, no próximo domingo, a mais de 600 km da casa de cada uns dos clubes, às 20h45, vai parecer que se trata de um jogo à porta fechada.
É uma completa idiotice esta ideia de se fazer o que quer que seja no estádio do Algarve, principalmente quando estão envolvidos clubes do outro lado do país. Bem sei que os algarvios também têm todo o direito de ver jogos de futebol, mas então a Liga que altere os regulamentos, e passa a ser a Taça dos 3+1, em que os 3 do costume estão na Final 4 por decreto, e o outro, é apurado entre os restantes clubes, ou então fazem a Final 3, e que se matem de contentes. Aliás, até no campeonato podiam jogar apenas os 3, assim como assim, está mais do que visto que os restantes clubes são meros figurantes (marionetas), que só se movimentam ao som do toque dos outros 3.

Força Moreirense.

Um abraço

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Infelizmente não é nada que não se tivesse previsto.
Podia até ter acontecido uma fase final com quatro equipas a norte do Douro se Vitória e Varzim se tivessem apurado como podia perfeitamente ter acontecido. Especialmente no nosso caso em que abordamos o jogo decisivo com o Benfica de uma forma que custa a entender.
Escrevi sobre isso neste espaço e no site zerozero.
Mas a LPFP que devia ser a primeira a defender o futebol parece que se esqueceu disso.
Claro que os algarvios também tem direito a ver futebol de primeira e finais de taça ctt mas para isso tem bom remédio: Apoiem os seus clubes, ajudem-nos a crescer e certamente que mais dia menos dia verão Portimonense (que esta época regressará à 1ª divisão), Farense ou Olhanense a chegarem a este patamar da competição e assim será menos absurda a marcação de uma final four para o Algarve.
Quanto ao resto enquanto os clubes não perceberem que tem de fazer valer os seus direitos face aos três estarolas nada mudará.
Um abraço