domingo, novembro 28, 2010

"Xistrema" ?


Foto: www.vitoriasc.pt
Não é intelectualmente sério dizer que perdemos por causa do trio de arbitragem.
Ou apenas por causa dele.
Perdemos porque não fomos competentes a jogar.
Defendemos mal, o meio campo raramente foi esclarecido, o ataque uma sombra do necessário.
As substituições,todas nos 45 iniciais a demonstrarem que algo falhou na estratégia de jogo, desta vez não deram resultado rigorosamente nenhum.
Nem na exibição nem no desfecho final.
Lá diz o povo que"... tantas vezes vai o cântaro á fonte que acaba por quebrar...".
Quebrou hoje.
E as quase famosas cambalhotas do Vitória em termos de recuperar o "prejuízo" não aconteceram no estádio dos Barreiros.
Não posso é deixar de manifestar alguma perplexidade sobre a não utilização de Targino (serviu para dar a volta em Alvalade e não servia hoje?) porque quanto a Douglas e outros não utilizados já nem digo mais nada.
Se há alguém satisfeito com o rendimento de Edgar só pode ser mesmo Manuel Machado.
Quanto ao trio de arbitragem importa dizer o seguinte:
Xistra já nos tinha prejudicado no jogo com o Porto não assinalando uma evidente grande penalidade sobre Edgar (Fucile foi o autor)cometida bem dentro da área de rigor.
Hoje sancionou um penalty que não existiu, nascido de um contacto entre dois jogadores claramente fora da grande área, e que quando muito poderia ser um livre directo.
Mal assinalado mas livre porque o contacto foi fora da área.
Acontece que o fiscal de linha, apropriadamente chamado...Braga, filiado na... A.F. de Braga viu um penalty que mais ninguém viu.
E induziu o chefe de equipa em erro.
Porque, de inicio,Xistra marcara...livre directo.
E começam a ser coincidências a mais.
Quatro golos ilegais sofridos consecutivamente (2 em Alvalade,um em casa com o Braga e o de hoje) começa a ser caso para o Guiness Book of Records se quisermos brincar ou para a PJ se no futebol português houvesse um mínimo de seriedade.
Porque traduzem ,na realidade ,um "sistema" activo e incomodado com a carreira do Vitória na Liga.
E estes quatro golos,sempre da responsabilidade dos fiscais de linha, são a prova de que por meios "sistémicos" se está a tentar travar o Vitória de qualquer maneira.
Afinal,tenhamos memória,foi assim que nos roubaram o segundo lugar em 2007/2008 quando a quatro jornadas do fim seguíamos nessa posição e assistimos ao indecoroso espectáculo de ver o presidente do SLB vir a público acusar-nos de estarmos a ser levados ao colo pelos árbitros.
Essa pressão resultou e ,depois de dois roubos em Coimbra e no Restelo, acabamos por ser relegados para terceiro lugar permitindo ao Sporting( ao menos o crime não compensou!) o apuramento directo para a champions.
Este ano repete-se a cena.
"Chora" o LFV, chora o "filhote" de Braga e o resultado está á vista!
Espero que a direcção do Vitória tome posição enérgica sobre tudo isto.
No mínimo exigindo ao conselho de arbitragem que tente parecer sério.
E,já agora,não deixa de ser curioso que o fiscal de linha que inventa a grande penalidade seja da Associação de futebol de Braga.
São "coincidências" a mais para serem apenas...coincidências.
Depois Falamos

17 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez não está a ser serio nos seus comentarios.
Porque omitir de preposito o nome desse mago da corrupção futebolistica, pinto da costa, é no minimo falta de seriedade.
De que é que tem medo?
Não é totalmente Vitoriano?

lafuente disse...

Toda a vida a sermos roubados.Tiraram-nos a Taça de Portugal em 76, tiraram-nos o sonho da champions em 2008 e o ano passado afastaram-nos da Liga Europa.
Estou farto de roubos!Foi contra o Leiria,Porto,Sporting,Marraquexe e ontem.Basta!
O Emilío não fala porque?Que Presidente é este,que só fala para apelar ao civismo no jogo contra o Marraquexe.
Sinceramente tenho saudades de ver um Presidente como o Pimenta Machado, que falava e combatia as "gatunagens".Como disse um dia num intervalo de um jogo, onde estavamos a ser espoliados -" vou ser obrigado a soltar os leões".
Fale Emilío Macedo não se cale!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Começo a ficar farto de gente que se acha no direito de definir quem é ou não é vitoriano.
Quanto á seriedade nos comentários,bem,vindo de um anónimo é critica que só dá para rir.
Relativamente a Pinto da Costa creio estar explicito no post que Xistra nos prejudicou seriamente no jogo com o Porto. Acontece é que em 2007/2008 quem nos ROUBOU o segundo lugar foram as pressões de luis filipe vieira.
Por mais que isso doa a benfiquistas travestidos de anónimos.
Caro lafuente:
É óbvio que o presidente do Vitória tem de tomar posições publicas de denuncia do que se passa.
O silêncio só nos prejudica.

lafuente disse...

Pois Sr.Luis Cirílo mas tenho quase a certeza que o Emilío Macedo não vai falar.

Miguel Dias disse...

Sobre o jogo de ontem do Vitória, o Dr. Cirilo já disse tudo, realço que há alguns jogadores em sub-rendimento que prejudicam a exibição da equipa.
Sr. Anónimo das 11:45 é preciso uma grande desonestidade para vir acusar os outros, neste caso o Dr. Cirilo, de falta de seriedade, ainda para mais o Sr. Anónimo não revela a cara, neste caso o nome. Quem é o senhor? Qual a sua autoridade para passar certificados ou atestados de verdadeiros adeptos do Vitória????? O que é que o Sr. Pinto da Costa teve a ver com a derrota de ontem do Vitória? Pergunto-lhe eu, mais interessava ao SLB, na luta pelo 2º lugar, a derrota do Vitória. E olhe que o presidente do seu clube (SLB, o teor do seu comentário revela logo o seu clubismo) O Sr. Luís Filipe Vieira também dá muitas lições de corrupção futebolística e não só, também económica e política, o recente caso do "O projecto do resort Verdelago, em Castro Marim" é um exemplo, assim como a destruição do Alverca. Portanto olhe para o que se passa dentro do seu clube (SLB) e deixe o Vitória e não venha insultar os verdadeiros vitorianos.

Anónimo disse...

Quando não mamam, esperneiam. É assim mesmo! :D

Ricardo Silva disse...

Caro Cirilo,desde ja peço desculpa pela linguagem que vou utilizar como tambem a todas as pessoas de bem que lerem este comentario,desde ja as minhas sinceras desculpas...Todas as equipas durante momentos da época tem direito de jogar mal e dar maus espetaculos,afinal,nem sempre tudo sai como queremos.O que nao da direito é esta cambada de filhos da puta prejudicarem sempre o mesmo clube!!!Esta cambada de filhos da puta que andam aqui a mamar o dinheiro do pouco povo que vai a bola,esta cambada de corruptos que gravitam a volta do futebol,esta cambada de filhos da puta que estao a cagar-se para o futebol e apenas se interessam por agradar aos filhos da puta que os puseram la!!!Mas atençao,sao todos filhos da puta,desde a quem manda na liga,passando pelos presidentes dos 3 estarolas corruptos e acabando nos filhos da puta que tem a responsabilidade de escrever e falar nos variados jornais e televisoes nacionais!!!A essa cambada toda de filhos da puta gostaria de dizer o seguinte...Nao fosse a covardia dos clubes pequenos e voces iam jogar mas era com o caralho e com os filhos da puta que vos lambem as botas!!!As televisoes iam falar do caralho e os jornais tambem iam falar do caralho porque os filhos da puta iam ter que fazer 50 jogos entre eles para haver campeonato,assim faziam um campeonato a 3,era o campeonato dos 3 filhoa da puta!!!Chamo-me Ricardo Silva,tenho 39 anos,sou um cidadao normal chefe de familia e um trabador honesto mas tenho um defeito...Nao sou adepto de nenhum dos filhos da puta e como tal tenho que me resignar e comer com estes filhos da puta que nada deixam para os pequenos,para aqueles que tem identidade!!!Mais uma vez peço desculpa pelo vo cabolario utilizado mas estou cansado de ser politicamente correto.Caro Luis Cirilo,se nao publicar o meu comentario eu compreenderei mas gostava imenso de o ver publicado porque,acho que este país precisa de mais gente que fale assim...Um grande abraço para todos.

