segunda-feira, outubro 15, 2012

Gaia e Porto

A propósito da fusão entre os dois municípios, que em teoria me parece uma boa ideia, e da previsível candidatura do presidente de um á presidência do outro  ocorrem-me duas ou três curtas reflexões sobre o assunto.
Tal como Londres, Budapeste, Paris e tantas outras cidades atravessadas por um rio parece-me que faz todo o sentido que as duas cidades se unam e ganhem uma dimensão que potencie toda a região norte e até este espaço da península ibérica.
Com a mais valia da marca "Porto" e as enormes possibilidades que o território de Gaia contém há a clara possibilidade de construir um grande município com forte atractividade económica e capaz de ombrear em dimensão com outras grandes cidades ibéricas.
Haja vontade.
Quanto á transferência de Gaia para o Porto do actual presidente do município gaiense tenho uma posição clara; entendo que a limitação de mandatos se deve aplicar ao titular e não ao cargo.
Neste caso e em todos os outros como é evidente!
Mas reconheço,sem qualquer dificuldade, que Luís Filipe Menezes é um candidato fortíssimo que dificilmente deixará de ganhar a câmara do Porto salvo algum descalabro governamental que atinja todas as candidaturas social democratas de forma ainda mais grave do que aquela que se prevê .
E também não tenho duvidas que será um excelente presidente do município do Porto.
Provavelmente o cargo que mais desejou em toda a sua vida politica !
Uma palavra final para Gaia
Que não é menos importante que o Porto.
Trabalhei lá seis anos, conheço bem o município, percorri vezes sem conta as suas freguesias, lá tenho alguns amigos, por lá dei algum modesto contributo para as duas ultimas vitórias autárquicas da coligação "Gaia na Frente ".
Equivale isto a dizer que o resultado das autárquicas em Gaia não me é indiferente.
E espero que o magnifico trabalho de desenvolvimento e modernização do concelho levado a cabo ao longo destes quatro mandatos pelo PSD/CDS não venha a ser posto em causa pela actual indefinição politica existente em torno do candidato de 2013 que coloca em causa o próprio resultado eleitoral.
Desde 2009, há muito tempo, que se sabia que este era o ultimo mandato de Menezes á frente do município.
Houve tempo e mais que tempo para preparar uma sucessão tranquila.
Prioridades politicas pouco convergentes de duas personalidades dominantes, por um lado, e adormecimento do PSD por outro levaram a que a menos de um ano das eleições ainda não se saiba claramente quem vai protagonizar a candidatura com tudo que isso traz de incerteza para os militantes, de intranquilidade para os dirigentes locais e de duvidas para os eleitores.
Repito: Gaia não é menos importante que o Porto
E os social democratas gaienses tem de fazer sentir isso de forma clara exigindo clarificações a vários níveis.
Sob pena de ao fim de 16 anos de excelente trabalho se entregar o "ouro ao bandido!
Depois Falamos

4 comentários:

zé paulo fafe disse...

Partilho o teu temor - o do ouro vir a ser entregue ao bandido...
Abraço,
ZP

luis cirilo disse...

Caro Zé Paulo:
Espero que não mas temo que sim.
Mas as pessoas são,querendo,senhoras do seu destino

Anónimo disse...

apenas para fazer uma correcção: o Luis Cirilo não deu um modesto contributo. Foi m excelente directos de ambas as campanhas e a ele se deve muito do sucesso alcançado. Eu que estive no terreno com ele sei bem a importancia que teve na dinamica e organização das mesmas. E bem gostava qaue cá estivesse em 2013 para nos ajudar numa campanha que vai ser dificilima.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fiz o meu trabalho apenas isso.
Quanto a 2013 espero que o PSD de Gaia saiba encontrar dentro de si a força necessária a nova vitória.