quarta-feira, outubro 26, 2016

NBA

Começou ontem aquela que considero ser a competição desportiva mais profissional que se joga no mundo inteiro.
A NBA.
Não sou, nunca fui, especialmente aficcionado do basquetebol (resquícios do tempo em que praticava andebol no "Xico"...) mas gostando de desporto é impossível não gostar de uma competição que atinge o nível de espectacularidade do campeonato profissional de basquetebol norte-americano.
Grandes jogadores, grandes equipas, grandes desafios, pavilhões cheios em todos os jogos e toda uma organização em volta da competição que visa maximizar as potencialidades do espectáculo em todas as vertentes nomeadamente na financeira.
Um modelo de competição, dividido em duas "conferências" (Este e Oeste), que apura os melhores de cada para os play off e depois uma final à melhor de sete jogos que constitui o ponto alto da época e contribui de sobremaneira para o mediatismo e popularidade do campeonato e da própria modalidade.
Não me vou aqui debruçar sobre os diversos aspectos de grande profissionalismo que a NBA encerra.
Saliento apenas,porque exemplares, os critérios a que uma equipa tem de cumprir para poder jogar a competição.
Critérios financeiros rigorosos, exigência de recintos com todas as condições para praticantes e espectadores, números minímos em termos de médias de assistência, absoluta igualdade entre todos no recrutamento de jogadores oriundos dos campeonatos universitários (nos chamados drafts), tectos salariais entre muitas outras.
Este ano a NBA faz 70 anos.
No seu campeonato já não há estrelas como Wilt Chamberlain, Kareem Abdul Jabbar ou Michael Jordan mas nela continuam a jogar os melhores basquetebolistas do mundo que garantirão,uma vez mais, um campeonato espectacular.
Tenho alguma simpatia pelos Orlando Magic e pelos Chicago Bulls mas acho que os Cleveland Cavaliers,campeões em titulo, são a mais forte equipa.
Lá para a Primavera de 2017 saberemos.
Depois Falamos

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Talvez por ser Vitoriano, muitas vezes dou por mim a apoiar os "underdogs" de determinadas ligas ou desportos. Por isso não sou fã dos Lakers nem dos Celtics nem mesmo dos Bulls.

A NBA e todo o formato da competição favorece o aparecimento como campeões desses "underdogs", a regra continua a ser que os mais ricos, mais poderosos e com melhores jogadores ganhem mais vezes, mas os outros tem praticamente as mesmas chances de ganhar e essas vitórias acontecem mesmo.

Como por exemplo a vitoria dos Golden State em 2015 que foi espantosa, de uma equipa que por muitos e longos anos era das piores da NBA. Qualquer dia até os canadianos Raptors lá chegarão.

É assim a NBA!

Ah... sou fã dos Dallas Mavericks!
GO MAVS!

PS: haverá vida em Dallas quando a super estrela alemã, Novitzki, saír?

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
O seu comentário traz-nos outro dado fundamental para percebermos porque razão é a NBA o mais profissional dos campeonatos.
Porque também é democrático.
Os mais ricos e mais fortes ganham mais vezes mas não ganham sempre.
Podem aparecer, e aparecem, outros que à partida parecem mais fracos mas à chegada são campeões.
Sim acredito que os Toronto Raptors terão a sua hora dentro desse principio de democraticidade.