sábado, dezembro 26, 2009

Primeiro Balanço


Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre
Chegados a Dezembro, e com a primeira volta praticamente concluída, é tempo de se fazer um primeiro balanço da Liga Sagres 2009/2010.
Que tem para já a surpresa de um líder inesperado, o Sporting de Braga, que tem realizado um excelente campeonato assente, essencialmente, num plantel bem construído e com um leque de soluções bastante interessante.
Falta saber a que custo real e quem o vai pagar. Curiosidade que nos acompanhará ao longos dos próximos meses.
Depois assistimos a um Benfica jornalisticamente fortíssimo, nos píncaros do futebol,mas que a prática tem demonstrado não ser bem assim.
E não fossem erros graves dos árbitros em vários jogos (Guimarães, Leiria, Olhão, etc) e a realidade classificativa do clube da 2ª circular não seria tão risonha.
Também nesse caso, e com a aproximação do Mundial, vamos ver se os padrões de rendimento se vão manter idênticos aos actuais. Porque a “armada” argentino/brasileira /uruguaia com a possibilidade de estar na África do Sul vai inevitavelmente começar a levantar o pé nos lances divididos, a gerir esforços, a evitar lesões.
E essa “armada” é meia equipa do SLB.
Curiosa, por invulgar, é a fragilidade competitiva do Porto. Que estando bem na “Champions” tem feito um campeonato bem abaixo da normalidade.
Muito por força da saída, em minha opinião, de dois jogadores até agora não substituídos.
Lisandro, essencialmente, mas também Lucho.
E a exibição no dérbi da Luz, em que o Benfica foi quase sempre superior, deve ter feito soar muitas campainhas de alarme no reino do Dragão. Porque há muitos anos que não se via em Lisboa um Porto tão “provinciano”.
A presente Liga tem-nos também mostrado a acentuada “belenensização” do Sporting.
Que parece mergulhado numa crise que não é explicável apenas por questões técnicas.
Outros problemas existirão…
E o Vitória que é o que realmente mais nos interessa?
Vinha de uma época frustrante, trocou um treinador carismático mas já insustentável por um técnico competente mas com pouco carisma, e entrou mal no campeonato.
Possuindo um plantel bem melhor que o da época anterior a verdade é que os resultados não apareciam e a equipa arrastava-se por lugares incompatíveis com o seu estatuto e prestigio.
E também com as naturais ambições dos adeptos.
Com a inevitável mudança de treinador as coisas parecem em franca melhoria.
Exceptuando o mau resultado (embora enganador na expressão) com o Porto a verdade é que a equipa tem conseguido um conjunto de vitórias que tornam perfeitamente legitima a ambição de disputar um lugar de acesso às competições europeias.
Com o Braga já longe, e de alcance extremamente difícil, e levando em consideração que Porto e Benfica ficarão nos três primeiros lugares creio que os nossos principais adversários na disputa europeia serão o Sporting e as duas equipas da Madeira.
Desafio complexo mas que creio ao nosso alcance.
Bem como a continuidade na Taça de Portugal e na Taça da Liga duas provas em que o Vitória se deve assumir como candidato ao triunfo.
Para isso, e nunca esquecendo as limitações financeiras que muito nos condicionam, creio que o clube terá de fazer alguns ajustes no plantel agora em Janeiro.
A par de potenciar a utilização de alguns jogadores pouco utilizados como são os casos de Jorge Gonçalves(de quem parece o treinador não gostar), de Dinis ou de Kamani .
Mesmo considerando a possibilidade de alguns empréstimos (Santana Carlos á cabeça porque precisa de jogar com regularidade) julgo que com duas aquisições podemos tornar o plantel mais competitivo.
Um ponta de lança com características diferentes da dupla Douglas/Roberto e um defesa central que nos cubra das lesões de Sereno e possa ser já uma aposta para os próximos anos.
Essas duas aquisições mais o já contratado Fábio Felício (excelente opção do meu ponto de vista) darão a Paulo Sérgio um leque de opções que lhe permitirão enfrentar com mais armas os desafios da segunda parte da época.
E creio termos boas razões para algum optimismo.
Moderado, sensato, mas optimismo!

4 comentários:

mlfrp disse...

O Vitória, deve em primeiro lugar tentar solidificar o seu lugar na liga sagres, quanto ao meu Sporting ser adversário directo eu penso que ainda muita gente vai comer a nossa poeira e um dos dois primeiros lugares vão ser nossos porque não acredito que o SB e o SLB continuem a ser tão beneficiados como o foram na primeira volta, penso que tudo voltará ao normal. abraço

luis cirilo disse...

Caro mlfrp:
O sonho comanda a vida...
Mas se a recuperação do SCP se fizer á custa do SCB ,do FCP ou do SLB por mim também está bem.

Anónimo disse...

Li atentamente a sua "crónica" e apesar de concordar com a generalidade das opiniões expressas, não posso, porém, deixar de tecer três comentários:
1. o primeiro vai para o SCP que, sentindo a proximidade de alguns clubes que ameaçam a sua posição no panorama futebolístico, decidiu reforçar-se, sabe-se lá à custa de quê... e de que maneira.
Se se trata ou não de uma fuga para a frente, bem ou mal sucedida, logo veremos...
2. A normalidade do futebol português é o que está a acontecer. Manda quem pode e tem força quem exerce o poder. A questão das arbitragens é consequência disso mesmo!... Mas a normalidade que antevê não me parece que venha a ser a que refere, mas antes, e, muito simplesmente, a constatação de um medíocre nivelamento competitivo, muito por baixo, tão baixo que vai ser difícil saber quem desce ou quem vai à Europa, quem se aguenta nos lugares cimeiros ou vem para a cauda da tabela, tal a proximidade das pontuações.
3. Quanto ao que mais interessa, o Vitoria, parece-me serem precisos bem mais do que três jogadores para termos uma equipa sólida e com um futuro que nos possa salvaguardar de possíveis dissabores, não apenas esta época, mas para as vindoutras.
Na defesa, precisamos de um defesa esquerdo e de um central. Isto parece-me óbvio. Só que o mercado de Inverno não costuma ser bom conselheiro para apostas de futuro. Quero acreditar que estou enganado e que vamos ter dois miúdos de grande futuro, mas já titularíssimos no presente.
A maior falha está, na minha opinião, não apenas num ponta de lança rápido e muito menos atlético que os que temos (os que temos, todos juntos, não valem um), mas num ala que ao jeito "desajeitado" do Targino leve a água ao seu moínho e um homem no miolo que faça igualmente a diferença. Desmarets e Nuno Assis, Flávio têm a idade que têm e o caminho deles traçado... Dinis será uma boa aposta, mas é para arriscar já?!
Espero que tenha razão em relação ao Fábio Felício.

Com os Votos de Boas Festas de um vitoriano e vimaranense a residir há muitos anos em Coimbra

Sousa Martins

luis cirilo disse...

Caro Sousa Martins:
Genéricamente estou de acordo com as suas observações.
Acho é que o Sporting acordou tarde e quando já não está na luta pela Champions.
Quanto ás arbitragens somos adeptos de um clube historicamente lesado pelos apitadores.
Já nos levaram uma Taça de Portugal,mais que um apuramento para a Uefa,um apuramento directo para a Champions e creio que até dois campeonatos.
O de 68/69 e o de 86/87.
Quanto aos reforços também não sou grande apologista do mercado de inverno.
E sendo necessário recorrer a ele daria sempre preferência a jogadores familiarizados com o nosso futebol.
Quanto ao Dinis acho que sim que é para apostar já.
Veja o que se passa ,á escala,no Barcelona ou Manchester United em que jovens de 17 ou 18 anos são aposta regular.
Cá é que fazemos muita cerimónia a lançar produtos da formação.
Porque se for brasileiro...é tudo estrada!
Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas.