terça-feira, outubro 18, 2016

Factos

Tenho pena que alguns não percebam, e outros percebam mas façam de conta que não, que as opiniões que aqui, no facebook ou noutros espaços vou dando sobre o Vitória tem apenas e só a ver com o meu entendimento daquilo que é melhor para o clube.
Posso,aqui ou ali, estar errado, a minha opinião não ser a melhor, os caminhos que preconizo poderem por isto ou por aquilo, neste ou naquele contexto, não serem os mais adequados.
Admito isso com a tranquilidade de quem opina de boa fé e deseja que o Vitória seja sempre bem sucedido em todas as modalidades e em todas as competições.
Umas vezes tenho razão e outras não como sucede com todos que tem opinião própria e não ao arrasto de opiniões de terceiros.
Tal como não tenho nada de pessoal contra ninguém que esteja ou tenha estado no clube porque não misturo estados de alma e eventuais questões pessoais com opiniões públicas que se desejam o mais objectivas possível.
Agora não abdico, isso não, de afirmas a minha razão quando a tenho.
E vou dar dois exemplos recentes.
Armando Evangelista e Sérgio Conceição.
Como os leitores estarão recordados manifestei, no início da época passada, a minha discordância com a promoção de Armando Evangelista da equipa B para a equipa A por várias razões mas essencialmente porque não o achava ainda preparado para treinar uma equipa com esse nível de exigência.
Para alguns, aqui mas especialmente no facebook, caiu "o Carmo e a Trindade"!
O que se disse e comentou na altura por essa simples opinião. Quem os ouvisse só faltava equipararem Evangelista a Mourinho ou Guardiola.
Quando um mês e pouco depois de começar a Liga foi despedido esses críticos da minha opinião evaporaram-se.
Não houve um, para amostra, que por honestidade intelectual viesse dizer que eu tinha razão.
Foi na altura contratado Sérgio Conceição.
Contratação de que também discordei por entender que não tinha o perfil, a postura e o percurso que o recomendasse para treinar o nosso clube e menos ainda numa altura em que a equipa exigia bom senso, tranquilidade e experiência.
Os críticos reapareceram.
Nuns casos os mesmos , noutros alguns que acreditavam (e estavam no seu direito)no treinador e noutros ainda o conhecido grupinho que está sempre de acordo com tudo que a SAD do Vitória decide.
A verdade é que se Evangelista conseguira a "proeza" de ser eliminado da Liga Europa pelo Altach já Sérgio Conceição não lhe ficou atrás ao ser eliminado da Taça de Portugal pelo Penafiel da II liga e ao terminar o campeonato num indecente  (para um clube como o Vitória) 10º lugar da classificação.
Com uma equipa que dava, bem treinada, para se apurar para a Liga Europa.
Mais uma vez os críticos se evaporaram.
E alguns tão defensores que eram do treinador, das suas exaltações no banco (que muitos confundem com liderança) e prontos no esquecer do triste episódio do "vai não vai" para o Porto que mostrou bem o quanto estava empenhado no nosso projecto.
Confesso que não tive nenhum prazer em ter razão.
Tomara eu, como vitoriano, que Armando Evangelista tivesse tido sucesso ou se tal não fosse possível que o sucesso tivesse chegado com Conceição.
A verdade é que não tiveram.
Mas deu-me algum gozo, isso admito, ver como esses sempre tão prontos a discordarem do que escrevo meteram " a viola ao saco" e sem terem a hombridade de reconhecerem que estavam errados fazerem ainda assim do seu silêncio a prova da minha razão.
Depois Falamos

P.S. Depois de saírem do Vitória a sorte não tem sorrido aos dois ex treinadores o que lamento.
Evangelista fez dez jogos no Varzim e já foi despedido enquanto Conceição nem clube arranjou para treinar esta época.

5 comentários:

Saganowski disse...

O teu "post scriptum" só vem dar ainda mais razão às tuas (e de muitos outros também) opiniões sobre os treinadores contratados na época passada...

JRV disse...

Caro Cirilo,

O principal responsável por essas ou por outras más decisões desportivas (e financeiras) tomadas na época passada, algumas com direito a repetição na época presente, continua em plenas funções no clube e na sad. Depreendo daí que nada de errado ou de inesperado se passou e que, portanto, tudo está bem e a correr de acordo com o planeado.

Preocupante, no mínimo.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Factos são factos.
Caro JRV:
O que refere são também factos.
E contra factos não há argumentos.
Embora a contratação de Pedro Martins indicie melhoria de "gostos" na SAD

Anónimo disse...

Mesmo com a melhoria de gosto na SAD, como refere o Sr Luís Cirilo, parece que os treinadores, que chegam ao Vitória nos últimos anos, entram numa espécie de Twilight Zone que ninguém consegue explicar. Mesmo Pedro Martins, que é bastante competente e experiente, parece que começou a sofrer do mesmo mal. Será ainda a maldição do bruxo se fafe? Ou pura incompetência de alguns elementos da direção?

Cumprimentos.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
O problema é também essa questão da experiência de que fala.
Porque os treinadores que nos últimos anos tem cá chegado vem de clubes mais pequenos onde não há a exigência e a cobrança que os vitorianos tem em relação à sua equipa.
E isso não lhes facilita a vida como é óbvio.
E o facto de alguns (Sérgio Conceição e Pedro Martins por exemplo) terem jogado em candidatos ao titulo não significa muito.
Porque jogar e treinar são coisas bem diferentes.