luis cirilo disse...

Caro lafuente:
Mas deve falar. Três jogos seguidos a sermos prejudicados é demais.
Caro Miguel Dias:
Quanto a esse anónimo (que se acha cheio de razão) não vale a pena perdermos mais tempo.
Há gente que acha que todos devemos obediência aos interesses do Benfica. Mas estão enganados no que respeita aos vitorianos.
Connosco Benfica,Porto ou Sporting são apenas outros clubes que disputam o mesmo campeonato.
Não há subsserviências.
Já basta o que o "sistema" os favorece.
Caro Anónimo:
Alguem dizia que quem não berra não mama.
Caro Ricardo:
Atendendo ao contexto, e á saturação de sermos roubados todos os jogos,compreendo a linguagem.
Que reflecte a indiganção de todos os vitorianos.

Anónimo disse...

agora, naquele programa palhaçademico da tvi, em que supostamente dao os rescaldos dos jogos, uma alusao apenas aoa roubo a que fomos sujeitos!! e porquê? poruqe esta direçao é de bananas e de batatas! nao dao uma palavra, pensam que se da sempre a volta por cima. Milo tenha vergonha e demita-se!! um trabalho incosequente, vergonhoso, e mediocre, falta de ambiçao. uma palavra para o mister machado: o edgar NAO VALE NADINHA!! 0,0 TEM PONTOS NEGATIVOS,é daqueles jogadores que ve se bem que é fraco. se quiser pode vir para a minha cadeira na bancada, para que veja melhor! Emilio Macedo DEMITA_SE POR FAVOR!
maso25
obrigado senhor Cirilo
p.s. por este andar o braga ficará ha nossa frente, nao tarda muito, infelizmente.

Anónimo disse...

Bem disse o nilson no final do jogo..temos de arranjar treinos para nos adaptarmos a esta "nova" realidade..jogar contra 14..
Parece me mais que obvio, que o nosso presidente tem de intervir..tem de intervir ao ponto de tornar estas situaçoes de roubo iminente ridiculas! Se nao sabe falar, paga para alguem falar.
E por falar em saber comunicar..o senhor cirilo quando pensa candidatar se a presidente? Penso que me vai responder, dizendo que nao tem os meios financeiros disponiveis, que outros teem..mas eles tambem nao sabem tirar proveito deles..e o nosso vitoria, bem gerido, investindo seriamente na prospeçao de mercado necessita de tanta ajuda financeira? Quando falo, em investir seriamente na prospeçao de mercado, nao me refiro a enviar mos muita gente para o brasil, mas sim adicionar ao staff olheiros que ja residam nesses paises, com contratos por objetivos..
Isto tudo para dizer, que o vitoria necessita de uma alma inteligente, capaz de nos defender, mas nao so..tambem capaz de nos fazer dar o salto que tanto queremos..
Quanto ao anonimo, pela forma como ainda escreve, deve tratar se de um rapazito com 6anos..

João Teixeira

Anónimo disse...

Um certo dia um homem para os lados da ariosa, chegou a dizer que é mais facil cair o castelo que cair o vitoria sport clube " by pinto da costa".

Essas palavras mostraram a força que o Vitoria tem, porque alguns nem aliados ao xistrema vão lá.

Essa força de que ele falava tinha haver com a dimenção do clube, mas enquanto houver pessoas como estas que estiveram na madeira com um apito na boca, bem como as outras tantas que o tiveram nestes ultimos 4 jogos, a facil ver de quem têm medo.

O unico clube que pode bater o pé ao fcp, slb e scp, é o VITORIA, e eles sabem-lo bem.

Apesar de não termos jogado nada na madeira "como é habito", estes senhores de apito, estão a criar uma guerrinha com os VITORIANOS, as más decisões existem só não é admissivel serem a prejuizo sempre do mesmo e em tantos jogos seguidos.

O Vitoria é um clube muito grande, e melhor, com uma imensa margem de progressão, não se pode incutir um espirito ganhador quando antes do jogo começar já estamos a perder.

Por isto faço um apelo a todos Vitorianos socios e adeptos, temos de nos manifestar contra esta falsidade que são os senhores de amarelo, o VITORIA foi dos unicos clubes a manifestar-se contra a corrupção, porque pelos vistos os outros estão bem assim, FCP, SCB, SCP, principalmente estes estão acomudados com o poder que têm.

O FCP toda a gente sabe como é, SCB aparecem nas escutas telefonicas como aliados ao fcp e a controlar os resultados dos jogos, o SCP parece que comprou um pacto para só não ser prejudicado.

Sou contra a corrupção, mas parece que 95% dos portugueses não o são....

APL

Luis Melo disse...

Caro Luís,

Inspirado neste seu post e na indignação do meu caro amigo Ricardo Silva, escrevi este post no meu blogue, sobre a corrupção no futebol. Convido todos a lerem.

luis cirilo disse...

Caro Maso25:
É evidente que o Vitória tem de ser muito mais firme na denúncia destes atropelos.
Porque ficando calado,como se tem visto,nada resolve.
Caro João Teixeira:
Neste momento o clube tem uma direcção eleita por 60% dos sócios votantes.
É a ela que compete, na primeira linha do combate,defender o nosso clube.
Nós sócios, porque não desejamos fomentar divisões no Vitória,temos o dever de ajudar naquilo que nos fôr possivel.
É isso que tem sido feito.
Em 2013, face ao cenário que na altura se apresentar,cada um decidirá qual o papel que se propõe desempenhar.
Concordo que a questão financeira já será menos importante do que era este ano.
QUanto á prospecção estamos de acordo. Se bem se recordar a ultima campanha eleitoral a Lista A propunha-se,entre muitas outras coisas,montar uma rede de olheiros a nivel de principais mercados futebolisticos.
Caro APL:
Estou genericamente de acordo consigo.
E nesta matéria de combater a corrupção no futebol temos alguma moral.
Já nos tiraram titulos,taças de Portugal e até o apuramento para a Champions.
Não tenho duvida em afirmar que somos o clube mais prejudicado de Portugal nessa matéria.
Caro Luis:
Já li. E estou de acordo consigo como é óbvio.

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, um bom Pinheiro!

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, Alex parece dizer ao xgatuno que á primeira falta levou amarelo e como resultado, não joga no próximo jogo.
Como se já não chegasse a ´merda` que tinha feito.
E um jogo bem complicado que vai ser Sábado.
Mas saberemos dar a volta, tenho fé, como sempre aliás.

Zé das Moscas disse...

Afinal o que quer o povo?
´Perdemos e pronto, onde está o mal?
Provávelmente vamos perder mais vezes...
O Vitóriaé 3º, e o povo quer mais.
O Vitória é isto, pessoal.
Já sei, o Vitória devia estar na liderança da Liga...
O Vitória está bem e recomenda-se, apenas não pode ganhar sempre!!!

luis cirilo disse...

Caro cb:
Pinheiro não houve.
Agora que o Alex tem razão para estar indignado isso tem.
Caro Zé das Moscas:
Claro que vamos perder mais vezes.
Mas que seja por causas "naturais".