sexta-feira, janeiro 01, 2010

Politica em Guimarães


Quando criei este blog, nos idos de Abril de 2006 , concebi-o como um espaço de liberdade em que escreveria sobre tudo que me apetecesse e não escreveria apenas sobre um assunto.
Politica em Guimarães.
Fosse politica autárquica fosse politica partidária.
E mantive essa decisão, ao longo das quase 1700 postagens que este blog já leva, com uma ou outra raríssima excepção.
Por razões pessoais ,e politicas,de que não tempo de falar.
Acontece que tendo sido deputado municipal de 1989 a 2001 e não o tendo sido de 2001 a 2009,nem tencionando voltar a sê-lo,acabou o destino por propiciar um inesperado regresso ás lides da assembleia municipal.
Muito por força da clareza e persuasão com que o Carlos Vasconcelos e o José Manuel Antunes me apresentaram o projecto que tinham para o partido e para Guimarães.
E também,é importante dizê-lo porque foi essencial na decisão de aceitar, na sinceridade com que mostraram interesse no meu regresso ás lides politico/partidárias vimaranenses.
Face a essa decisão de voltar á assembleia municipal entendo que também há algo para mudar neste blog.
Pelo que passarei a escrever,de vez em quando,sobre a politica autárquica neste concelho.
Decidi-o depois das três primeiras sessões da assembleia municipal em que participei e após constatar a cobertura jornalistica que delas foi feita.
Nos meus oito anos de ausência do parlamento municipal mudou muita coisa em Guimarães mas pouca em termos desse orgão autárquico.
E a forma de veicular para a opinião pública o que lá se passa essa não mudou mesmo nada!
Para ser simpático.
Bastará pegar nas ultimas duas edições de cada um dos jornais vimaranenses e contar ,na cobertura das duas sessões ultimas da A.M., o número de fotos em que aparece o Poder (Câmara e bancada do PS) e a oposição(PSD+CDU+CDS+BE) para se ficar com uma ideia mínima do tratamento que é dado.
Quanto aos textos... isso será motivo para outros posts!
Depois Falamos

9 comentários:

Paulo Lopes Silva disse...

O último texto sobre a AM do Guimarães Digital, já tem uma fotografia da bancada do CDS!

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Nunca vi uma imprensa tão subserviente como a vimaranenses. Mas de um modo geral a impensa local é assim. Uma coisa que estranho mais é o da inexistêcia de blogues com opinião cr+itica à gestão municipal.
Dá a ideia de que os vimaranenses são acriticos e que só no que diz respeito ao VItÒRIA têm opinião.
ESTRANHO.

José Monteiro

Pedro disse...

Boas,

espero de facto que, fundamentalmente na Assembleia e também no seu blog, aborde a gestão camarária, nomeadamente as substituições, toscamente explicadas, dos responsáveis pelos pelouros do urbanismo, casos de Julio Magalhães e Vítor Fernandes (jornal S. Torcato).
Quanto à comunicação social vimeranense, bem a subserviência tem custos e como tal as notícias são o que são....

Só mais uma coisa, tenha muita atenção às parcerias público/privadas (saída Júlio Mendes) que estão em adjudicação, tende sempre como referência as casas em Cerveira galardoadas com prémios de arquitectura que alguns os nossos vereadores foram, digamos, agraciados por um construtor civil. Aliás um deles já a vendeu, para não haver "bocas";)

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Paulo Silva:
Boa piada.
Caro José Monteiro:
Sobre a imprensa estamos genéricamente de acordo.
Sobre a blogosfera tem toda a razão.
De facto o instinto critico dos vimaranenses está mais virado para o Vitória.
Caro Pedro:
Procurarei estar atento a essas questões.
Aliás já abordei a instabilidade do urbanismo na ultima sessão da assembleia municipal

Anónimo disse...

Nunca como agora se promoveu tanta gente.
Assessores até dar com um pau.
Secretárias promovidas a adjuntos.
Presidentes de Junta promovidos a assessores.
O Alberto Oliveira, um dia é assessor, no outro já não é no seguinte volta a ser.
Nunca esta Câmara gastou tanto em assessorias (tachos) de coisa nenhuma.
Tudo é normal nesta terra.

Anónimo disse...

Na convicção de que quem está fora vê melhor, atrevo-me a dar a minha opinião sobre a modéstia da cobertura feita pela comunicação social ao que se passa na AM e à autarquia em geral para simplesmente achar que de facto é muito pouca, para não dizer quase nula. Para ser mauzinho diria com os meus botões que se passa o mesmo que a nível nacional. Não há chama, não há crítica, não existem soluções, porque raio a comunicação social deveria dar maior atenção à oposição?!
Acredito que tal e qual se passa a nível nacional e por dezenas de câmaras municipais (independentemente de quem as governa) a questão é sempre a mesma... a nossa comunicação vive melhor com quem lhe paga as edições, ou seja, com o poder... económico. É assim a nível nacional, repito, e, é assim em Braga, Coimbra, Setúbal, Faro...
Afinal quantas pessoas leem o jornal, a não ser para ver quem vai a enterrar ou já foi, os resultados da bola e as sempre polémicas transferências?! Será que há assim tantos vimaranenses que se importem com a coisa pública, ou que nela intervenham através da comunicação social?!
Num país dominado pelo favorecimento do poder económico (algum), ainda temos que ser ingénuos e esperar um comportamento exemplar das pequeníssimas empresas que vivem das obras, anúncios e requisição de serviços do poder político?!
O resto é o normal... é Portugal e um sistema político que cada vez se mostra à evidência mais falido e a caminho de soluções repetidas que só poderão conduzir a um beco sem saída, infelizmente, para nós, mais amordaçado ainda do que aquele em que vivemos.

Se há solução?! Por certo que há! Abra um novo tópico Luis Cirilo, um que virá a estar na hora do dia dentro em breve, e, reflicta sobre a regionalização como modelo alternativo e não apenas como uma figura de estilo eminentemente administrativa.
Depois falamos!...

Sousa Martins

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente passam-se coisas dificeis de compreender.
Como,por exemplo,os presidentes de junta serem recebidos para tratar de assuntos das respectivas freguesias por um adjunto que é também ele presidente de junta.
Pode ser legar mas é pouco ético.
Caro Sousa Martins:
É verdade o que diz quanto á maior abertura da comunicação social a quem tem o poder.
Em termos locais o fenómeno,evidentemente,tem tendência a repetir-se conmsiderando as dificuldades com que os orgãos de comunicação vivem.
E daí que a Câmara e empresas municipais ganham um ascendente importante face aos volumes de publicidade que canalizam para esses orgãos.
E isso passa-se em Guimarães e na esmagadora maioria dos municipios deste país.
Concordo consigo quanto á regionalização.
Do meu ponto de vista é o unico instrumento que ainda pode corrigir assimetrias e diminuir desigualdades entre litoral e interior e entre a área metropolitana de Lisboa e o resto do país.
Uma verdadeira regionalização e não essa "banha da cobra" chamada descentralização que alguns nos querem impingir com o unico fim de atrasar a regionalização.
E é esse o caminho que o PSD já devia traçar há muito tempo.
Porque está no seu programa desde 1974 e porque era forma de marcar uma diferença fundamental face ao PS mais centralista de que há memória.
Infelizmente o PSD é hoje dirigido por pessoas que nessa matéria estão mais próximas dos socialistas do que das bases do próprio partido.
Até Março.

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,
não tenho conhecimento de causa do que fala, pois não sou de guimarães.
Mas aprecio com agrado toda a actividade politica executada com responsabilidade, por isso continue defensor dos valores sociais democratas “minhotos”.
Quanto a Guimarães, há muitos anos que vou a Guimarães por vários motivos, mas nos ultimos anos tenho ido a essa cidade comer...fui com um amigo vimaranense a um sitio que me faz sentir em casa.
Com a Capital europeia da cultura à "porta", provavelemente irei ainda mais vezes, e assim junto o util ao agradavel.
Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro rei dolce.
Pois venha sempre a Guimarães que é bem vindo.
E acapital da cultura será seguramente um bom motivo para isso.