sexta-feira, dezembro 10, 2010

Portugal,Portugal...

Recentemente tive uma conversa com um empresário muito conhecido acerca de um projecto que vem desenvolvendo na área do turismo.
Aquela que todos os governos apresentam como prioridade estratégica para este país á beira mar plantado.
Esse empresário lidera um grupo empresarial que se propõe criar ,numa região especialmente carenciada de Portugal(longe do litoral), um grande complexo turístico de âmbito internacional dotado de múltiplas valências.
Centenas de moradias individuais, dois hoteis (um dos quais de charme), campos de golfe, centro hípico, quinta biológica, plantação de vinhas e exploração do respectivo vinho, centro de estágio desportivo, centro náutico na albufeira existente e com possibilidades de prática de desportos como a vela ou o windsurf, campos de ténis,ciclovia, área comercial,heliporto,etc.
O complexo turistico fica perto de uma das auto estradas internacionais do país, servido por uma estação da futura linha de TGV e perto de uma das principais cidades de Portugal.
Estamos a falar de 250 milhões de euros de investimento inicial e de 500 postos de trabalho directo numa zona carenciada de investimento e com desemprego acentuado.
Poder-se ia pensar que qualquer governo agarraria uma oportunidade destas de braços abertos.
Pura ilusão.
O grupo empresarial anda, há sete anos, de repartição em repartição, de direcção geral em direcção geral a cumprir a via sacra de um burocracia sem fim.
Aqui uma licença,ali um parecer, acolá um estudo, "acoli" alguém que decida.
Sete anos!
Compraram os terrenos, plantaram milhares de árvores de acordo com o projectado,gastaram milhares e milhares de euros em projectos e respectivas alterações.
É Portugal no seu pior.
O país de um Estado que nem faz nem deixa que se faça.
Simplesmente lamentável.
Depois Falamos

6 comentários:

il disse...

Ainda não!(bateu no fundo). Quando pensamos que eles já lá nos puseram, cavam mais um bocado e continuam a encher com...estrume!

Quanto ao seu interlocutor: dê uns milhares para quotas; mais uns milhares para a próxima campanha; mais umas "ajudas de custo" para 'irmãos' seleccionados; e prontoxxx, já está. Tipo Freeport...

Já entendi o seu empresário é honesto, como eu: já sabe, morre pobre. No caso, sem projecto.

luis cirilo disse...

Cara il:
Esperemos que o projecto não se perca.
Porque é importante para aquela região e até para o país.
Claro que se o s promoteres fossem tipo "sucateiro" se calhar já tinham as coisas bem mais adiantadas.

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, infelizmente tambem sinto na pele o que esse empresário está a passar, embora numa dimensão muito mais pequena.
Para toda a gente saber, basta ír á Camara e pedir uma licença de utilização para se abrir um qualquer negócio.
É bom que se tenha um banquinho...

luis cirilo disse...

Caro cb:
É conforme as câmaras.
Neste caso que conto a câmara dessa cidade tem sido extremamente empenhada naquilo que lhe compete.
O problea está no Estado

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,

pelas pistas que dá sobre o projecto, atrevo-me a dizer que será para a zona do Alqueva, e se assim é relembro que a finalidade inicial do Alqueva é o regadio dos terrenos agricolas.

luis cirilo disse...

Caro rei dolce:
É para esses lados sim. Mas não na zona do Alqueva.