terça-feira, agosto 06, 2013

Efeito Emplastro

As próximas eleições autárquicas serão as primeiras em que se farão sentir os efeitos da lei de limitação de mandatos que impede presidentes de câmara e de junta de freguesia de serem novamente candidatos ás autarquias a que vinham presidindo caso já tenham completado três mandatos.
Não vou agora pronunciar-me sobre méritos e deméritos dessa lei.
Ela existe e como todas é para ser cumprida.
Daí que com algumas excepções, mais ou menos conhecidas, de autarcas que se vão candidatar a outros municípios resta aos outros abandonarem as lides autárquicas ou candidatarem-se ás assembleias municipais especialmente naqueles municípios em que os sucessores apresentam fragilidades de tal ordem que fazem temer a derrota.
E então de norte a sul, do PSD á CDU passando pelo PS, vamos ver em muitos lados o presidente cessante nos outdoors ao lado ou atrás do candidato como que recordando aos eleitores que ele ainda por ali anda.
Nuns casos a duo com o sucessor noutros casos (tentando disfarçar o óbvio) rodeado por mais candidatos vai ser um fartote de situações dessas criando um autêntico "efeito emplastro" nas próximas autárquicas de resultado imprevisivel.
Embora pessoalmente ache que o povo vai dar uma resposta bem diferente daquela que "emplastros" e seus "afilhados" esperam...
Depois Falamos

P.S. Engraçado será também (já está a ser...)quando os "emplastros"  saudosos de um poder que já lá vai se agarrarem aos microfones deixando em segundo plano os verdadeiros candidatos.

4 comentários:

CMM disse...

Excelente, conheço alguns casos desses!

luis cirilo disse...

Cara CMM:
Eu também. E nalguns casos devem ser os mesmos

Anónimo disse...

Em Guimarães há um e bem "gordo".
Só lhe falta ter a idade do seu guia espiritual !!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que o guia espiritual dele é um banhista que esteve para se afogar no Algarve um destes dias