quinta-feira, janeiro 21, 2010

Desilusão


Foto:www.vitoriasc.pt
Há coisas sobre as quais até escrever custa.
A derrota do Vitória,ontem em Vila do Conde é uma delas.
Porque temos melhores jogadores, melhor plantel e melhores soluções.
Para além de um publico excepcional que ainda ontem proporcionou á equipa a sensação de jogar em casa.
Mais de 2000 vitorianos para 200 e tal adeptos do clube da casa.
Mesmo assim o melhor que conseguimos foi a segunda derrota consecutiva co o RIo Ave!
Perdendo ingloriamente o acesso aos 1/4 final da Taça de Portugal depois de termos eliminado o Lisboa no estádio da Luz e adiando mais uma vez a ida ao Jamor.
Podemos queixar-nos de uma arbitragem miserável de Pedro Henriques é verdade.
Que nos sonegou um golo limpo e inventou um penalty incrivel(que Nilson defendeu ) para empurrar o Rio Ave para o triunfo.
Para além dos constantes erros do fiscal de linha, do lado da bancada onde estavam os vitorianos,sempre em nosso desfavôr.
Mas isso,por si só,não explica o insucesso.
Que radica,na minha modesta opinião,numa atitude excessivamente conservadora algo timorata até,com qua a equipa se apresentou no estádio dos Arcos.
Nunca assumindo o jogo indo para cima do adversário (afinal jogavamos em "casa" contra adversário mais fraco) e optando por uma toada de expectativa a ver o que as coisas davam.
Depois,claro,foi sempre correr atrás do prejuizo.
Não percebi a passividade de Paulo Sérgio.
Um substituição no intervalo do jogo e duas na segunda parte do prolongamento (!!!) revelam demasiada indecisão.
Para além da falta de vontade de arriscar.
Porque trocar Flávio por Douglas foi uma aposta no ataque ,quando já perdiamos,é verdade.
Agora meter J.Gonçalves em vez de Roberto e Alex no lugar de Sereno foi manter tudo na mesma.
Quando,por exemplo,meter Felicio e recuar Desmarets podia ter dado outra capacidade ofensiva e outras soluções.
Depois na lotaria dos penaltys ...foi o costume.
E interrogo-me porque razão,por exemplo,Andrezinho e Nuno Assis não foram escalados para as marcações.
Mas,sejamos claros,não foi pelos penaltys que perdemos a eliminatória.
Foi por termos feito muito pouco para evitarmos essa forma de desempate.
E,já agora,por não termos apreendido com os erros da anterior derrota com os vilacondenses.
Foi pena.
Os milhares de adeptos que acorreram a Vila do Conde, e aqueles que acompanharam pela televisão com o "coração nas mãos" ,mereciam mais.
Muito mais.
Depois Falamos

7 comentários:

Rui Osório disse...

É só desilusões atrás de desilusões. É a nossa sina. É triste mas é a realidade, só nos podemos orgulhar de nós, adeptos.

Unknown disse...

A palavra é mesmo essa: desilusão. Eu também estive lá, e por tudo o que escreveu e ainda outras coisas pela 1ª vez saí do estádio com a convicção de que o Vitória tem de ser repensado seriamente. Quem ontem esteve em V. Conde deve ter sentido o mesmo. Nem quando descemos de divisão senti o que senti ontem ! Revoltante !

O Vitória está perigosamente a tornar-se no clube a quem tudo acontece: é roubado pelos árbitros, jogadores fazem penaltis inexplicáveis, jogadores falham penaltis. Isto não é normal e tem de ser discutido a fundo e a sério. Jogadores que não têm estofo, que tremem a marcar penaltis num desempate de uns 1/8 de final da Taça de Portugal não tem estofo para jogar no Vitória. Há que pensar nisto.

Árbitros, jogadores, treinadores... o Vitória ontem, a jogar em casa, tinha OBRIGAÇÃO de chegar, ver e vencer. Não há desculpa possível para a falta de ambição!

O Sr. Cirilo também lá esteve, e não sei se notou o desabafo desesperado e sentido de um dos sócios a meio da bancada que reflecte bem o nosso estado de espírito: "filhos da p..., ando há 30 anos atrás de vós e não ganhamos nada!"

Algo tem de ser feito.

Pedro disse...

Esta é a sina do Vitória, apresenta-se sempre com grandes objectivos, mas depois na prática faz muito pouco para os atingir. Não basta dizer que se quer ir à final da Taça de Portugal e da Liga, é preciso jogar-se mais, ser mais ambicioso e acima de tudo mais competente no campo.
Perdemos duas vezes seguidas com o Rio Ave......não foi coincidência.
Infelizmente, o Vitória é isto, promete este mundo e o outro mas quado chega altura de lutar por eles.......falha sempre

Abraço

lourenço lima disse...

Depois de tantas esperanças e de tantos sonhos, voltamos a falhar. Não nós associados que como sempre estivemos a acompanhar a equipa, no estádio ou pela televisão. Mas esta é a nossa sina. Passamos sempre ao lado do êxito, umas vezes por culpa própria, outras por culpa de terceiros. No jogo de ontem falhamos por culpa de ambos. Se é verdade que temos razão de queixa do trio de arbitragem, também os nossos atletas e o nosso técnico não deixaram de ser uns anjinhos.
Continuamos a marcar poucos golos, falhamos grandes penalidades quando está em causa uma competição a sério, continuamos a sofrer golos de forma ridícula e não sofremos mais porque na baliza Nilson vai fazendo alguns milagres.
Que seria deste Vitória se não tivesse-mos um guarda-redes de grande nível.
A passividade de Paulo Sérgio, não é de ontem. Tem-se verificado em quase todos os jogos, sobretudo em casa. Estou em crer que estamos perante um bom treinador, com um futuro promissor. Um treinador organizado, disciplinador, no entanto pode não estar muito bem acompanhado. No futebol de hoje é fundamental ter uma boa equipa técnica. Paulo Sérgio parece ser um excelente treinador de campo, mas tem cometido alguns erros quando tem de tomar algumas decisões em jogo. E aí julgo eu que os adjuntos estão lá para compartilhar e decidir em conjunto quais as melhores opções. Falta saber se as tomam.
Manuel Cajuda tinha consigo seis adjuntos. Vejamos, Basílio, Nascimento, Prof. Helder Fontes, Neno, Prof. Fernando, um especialista em estatísticas e por ultimo um observador para acompanhar os jogos dos adversários.
Todos estes tinham a sua importância e cada um com o seu trabalho ajudavam Cajuda a tomar as suas opções.
Será que Paulo Sérgio conta na sua equipa técnica de um especialista em estatísticas? Esta área hoje em dia é muito importante em qualquer modalidade de alta competição.
Tal como o sr. também eu estranhei que Nuno Assis e Andrezinho não efectuassem as grandes penalidades.
Estou em crer que ambos não quiseram assumir essa responsabilidade. Aconteceu assim há uns anos atrás em Setubal com o então Marek Saganwoski.
Resta-nos agora o campeonato, temos de arregaçar as mangas pois fechou-se uma porta para a entrada na Uefa. Falhar a Liga Europeia será mais uma época de fracassos, numa época de eleições e de uma certa instabilidade a nível directivo.
vamos desejar que no mês de Maio possamos todos estar de novo no Toural a comemorar mais uma classificação europeia.

Ricardo Silva disse...

Infelizmente mais do mesmo...Tambem ando atras do VITORIA a 30 anos e nunca consegui ver um caneco que fosse...É o desalento,o desanimo e a revolta!Ha sempre algo que nos impede...As vezes chego a pensar que elas existem mesmo...MAS,VAMOS AO QUE INTERESSA...Ha 30 anos que vejo mais do mesmo,ou seja,a pouca vergonha do costume e a perseguiçao doentia que fazem ao VITORIA!!!Isto é historico meus amigos,basta fazer uma pesquisa na net pra ver os mais variados escandalos de arbitragem e as mais ridiculas situaçoes de erros de arbitragem e todos com algo em comum,o VITORIA ESTA EM TODAS ELAS E SAI SEMPRE PREJUDICADO!!!Se houvesse um pouco de verdade e coragem desses senhores da RTP,podiam fazer um dvd de 2 horas so com erros contra o VITORIA E SEM REPETIÇOES!!!Estou triste,estou revoltado,estou envergonhado...Reparem nas escutas(grande serviço de informaçao de quem as pos ca fora)e vejam como tudo gira a volta de um personagem que utiliza a bandeira do norte como ariete mas o conceito de norte dele começa na ponte d luis e acaba nas portagens da maia,reparem na quantidade de lambe botas que ligava pra esse sujeito a pedir os mais variados favores!!!É INCRIVEL COMO ESSE SENHOR E O RESTO FOI ABSOLVIDO!!!ISTO NAO TERA FIM,ISTO SO VAI PARAR QUANDO SO HOUVEREM 3 CLUBES!!!Agora um apelo...Sei que o meu caro Luis Cirilo tem uma relaçao de amizade com Pimenta Machado ou tinha.O meu apelo é este...Transmita-lhe por favor,que eu em nome de 90 por cento dos socios do VITORIA lhe pedem para ele se candidatar a presidente nas proximas eleiçoes!Diga-lhe que tenho saudades das alegrias que me deu,das lutas que travou,das alianças de outros clubes contra nos,das greves dos arbitros aos jogos do VITORIA,dos grandes debates televisivos que travou...Diga-lhe que tenho saudades de um PRESIDENTE que tenha carisma,pesença,visibilidade e poder de argumentaçao para ao menos chamar a atençao pra vergonha e lodo que caiu este pobre futebol e para por em sentido alguns senhores corruptos que parece terem imunidade parlamentar!Um grande abraço desde Santo Tirso e peço desculpa pelo comentario um pouco alongado.

lafuente disse...

Sucessivas "facadas desportivas" é o que nós vtorianos recebemos época após época.Ora é roubos na pré da champions,ora é na uefa quem não se lembra daquele jogo em são petersburg,ora roubos em finais de taças.Depois é um facto que alguns jogadores não tem estaleca,tremem em momentos decisivos.O Moreno tremeu a marcar o penalty assim como o Assis,Moreno pela 2-vez,não tiveram coragem para bater as decisivas grandes penalidades.É um facto que não tivemos sorte com o sorteio e até acredito que agora apanhariamos um grande novamente mas é cruel perder nos últimos 4 anos 4 vezes em penaltyes.Quanto ao Paulo Sergio é um bom treinador mas falta-lhe "limar arestas" a nivel táctico e ter mais audácia nas substitições.Por exemplo viu-se na 4-feira assim como no jogo com o sétubal para o campeonato que tinhamos de jogar inicialmente com roberto e douglas em cunha e apenas com um trinco pois flávio esta sem ritmo e neste momento pode-se mesm dizer que Custódio vale por 2.AGORA RESTA-NOS ESPERAR QUE O 5-LUGAR dé acesso a liga europa e vamos ter que lutar por ele até ao fim com o nacional e maritimo.

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
Dos adeptos pode o Vitória orgulhar-se de facto.
Mas merecemos alegrias mais frequentes.
Caro Paulo César:
Confesso que nos ultimos tempos tenho reflectido sériamente sobre esta estranha sina que parece perseguir-nos.
Quanto mais os adeptos dão menos recebem.
EM Vila do Conde assim foi.
E ainda custou mais porque jogamos em casa,pela terceira vez num mês com o mesmo adversário, e de nada adiantou.
Creio que o clube tem de ser repensado.
Por isso defendo há muito tempo a realização de um congresso vitorianos para discutir aspectos relevantes quanto ao nosso futuro.
Por exemplo se devemos ir,ou não,para uma SAD.
Concordo consigo que algo tem de ser feito.
Espero que as diversas,ao que parece,candidaturas ás proximas eleições apresentem ideias consistentes sobre o futuro.
Caro Pedro:
Importa é perceber porquê.
E também porque é que quase ninguém nos respeita.
Caro Lourenço:
O aspecto que aponta quanto aos adjuntos pode explicar parte do problema mas não a sua totalidade.
A questão das estatisticas é relevante e seu,como você,que nalguns clubes os treinadores tem deterinadas indicações de 15 em 15 minutos por via informática.
Não sei se é o nosso caso.
Ao contrário do que se possa pensar eu também gosto de Paulo Sérgio. Preferia era que já tivesse outra maturidade ao nivel a que devemos jogar e não que viesse ganha-la para o Vitória.
Porque treinar um clube como o nosso exige alguns requisitos muito especiais.
Caro Ricardo:
A sua revolta é a de todos nós.
Perante um futebol mentirosos, uma Liga vendida aos interesses comerciais das televisões e u naipe de árbitros absolutamente indigno de arbitrar seja onde for e muito menos em competições ditas profissionais.
Tenho de facto uma relação de amizade com António Pimenta Machado.
Que foi um grande Presidente que deu ao Vitória projecção nacional,crescimento patrimonial e sucessivos apuramentos europeus.
Acho,contudo,que seria errado ele voltar a ser presidente do Vitória.
Porque há um tempo para tudo.
Mas claro que gostaria de o ver a auxiliar uma futura direcção e a defender os interesses do clube noutros palcos.
Quem sabe...
Caro lafuente:
Estou de acordo com o seu comentário.
Nomeadamente quanto á necessidade de Douglas e Roberto jogarem juntos.
Também acho que é a forma como rendem mais.
Quanto ao apuramento europeu acredito que será possivel.
Pelos adeptos é de certeza.