domingo, janeiro 17, 2010

Algum Desalento

Foto: www.vitoriasc.pt

Confesso que hoje vim algo desalentado do jogo do Vitória.

Por várias razões.

Pouca gente no estádio,cerca de 10.000 pessoas num sábado á tarde para os nossos padrões é mau, o que constitui um alerta para quem de direito. Os vitorianos andam algo longe da equipa e isso tem certamente razões ponderosas.

Depois pela desorganização,que continua,em redor de coisas tão simples como as musicas que tocam quando a equipa entra. Dantes tocava o hino do Dino e não havia complicações de maior. Hoje já as equipas jogavam ainda tocavam duas (!!!) musicas sobrepostas. Nem nos regionais.

A seguir pela falta de gestão,que também deve ser feita,de coisas tão simples como os apanha bolas. Que podiam ser , se ensinados, um factor de combate ao anti jogo da maioria das equipas que nos visitam. Bastaria que alguém que soubesse (isso é essencial,haver quem saiba...) lhes explicasse que mal a bola sai pela linha de fundo ,sendo pontapé de baliza,devem atirar de imediato outra bola para junto do guarda redes visitante de molde a impedi-lo de se passear vagarosamente atrás da bola que saiu. No final de um jogo isso podia representar...minutos!

Quanto ao jogo jogado: O Vitória,o nosso,foi o unico que quis ganhar e fez por isso embora de forma algo desastrada. Os de Setubal limitaram-se a aproveitar dois brindes e quase lhes saia a ..."taluda" . Ainda assim ficaram com a "terminação" que era bem mais do que mereciam.

Não percebi a ideia de Paulo Sérgio. Em relação á equipa que tão bem jogara contra o SLB apenas dois repetiram a titularidade(Sereno e Milhazes) enquanto os restantes nove dispersaram-se pelo banco e pela bancada. Percebendo as poupanças para Vila do Conde não percebi o excesso de economia. Nomeadamente Jorge Gonçalves que tão bem jogara contra os de Lisboa ( e tão pouco tem jogado com este treinador) e nem para o banco foi.

Finalmente o apitador. Há quem fale dos roubos de igreja que descambaram em roubos de catedral. A nós,que estamos noutro patamar,tocaram-nos os roubos de...Capela ! A que infelizmente vamos estando habituados.

Depois Falamos


14 comentários:

Lourenço Lima disse...

Um grande desalento. Fomos efectivamente a única equipa que quiz ganhar, mas nem sempre da melhor forma.
Na verdade não podemos vencer quando temos um ponta de lança que em três oportunidades claras frente ao guarda-redes, não aproveita uma sequer.
Não consigo compreender esta gestão de pontas de lança. Umas vezes joga o Douglas, outras vezes joga o Roberto. Julgo que desta forma não dá confiança a nenhum dos dois.
Paulo Sérgio foi o pricipal responsável por este empate. Não soube quanto a mim gerir o plantel. Quiz poupar determinados jogadores para o jogo de 4ª feira, mas deixou no banco aqueles que em melhor forma técnica e fisicamente se encontram. Custódio e Moreno são neste momento dois pilares da equipa, joguem na defesa (Moreno) ou no meio campo.
Paulo Sérgio está-se a contradizer relativamente ás suas declarações aquando a sua chegada a Guimarães. Disse que não olharia para o B.I. nem para os nomes. Mas não é assim, pois a inclusão de Fávio Meireles a titular no jogo de vem demonstrar o contrário. É inadmissivel que o coloque a titular depois de uma ausência de 1mês e 1 semana a treinar em grupo. Notou-se falta de ritimo, fraca condição fisica e por conseguinte arrastou-se o jogo todo. Está ligado indirectamente ao 1º golo do Setubal, assim como Sereno e Valdomiro. Tal como diz no texto, também João Alves teimam em fazer um jogo de relativa qualidade. Ontem andou escondido lá no meio. Paulo Sérgio ao colocar na direita Nuno Assis (mal) quanto a nós, mas não sabemos qual as suas razões, entregou a João Alves a tarefa de distribiur o jogo, coisa que nunca fez, pois perdeu-se entre os homens do meio-campo setubalense.
Milhazes foi um desastre e e Fábio Felicio uma agradável surpresa. Também de saudar o regresso de Marquinho. Um golo cheio de oportunidade.
Vamos esperar que na 4ª feira vençamos o Rio Ave, para que a perca destes dois pontos não tenham sido em vão.

lourenço lima disse...

Falou aqui na desorganização dos jogos. Mais uma vez bem. Creio que já por várias em assembleia geral, foi chamada á atenção das pessoas responsáveis (creio que é o vice-presidente Alberto Oliveira) que não se consegue escutar a constituição das equipas, por mal sonorização nas bancadas, sobretudo na bancada do nosso REI.
Até hoje nada fizeram. O "Disco Jokey" é uma vergonha, coloca sempre as mesma musicas. Só musicas de batoque. O Vitória é um clube com tradições, com uma história, com feitos desportivos.
E dessa história faz parte o Hino do Vitória de Dino Freitas. Assim como hoje também faz parte a musica do nosso conterrânio José Alberto Reis, que sempre que vai a TV não deixa passar em claro as suas origens e o seu clube.
Sobre os apanha bolas está certissimo no que diz. E se não há ninguem no futebol do Vitória capaz de educar no bom sentido, esses muídos/miudas, que peçam ao departamento de voleibol do Vitória alguém que lhes dê esses ensinamentos.
Na verdade caro amigo o Vitória está a necessitar de uma grande varridela a nível directivo.
O que se passou esta semana no Balneário do Vitória foi muito grave. E tenho conhecimento que esse Ex. motorista de autocarros dos subúrbios de Paris foi tão insolente que chegou a titrar o Presidente do Clube do sério. Nunca ninguem tinha visto o Presidente "irado" daquela forma.
Por isso não consigo compreender como esse atleta continua a jogar e mal e nºao foi alvo de um processo disciplinar.
Custa-me dizer, mas andamos a "saque".
Nunca imaginei eu, nem o senhor, nem aqueles senhores que foram os responsáveis pela queda do Vitória á 2ª divisão, que depois da saída de Pimenta Machado o clube deixa-se de ter paz interior e um líder.

Anónimo disse...

"...que não se consegue escutar a constituição das equipas, por mal sonorização nas bancadas, sobretudo na bancada do nosso REI."

Não é só na bancada do Rei.Na minha, quase oposta, é a mesma treta. Quanto às músicas, uma vergonha. Também reparei na postura dos apanha bolas. Há gente no Vitória sem competência.
O Vitória está em crise.
Talvez a Primavera seja mais amena.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
É evidente que foi Paulo Sérgio o responsável.
Porque foi ingénuo na rotatividade,previsivel na táctica, tardio nas alterações.
Julgo que "pagamos" neste jogo o facto de o nosso treinador ainda ser algo inexperiente ao nivel a que o Vitória tem de jogar.
Os das equipas que jogam sempre para a Europa.
Desfazer o tandem Moreno- Custódio foi um erro crasso.
Apostar num Flávio sem ritmo foi outro.
Voltar a ostracizar (li o seu comentário no Vimaranes sobre a normal participação do jogador no treino)Jorge Gonçalves é algo que exige explicações.
Porque aí não é a rotatividade que está em causa.
E eu gostava de saber o que é.
Quanto á organização dos jogos é a vergonha de todos nós.
A trapalhadas das musicas,os apanha bolas,a cabine de som que pensa que as bancadas são uma discoteca,os stewards arrogantes com os sócios,enfim todo um estendal de disparates.
Julgo que o presidente devia estar atento a isto.
Porque depois,se for candidato,é ele quem vai pagar os erros dos outros.
E de alguns,sejamos francos,que jamais deviam ser directores do clube.
Porque não são vitorianos.
Caro Anónimo:
Esperemos que sim.
Que as próximas eleições permitam um Vitória mais próximo daquilo que todos desejamos.
E a questão para mim não está essencialmente no actual presidente.
Podemos ter esse Vitória com que sonhamos sendo Emilio Macedo o presidente.
Ele não pode é continuar com alguns dos que o rodeiam.

Anónimo disse...

jorge Gonçalves pediu para não jogar...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se assim foi é evidente que Paulo Sérgio nada podia fazer.
É contudo estranho que um jogador há tanto tempo no banco peça para não jogar quando o treinador começa a apostar nele.
Mas claro que podiam ser questões pessoais.
Que sendo pessoais merecem respeito e discrição.

Pedro disse...

Caro Luís Cirilo,
"(...)Podemos ter esse Vitória com que sonhamos sendo Emilio Macedo o presidente.". Acredita mesmo nisso??? acha que o problema está em quem o rodeia? O Presidente é a imagem da sua equipa, muito fraca. Já agora, e se considera o Emílio um bom presidente, diga-me o que conseguiu nestes anos, não me venha com o 3ª lugar e a subida de divisão pois foi feita com base na equipa de Vítor Magalhães. Depois de desbararatar esses jogadores o que conseguimos???Que equipa construiu? O que o DEsmarets disse (vem reproduzido na imprensa e ninguém desmentiu), se calhar não da forma mais correcta, foi a mais pura das verdades....infelizmente.

Somos um clube de meio da tabela que de quando em vez tem uns fogachos e lá vai à Europa. Atenção, de quando em vez.

Abraço

Anónimo disse...

ate qd são beneficiados...transformam o beneficio em roubo...
espectaculo...isto é melhor do que qualquer truque de magia do luis de matos...e eu a pensar que hoje estaria aqui disponivel a cronica do "grande" coroado...
caraças, agora vou ter que pedir a alguem que me diga a cronica desse "super" ex-arbitro

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Nesta história do futebol é sempre fácil atribuir méritos e apontar deméritos.
O que a história regista é que foi com vitor magalhaes que descemos e com emilio macedo subimos e fomos á pré eliminastória da Champions.
Sou de opinião que emilio macedo bem rodeado (se vai ou não consegui-lo é outra questão) pode ser um presidente á altura do que aspiramos.
No Vitória põe-se as pessoas de lado com demasiada facilidade.
Sejam dirigentes,jogadores ou treinadores.
E isso é péssimo.
Num blog que leio habitualmente (Vimaranes) já vi comentadores a apontarem aporta de saida a Desmarets só porque Felicio fez dois jogos interessantes.
Como se não houvesse lugar para ambos e não fossem ambos necessários.
COm emilio macedo é a mesma coisa.
Há quem só se lembre dos erros e esqueça os méritos.
E aquele "pequeno" pormenor de ter uma assinatura que vale dinheiro.
E as ilusões,as ambições,os grandes projectos, as teorias fabulosas sobre a gestão do Vitória são tudo coisas muito interessantes.
Mas ao dia 8 é preciso pagar aos jogadores e funcionários.
E quando não há...é preciso quem ponha.
Nem que seja a assinatura num aval.
Acredite que falo com conhecimento de causa porque já estive em direcções do clube.
E bem vi quantas vezes o então presidente Pimenta Machado avalizava,sózinho, operações financeiras para acorrer a necessidades de tesouraria.
Emilio Macedo pode não ser o presidente dos nossos sonhos.
Mas acredito que com ele nunca teremos pesadelos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não sei a que se refere.
Se é ao golo de Marquinho a respectiva validação pode ser discutivel mas não é escandalosa.
Ao contrário de lances em que os arbitros decidem a favôr do slb de forma escandalosa.
Agora é evidente que uma vez por outra,raramente,também se enganam e favorecem neste ou naquele lance o Vitória.
Mas fique descansado que é mesmo por engano.
Ao contrário do que acontece nos jogos do slb em que os erros são deliberados.
Pelo menos grande parte deles.

Pedro disse...

Caro Luís Cirilo,

Concluo que o Vitória não tem solução, pois a "estória" dos avais dá para cobrir toda a porcaria que sucessivas direcções têm feito.....limitamo-nos a entregar o clube aos "senhores ricos" cá do burgo??? De facto, não aprendemos nada com os outros, enquanto temos um sr responsável pelo futebol que ganhou o euromilhões, o Braga tem o Casaca, enquanto temos uma figura obscura, braço direito do insigne Presidente, como é caso do Vasco Santos, o Braga tem o Carlos Janela. Pois é, dói mas é a realidade, o Braga profissionalizou-se e tem um presidente ambicioso e competente, nós temos um que é um pato bravo da construção.
Infelizmente, o clube não se gere a pedinchar na Câmara Municipal, (então quando Alberto Oliveira era o vereador das obras era uma maravilha, até apartamentos rolavam), e aí é que reside o problema.

É verdade que foi com ele que subimos, mas tabém é verdade que no momento em que deviamos ter dado o salto revelou toda a sua incapacidade.

O sr. parece-me resignado, aliás como a maior parte dos vitorianos, bem patente nas últimas assistências. Continue-se a passar avais e o problema está resolvido.....

Já agora, vender ao desbarato o Geromel, o Pelé (negócio manhoso) e deixar sair a custo zero o Sereno e o Ghilas, só a título de exemplo, são a razão para os tais avais? Parece-me que essa "estória" dá muito jeito a quem dirige o Vitória.

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Eu não estou resignado.
E se vir aquilo que escrevo (há muitos anos noutros espaços)neste blog verá que continuo a querer um Vitória no topo do mundo.
Sou daqueles que acreditam que é possivel sermos campeões nacionais e ganharmos Taças de Portugal.
Infelizmente não depende só de nós,mas se fizermos bem a nossa parte já ficará a faltar menos um bom bocado.
Agora vivo com os pés no chão.
E sei que com erros e defeitos o actual presidente tem sabido manter patamares de algum equilibrio.
E de alguma credibilidade face aos credores.
E esses,garanto-lhe,querem lá saber se este ou aquele negócio foram bem ou mal feitos.
Querem é que o clube vá pagando o que deve.
É evidente que,do meu ponto de vista,foram cometidos dois erros graves.
A colagem ao SLB que não nos trouxe nada de bom e o não ter sido feita uma aposta mais arriscada no plantel quando nos saiu o Basileia.
E esses erros marcaram o clube para vários anos.
Quanto ás transferencias que refere é preciso termos em consideração vários factores.
Nomeadamente o de os jogadores não quererem ficar pelos valores que o clube podia pagar.
Ou de o treinador Cajuda,por exemplo,ter objectivamente desvalorizado o jogador Pélé de tal forma que a solução foi vendê-lo ao desbarato.
Devo-lhe dizer,contudo,sem lhe tirar alguma razão (especialmente no caso do Sereno)que houve um jogador cuja saida quase ninguém refere mas me deixou pena.
Refiro-me ao Brasilia que saiu no final da época em que subimos.
E que acho que era claramente um jogador de primeira divisão.
Finalmente quanto ao Braga dou-lhe razão quanto ao Carlos Freitas (não Janela) e ao Rui Casaca.
Já em relação ao presidente as coisas fiam muito mais fino.
Porque,sinceramente,não me parece que Salvador seja um grande dirigente.
Longe disso.
Tire-lhe o apoio de Mesquita Machado e vai ver onde para o Braga.

Anónimo disse...

Caro Pedro, faça uma lista com os seus amigos.
Afinal você parece ter o segredo do sucesso.
O Vitória tem andado a perder um grande talento nestes últimos anos.

Força! Avance!

Está à espera do quê? Esta é a sua oportunidade. Março está aí à porta.

O problema de alguns vitorianos é estarem à frente de um computador. Sair da frente dele é que custa mais.

Diga lá se é ou não é?

"Continue-se a passar avais e o problema está resolvido.....".

Está a querer imitar o Emílio Macedo?! Avais?!?!?! Não será avales? É cada um pior do que o outro.

Grande moral, hein?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Os vitorianos tem o bom hábito de se preocuparem,e muito,com o nosso clube.
E isso leva-os,por vezes, a exageros e niveis de exigência que não são compativeis com a nossa realidade.
Já tive oportunidade de dizer, e repito,que Eilio Macedo não sendo o presidente dos meus sonhos também não faz parte dos meus pesadelos.
Por isso acho importante avaliar criteriosamente quem o vai acompanhar na recandidatura.
Porque bem acompanhado pode fazer coisas bonitas.
Mas se levar mais do mesmo,em algumas áreas,então vamos marcar passo.