quarta-feira, janeiro 13, 2016

Sugestão de Leitura

O tema é tão antigo quanto interessante.
Versa as relações entre Islão e Europa desde o ano de 570 (nascimento de Maomé) e tudo quanto tem unido e separado religiões, culturas e povos que tendo uma origem comum tanto se tem ao longo dos séculos guerreado.
É também uma visão lúcida sobre os últimos grandes conflitos  como as duas guerras do golfo, os conflitos no Afeganistão, a permanente conflitualidade entre israelitas e palestinianos, o aparecimento da Al Qaeda, as divisões entre xiitas e sunitas no seio do Islão.
Na sua parte final, provavelmente aquela que explica a razão de ser deste livro, Jaime Nogueira Pinto procura explicar o aparecimento do chamado "Estado Islâmico"com todo o seu rasto de crueldade, violência e terror e a forma como ele deve ser combatido quer pelo ocidente(Europa e Estados Unidos essencialmente) quer pelas nações árabes que não apoiam essa forma de terrorismo de molde a evitar uma guerra de civilizações que é o objectivo ultimo do ISIL.
Um livro muito interessante.
Que ajuda a perceber melhor a realidade dos dias que vivemos, dos atentados ao "Charlie Hebdo" à guerra na Síria, da evolução politica no Irão ao Iraque pós Saddam Hussein.
Depois Falamos

Sem comentários: