quinta-feira, outubro 04, 2012

O Povo é Sereno

Esta frase, imortalizada pelo almirante Pinheiro de Azevedo aquando de uma célebre manifestação no Terreiro do Paço no ano quente de 1975, aplica-se hoje na perfeição à esmagadora maioria dos adeptos vitorianos.
Que desejando, naturalmente, ver o clube na disputa dos lugares que sempre foram seus também sabe que a situação dificílima deixada pela anterior direcção obrigou a que a presente época fosse preparada com um rigor e um “apertar de cinto” que obrigam a doses de paciência e tolerância adequadas.
Porque as nossas equipas A e B têm valor suficiente para alcançarem os objectivos propostos mas todos sabemos que ambas estão numa fase de construção (especialmente a B que parte do zero) e que as coisas para serem bem feitas levam o seu tempo.
Haja,pois,calma.
Porque o caminho definido é aquele que vai ser cumprido que ninguém tenha dúvidas disso.
Na equipa A, profundamente remodelada com as saídas de uma dezena de jogadores, entraram reforços jovens, com qualidade, mas que ainda estão numa fase natural de entrosamento e adaptação ao clube.
André veio da II B, Baldé está a jogar pela primeira vez na 1ª Liga depois de experiencias na II e na 1ª divisão belga, Addy e João Gonçalves já tem experiencia na Liga mas acabam de chegar e Lalkovic e Delac são dois jovens talentosos mas que vem de culturas futebolísticas bem diferentes.
Estou certo que todos triunfarão.
Mas é preciso dar-lhes tempo e “conforto”.
Na equipa B o panorama é o que se sabe.
Começou do zero, aproveitando muitos jovens que andavam emprestados por outros clubes mas que tinham sido formados aqui, promoveu 5 juniores (Preto, Pedro Lemos, Luis Rocha, João Pedro e Areias) e contratou apenas quatro jogadores (Kanu, Tiago Almeida, Índio e Gonçalo que tinha sido formado no clube) a que se vieram juntar posteriormente Marquinhos e João Veloso.
E é com este grupo, e as duas equipas que dele emanam, que vamos ganhar as nossas “guerras”.
Se me perguntarem se gostaria de ter mais pontos e mais golos marcados em ambas as equipas direi, obviamente, que sim.
Mas acredito que eles aparecerão, golos e pontos, com naturalidade e muito a tempo de nos permitirem fazer as tais épocas projectadas.
Para já é importante referir duas coisas:
A qualidade desportiva e humana dos jogadores que servem o clube nas duas equipas e a satisfação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido por Rui Vitória, Luis Felipe e respectivos colaboradores.
Acompanho os treinos e a as equipas, vi todos os jogos oficiais de ambas e alguns particulares, e sei bem do que falo.
Há um grupo, dois líderes cada um com a sua equipa, uma ligação perfeita entre ambos que permite que jogadores da B reforcem a A (Tiago Rodrigues é o exemplo mais recente mas preveem-se mais…) e que pontualmente jogadores da A vão dar alguma experiência á B, e por isso acredito no que está a ser feito.
E não fosse a onda de lesões (especialmente as de Amorim e Dinis que são de duração mais longa) e o panorama seria ainda mais desanuviado para todos.
Dirigentes, técnicos e adeptos.
Acredito que o povo é sereno.
E da sua serenidade e apoio constantes (como tem sido patente nestas primeiras jornadas e que permitem que em média de assistências ocupemos o 4º e 13º lugares entre 38 equipas a disputarem os campeonatos profissionais) se fará também uma “arma” que nos ajudará a atingir os objectivos.
Depois Falamos

3 comentários:

General disse...

Dava um doce ao Rui Vitória se convidasse o nosso Panenka a actuar pela equipa B.
Para isso acontecer, claro, o jogador uruguaio, (a mais cara contratação de sempre do Vitória SC) (!) teria que sentar o Crivellaro, que, pelo que tenho visto do miúdo, não vai ser fácil.

E esta minha sugestão não é pela lamentável frase que apareceu com a mesma velocidade que desapareceu no Facebook, mas sim, pelas exibições vulgares e fastidiosas do referido jogador.

Uzeiro e vezeiro em fracas exibições, como também se exibe como um refilão na hora de acatar a decisão difícil de ver outro miúdo (Tiago Rodrigues) passar-lhe a perna na hierarquia das opções.

Esta maçã não está grande coisa não.

Francisco Guise disse...

Caro Luís Cirilo,

Não quero comentar, pois não quero cair no ridiculo de poder ser mal interpretado. Este post quer dizer o quê? Para o quê temos que nos preparar a seguir?
Já num post anterior, recente, não quiz comentar, mas fiquei deveras intrigado com aquela frase, "a não ser que..."
Não me leves a mal, mas isto já me está a cheirar a "entaladela", mais tarde ou mais cedo.
É melhor aplicar já a vacina toda, se é que me entendes...

Francisco Guise

luis cirilo disse...

Caro General:
o Barrientos é um jogador com qualidade que precisa de tempo para atingir o que está ao seu alcance. Tem apenas 21 anos.
caro Francisco:
não há intenções ocultas neste post. Apenos quero reiterar que é importante os adeptos terem paciência porque os resultados aparecerão. Estamos no bom caminho.
qanto á frase que referes e sendo tu bancário experiente não te será dificil chegar ao sentido da mesma