sexta-feira, outubro 28, 2016

Uma Grande Presidente

Vai-se aproximando do fim a campanha eleitoral norte-americana rumo à escolha dos eleitores a 8 de Novembro.
E ainda bem porque está a ser, por culpa exclusiva de Donald Trump, a campanha mais desinteressante, mais suja, mais empobrecedora da democracia que em mais de duzentos anos de História os americanos conheceram.
É impressionante como todos os dias o candidato do Partido Republicano consegue arranjar mais um argumento, mais uma frase, mais um conceito que envergonham os muitos que no seu partido nele não votarão e a própria democracia americana.
Mas do outro lado o panorama é, felizmente, bem diferente.
E nas suas sucessivas aparições públicas há alguém que pela empatia com o povo, pela inteligência, pela capacidade discursiva, pela clareza e brilho da argumentação tem demonstrado as qualidades necessárias a ser uma grande presidente dos Estados Unidos.
Refiro-me a Michelle Obama.
E se a actual primeira dama se tem destacado, e de que maneira, no apoio a uma ex primeira dama Hillary Clinton, é cada vez mais evidente que ela tem um brilho próprio que daqui a quatro, oito, doze anos a podem levar a também ela passar de ex primeira dama a presidente.
Feliz Partido Democrata que pode ter a questão da "Casa Branca" resolvida por quase duas décadas.
Estou certo que Hillary tem as qualidades necessárias a ser uma boa presidente e se eleita (como se espera) será seguramente melhor presidente do que foi candidata.
Mas há que admitir que hoje a "estrela" maior dos democratas, mais que Barak, Bill (Clinton) ou Hillary é Michelle.
O futuro será dela.
Se quiser...
Depois Falamos.

Sem comentários: