sexta-feira, outubro 21, 2016

Sorteios...

Os sorteios, desde que sérios, são mesmo assim.
Umas vezes saem adversários que são do nosso agrado, outras vezes alguns que não agradam nada e outros ainda proporcionam jogos de resultado imprevísivel e que só depois de jogados se sabe se foram bons ou maus.
Um jogo entre Vitória e Boavista é sempre um jogo especial.
E então quando o encontro é na Taça de Portugal ainda mais especial se torna.
Porque a longa inimizade entre vitorianos e boavisteiros teve o seu expoente numa final da Taça de Portugal, jogada no estádio das Antas em 1976, e em que apenas uma arbitragem miserável do famigerado António Garrido impediu o Vitória de ganhar a sua primeira Taça adiando por trinta e seis longos anos essa primeira conquista.
E como  esse roubo descarado de 1976 se veio juntar a outro roubo ,igualmente descarado mas menos visível (não era uma final de Taça), ocorrido em 1975 no nosso estádio quando perante o mesmo adversário o mesmo árbitro protagonizou outra arbitragem fraudulenta tirando-nos o quarto lugar e consequente apuramento para a taça Uefa nunca mais os vitoriano puderam olhar o Boavista que não fosse com o profundo ressentimento de quem por duas vezes consecutivas vira o "sistema" roubar-lhe uma taça e uma ida à Europa.
Depois, nos quarenta anos que se seguiram a esse furto nas Antas, foram muitos os episódios em que ao sabor do "Apito Dourado" o Vitória teve muitos problemas nos jogos com o Boavista incluindo a disputa de lugares europeus.
E por isso é um adversário que não gosto de encontrar.
Não pelo seu poderio, que é uma caricatura do que foi no passado, mas porque é um clube que traz sempre recordações penosas de um passado que podia ter sido bem melhor,para o Vitória,  senão fosse o poder que o Boavista durante muitos anos teve nos bastidores.
Mas foi o que saiu.
Há que jogar e há que vencer.
Mais que não seja para ir exorcizando esse passado que atrás referi.
Importará dizer que na ultima vez que as duas equipas se encontraram para a Taça foi igualmente no Bessa e o Vitória venceu por ,salvo erro, dois golos sem resposta num tempo em que os axadrezados andavam pela II liga.
Que sirva de inspiração.
Depois Falamos

Sem comentários: