segunda-feira, dezembro 28, 2009

Entender...


Jô Soares, numa das frases que o celebrizaram,costumava dizer "...Não precisa explicar eu só queria entender...".
É o que se passa comigo em relação á politica de reforços do Sporting e do Benfica.
Em Alvalade no inicio de época parecia não haver dinheiro para nada. A prioridade era diminuir o passivo.
Foi assim que lá foram parar Caicedo, Angulo (este bem carinho por sinal)e afins.
Perdido o campeonato,perdido o acesso á Champions,mantendo-se o passivo...apareceu o dinheiro!
Espantoso.
Milhões por Joâo Pereira, milhões por Pongolle ,milhões que se anunciam por Ruben Micael (esse sim a merecer o investimento),milhões para hipotéticos reforços oriundo de Inglaterra.
Milhões e mais milhões.
Para lutar pelo apuramento para a Liga Europa!
Rica gestão...
Do outro lado da rua o panorama é idêntico.
Com um passivo de arrepiar (500 milhões de euros ao que dizem as contas), e que devia obrigar a uma gestão racional ,o SLB dá mais um passo em frente rumo ao abismo e desata a contratar jogadores.
A Jorge Jesus não bastavam seis(!!!) pontas de lança no plantel.
Saviola,Cardozo,Nuno Gomes,Weldon,Keirrison e Mantorras.
Ai está mais um .
De nome Kardec,vinte anos de idade,curriculum desconhecido em termos de alta competição.
Como Keirrison que pelos vistos não serviu de exemplo.
Por junto um trinco e agora,ao que se noticia,mais um extremo para juntar a Di Maria,Urreta,Fábio Coentrão,Balboa,César Peixoto.
Os clubes de Lisboa parecem nadar em dinheiro.
Noutro país,com outras leis e outro rigor perante as competições profissionais,estariam no minimo proibidos de inscrever jogadores face á dimensão dos passivos.
Cá o regabofe continua...
Depois Falamos

18 comentários:

cm disse...

É a chamada fuga prá frente.
Ou, perdido por 100, perdido por 1000.

Mas uma coisa é certa, estão a colocar o clube, em cima da mesa de poker, e se der para torto, lá vai uma história de 100 anos

Unknown disse...

É curioso constatar que o povo gosta disto. E que em Guimarães há quem anseie por este tipo de gestão. Aventureirismo em detrimento de realismo.
Nós havemos de ser campeões mas é com a força do nosso clube, não com a força dos bancos.

Luis Melo disse...

É de facto uma vergonha. Um clube com 500 M€ de passivo continuar a comprar jogadores. Ainda por cima, tal como diz o Luís, não precisa. A época está a correr bem, e os actuais jogadores parecem dar conta do recado.

Mas enfim, neste país cada vez mais impera aquela "lei" de que quanto mais se deve, mais os bancos emprestam.

E depois queixem-se quando aparecerem as crises do tipo "subprime". Eu vou estar cá para me rir...

António Lopes da Costa disse...

O Sporting e o Benfica, como sabemos, vivem situações diferentes.
O Benfica gastou, nos últimos três verões, 90 milhões. Não sei se o Sporting gastou 9! E estamos só a falar de dinheiro gasto em reforços.
Assim, o Sporting precisou de encontrar dinheiro para, visto que o campeonato está perdido, começar a construir uma equipa competitiva. Para voltarmos, depressa, a jogar a Liga dos Campeões. Há poucas coisas, para um adepto, que sejam tão emocionantes como ver os grandes jogadores no estádio das nossas equipas, a serem apresentados ao som da Liga dos Campeões.
O Sporting, todos sabemos, não tinha um bom lateral direito. Agora já tem.
Tinhamos avançados medíocres e agora esperamos ter mais uma boa opção na frente.
Assim, ficará a faltar um lateral esquerdo e um médio. Apenas para podermos dizer que temos, de facto, um plantel competitivo. Para lutar pelos nossos objectivos.

No verão, possivelmente será necessário fazer alguns retoques. Haverá um Mundial, onde alguns jogadores (esperamos nós) se irão valorizar. Serão feitas vendas e haverá dinheiro para reforçar a equipa.

Nada que não seja o normal. Anormal é o que se passa do outro lado da 2ªCircular, com muitos jogadores, muito dinheiro gasto e os resultados é que ainda ninguém os viu. Pelo menos materializados em títulos. Ganharam um, no ano passado, graças a um penalty que foi dado por um outro reforço, o das horas de aflição, chamado Lucílio.

Um abraço

Anónimo disse...

muita azia vai neste post...e nos comentarios...
como dá muito trabalho ver os relatorios e contas, a ignorancia ainda se torna maior...
se o benfica investe é pq pode..
na epoca passada so em quotização andou pelos 12/14 milh, esta epoca vai subir mais...
quanto a receitas de bilheteira vai quadriplicar...
depois existe uma coisa que um presidente de um clube veio criticar, mas passado uma semana ja admitia que era optimo e estava a pensar fazer um (fundo de investimento de jogadores), o qual rendeu ao benfica 40Milh, dos quais 18 milh é p investir no plantel(agora em janeiro e na proxima epoca) e o restante p amortizar divida...
e qd começarem as negociaçoes dos direitos televisivos (e em cima da mesa estão valores entre 18/25Milh epoca), os restantes clubes vão a reboque do benfica(como ja acontece hoje em dia em quase tudo o que seja suspectivel de obtençao de receita)...
daqui a 1.5/2 anos o estadio estará pago (alias ele ja está pago pelas receitas que obteve, mas o que conta aqui é a divida ao banco)quando os outros clubes andaram a penar mais anos a pagar os seus estadios...
e ja nem falo nas possiveis vendas que vao ocorrer no final desta epoca (pois agora em janeiro n acredito q saia alguem)...
muitos esquecem-se mas no mundial o benfica tera quase 10jogadores...(ate aì vai facturar,cerca de 2Milh, com a fifa a pagar aos clubes pelos jogadores q vao ao mundial)
preocupem-se antes c a realidade economica dos vossos clubes, as comissoes q alguns dirigentes recebem, a ma gestao desportiva que andam a fazer, no caso do sporting de onde nasceu tanto dinheiro de um momento p o outro(eu tenho uma explicaçao, o relvado de alvalade esta tão mau, pois foi descoberto debaixo dele petroleo)
e p terminar:
pq será q a zon anda desesperada para ter o canal do benfica na sua plataforma????

luis cirilo disse...

Caro cm:
Pois, é o risco que correm.
O problema é que a culpa vai morrer solteira.
Caro Paulo César:
É um bocado isso.
Mas todos temos, também, o problema de não percebermos porque uns podem e outros não.
Porque uns tem toas as portas abertas (nos bancos) e outros estão aflitos para cumprir compromissos.
Esta é, de facto, a grande mentira do futebol português.
Caro Luis:
Eu também.
Até porque além da insensatez desportiva e gestionária existe outra realidade: dirigentes e empresários a enriquecerem com base em disparates destes.
Caro António:
São realmente casos diferentes.
O SLB é um caso de pura gestão irresponsável.
O seu SCP é "apenas" o disparate de desatar a investir quando o grande objectivo (ir á Champions) já está perdido.
Fossem buscar em Julho os jogadores que agora contrataram e anunciam contratar e o titulo estaria a ser disputado por quatro clubes.
É evidente que começam a estruturar uma equipa mais forte para a próxima época.
Eu não percebo (e seguramente o Paulo Bento ainda menos)é a razão porque desistiram desta.
Caro Anónimo:
No meu caso não é azia seguramente.
Apenas indignação.
Por um clube sustentado pelo Estado,privilegiado pela comunicação social,favorecido pelos arbitros,defendido pelos orgãos jurisdicionais da liga,ainda ter direito a um endividamento sem limites por parte da banca.
Apenas isso.
Quanto aos jogadores que toda a Europa quer...ainda esta para aparecer o primeiro clube que compre um!

Gonçalo Capitão disse...

O grande problema é que os clubes e associações que tentam reduzir passivos (insignificantes à beira dos exemplos que deste) e ter as contas todas em dia são perseguidas ao mínimo atraso e são vampirizadas por clubes com mais dinheiro fictício.

Mas a impunidade dos grandes é uma tradição njacional em todos os domínios, Luís. O que me chateia, como academista, é clubes de menor dimensão jogarem com salários em atraso e afins. Por exemplo, reconheço que jogámos muito mal, mas fomos eliminados da Taça por um Beira-Mar, cujos jogadores haviam ameaçado greve. O ano passado foi o Estrela que nos eliminou, quando nem nos devia ter calhado no sorteio.

Assim é fácil ter equipas...

luis cirilo disse...

Caro Gonçalo:
Tens toda a razão.
Porque clubes que procuram cumprir,como o Vitória e a Académica,estão "entalados" entre os três a quem tudo é permitido e os outros que vivem situações de mentira.
Seja pelos salários em atraso,seja por serem autênticas filiais dos chamados grandes.
Com aquelas curiosas coincidências dos jogadores emprestados terem o azar de se lesionar antes dos jogos com os clubes de origem.
Por isso digo,e repito,que o futebol português a nivel de organização e seriedade é uma enorme mentira.
Infelizmente os nossos clubes tem de jogar nele.

Anónimo disse...

Com o ultimo comentário, se isso não é azia...não sei o que lhe chamar então.
Da vertente financeira já passamos para o choradinho habitual.
Clube sustentado pelo estado? Onde?
Privilegiado pela comunicação social? Qual?
Favorecido pelos árbitros? Já faltava esta, mas gostaria de saber onde? Será mais com coração branco e preto, mas a fugir para o azul.
Defendido pelos órgãos jurisdicionais da Liga? Como?
Que tem isto tudo a ver com empréstimos bancários?
Será que os seus empréstimos bancários (se os tem) também são sustentados em função de outros factores extra rendimento?
Só para reforçar mais um pouco o meu 1ºcomentario, e como custa ver os relatórios e contas das SAD (basta ir ao site da CMVM), e só para ter uma ideia, em termos de quotização para esta época a receita a receber pelo Benfica vai andar na ordem dos 15/17Milhoes, podendo inclusive subir mais um pouco…só a quotização é maior que quase todos os orçamentos da 1ªliga. Depois quando o Benfica começar a negociar os direitos televisivos e vir o quanto o Benfica irá começar a receber, depois falamos do choradinho das outras equipas.
Em formas de obter receita tudo anda atrás do Benfica (ele é merchandasing, ele é naming das bancadas, ele é canais de TV, etc).
Ai, essa azia…
Quanto aos jogadores. Fique lá com os seus que rendem milhões de reis... quando eles saírem por milhõe0s, depois falamos…
Pedro

Sem Abrigo disse...

autarquia resolve.

simples,mas puro e duro!

Zeca Diabo disse...

Para mim e não só, estes dois clubekos mais o fecepe, não passam duma bosta!

Vitória Sempre !!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Vamos então aos esclarecimentos:
Estado ? já ouviu falar da CGD ? e da PT ? e da RTP ? e das empresas públicas que compram camarotes na Luz ? e do célebre negócio em que as acções da SAD(que não valem nada)foram aceites pelas Finanças como garantia de pagamento de dividas fiscais ? Chega ?
Comunicação social ?
A Bola, Record, RTP,SIC,TVI,etc chega ?
Arbitros ?
Essa dá vontade de rir.
Já ouviu falar do Lucilio Batista ?
Do jorge sousa ? do joao ferreira? do olegário benquerença ?etc,etc,etc ?
Favorecido onde ?
Só este ano em Guimarães,Leiria,Olhão e na Luz com o Nacional.
Favorecido pelos orgãos jurisdicionais ?
Já ouviu falar do túnel da Luz ?
E de outros tuneis (braga por exemplo) onde os jogadores do slb se portam mal ?
E sabe as consequências ?
Nenhumas a não ser um castigo ridiculo a dois jogadores.
Finalmente quanto aos relatórios e contas :
Acha que alguém acredita em contas de um clube que tem um fundo de jogadores em que valoriza juniores em um milhão de contos ?
Para terminar há uma coisa que lhe quero dizer.
Os vitorianos são do Vitória.
Não +procure outras cores no reverso das nossas camisolas.
Por cá não sofremos dessa parolice.

luis cirilo disse...

Caro branco4ever:
Como resolveu no caso do novo estádio da luz.
Caro Zeca Diabo:
Ser vitoriano é um privilégio.
Que não ganha jogos mas nos alegra a vida

Anónimo disse...

Vou começar pelo fim.
Sou de Guimarães, e sei muito bem o que por cá se passa, ou melhor, o que querem ou tentam passar. Muitos, mas mesmo muitos são brancos e preto e quando chega a hora do jogo dos 3 grandes lá estão eles a apoiar cada um deles, consoante o seu gosto. Querem fazer passar uma ideia, mas ela na realidade é outra.
As acções não valem nada? Agora não sabia que as acções cotadas em bolsa não valiam nada. Vá dizer isso aos presidentes da Galp, Edp, etc…
Empresas publicas que compram camarotes…mas que mal tem. Quem pode pode…eu é que não posso. Já agora, sabe quem tem camarotes no Afonso Henriques? É melhor informar-se e engolir o que disse.
Mas qual é a diferença entre uma CGD, BCP, BES, Finibanco, ou qualquer outro banco conceder créditos aos clubes? Só por a CGD ser pública é que não pode conceder. Então, lhe digo que muitos clubes por este pais fora já não existiam.
Quanto à comunicação social, é engraçado como não refere o Jogo, ou aquele jornal regional(isto descendo á realidade de Guimarães) completamente isento o Desportivo de Guimarães..entre muitos mais.
Se dão destaque ao Benfica, é porque a sua grandeza lhe dá lucros. Adoraria vê-lo director de um destes órgãos de comunicação social que referiu, o que faria? Se não tivesse o Benfica em destaque 365 dias por anos, dava-lhe um mês à frente de órgão de comunicação social. O Benfica dá dinheiro a muita gente, e quando ele perde mais ainda, nada como bater no Benfica 365 dias ao ano.
Quanto a arbitragens, enumerou alguns jogos, então vou-lhe falar desses. Guimarães, Queixa-se do quê? Da azelhice do Meireles? Ou da azelhice da sua defesa? Não me diga que o lance do golo do Benfica, o Coentrão não foi agarrado? Não passou na sua TV (deve ter havido um corte nas imagens nessa altur)? Ou então, a mão do Meireles (para si foi peito) não era penalty?
Fala do jogo de Leiria, então vá ler a lei 12. E perceberá o que quero dizer (ou talvez não). Se o jogador do Leiria entrasse daquela forma (karaté no futebol é permitido?l!!) sobre um jogador do vitória queria ver o que dizia.
Olhão? Esta não percebeu. Está a referir ao lance do 1ºgolo do Olhão?
Nacional, bem este jogo foi de facto uma roubalheira. Recordo-me perfeitamente, de estar a ver um programa (daqueles que têm opinadores) nessa segunda após o jogo, e um dos opinadores dizer a seguinte pérola, daquelas, tipo o meu coração só tem uma cor, azul e branco, e que rezava o seguinte:” O lance que faz o 3-1 teve influência directa no resultado, resolveu o jogo”. E, sim de facto não era penalty. Mas parece que o golo em fora de jogo do Nacional que faz o 1-1 não teve influencia. Ai essa miopia…aliada a azia.
Fala em Lucilio Baptista, mais uma vez o seu coração azul e branco a falar. Mas deve ser de azia, pelos banhos de bola que levaram. Pois de resto, o 1-0 é muito lisonjeiro para a equipa adversária.
Mas já que fala tanto em arbitragem, Vitoria – Rio Ave, lembra-se. Isto só para ficarmos por aqui.
Jogadores que se portam mal? Viu alguém do Benfica a portar-se mal? De facto ainda aguardo as decisões dos órgãos (aqueles que tanto protegem o Benfica) quanto ao que se passou no túnel de Braga, que todos vimos (claro você não, não passou na sua TV as imagens). De facto o jogador do Benfica foi castigado, por ter sido agredido varias vezes e não ter feito nada. De facto inacreditável. Ele há com cada coisa fantástica.
Ainda bem que você não acredita nos fundos. E que continue a não acreditar. E que continue a acreditar nas contas do seu clube. E um exemplo de transparência e rigoroso acto de gestão.

Anónimo disse...

E esqueci-me de referir no meu último comentário.
Já que se sentem tão prejudicados com os três grandes, recomendo às restantes equipas criarem elas próprias um campeonato entre elas.
Falam muito, mas o que seria de vós se não existissem os 3 grandes?
Simplesmente não existiam.
Pedro

cb disse...

O que o benfica faz é atribuir um valor a um ativo que pode valer isso ou não.
O BPN tambem escrevia em relatorios que tinha e valia x, o problema é que afinal tudo somado dá apenas e só y, e quem vai ´arder` somos nós todos, clientes ou não, contribuintes.
Não acredito que os portugueses permitissem que isso acontece-se com um club de futebol.
Atenção que Portugal não é Espanha, a venda desenfriada de direitos televisivos está a matar o futebol em Portugal e não me parece que se possa organizar um campeonato a tres.
Mas...á tres anos atras ninguem de perfeito juizo diria que o Lehman Brothers fechasse as portas, mas...fechou.

Anónimo disse...

Caro Sr.Luis Cirilo, no nosso país, como já disse há tempos, existe o que de pior há no chamado desporto que é o futebol, ou seja,mentira e novo-riquismo, associado a interesses que sendo vários e pouco claros, reune também uma certa apologia da clubite mais desenfreada, que como todos sabemos, em maior grau nos chamados clubes grandes.
Temos tambem dirigentes, que por vaidade pessoal, ou por incapacidade de resistir a uma certa pressão dos seus adeptos, cometem por vezes loucuras financeiras que certamente não as cometeriam se se tratasse das suas próprias empresas. Portanto não vale a pena perder tempo com críticas, porque eles sabem que enquanto os adeptos exigirem vitorias e títulos a todo o custo, os desmandos e loucuras irão por certo continuar. Como sabe a imprensa desportiva e não só também tem a sua quota parte de culpa, porque se limitam a informar a dança das transferências como se fosse uma feira de vaidades, ou uma passerele a modos que " o jogador que comprei é bem melhor do que o teu". A juntar a tudo isto, ainda é mais grave, os ordenados obscenos que usufruem, é um autêntico escândalo que devia envergonhar os nossos governantes, mas infelizmente são as leis do mercado, e quanto a isso nada há a fazer, apenas lembrarmo-nos que somos um país pobre e não podemos cair na asneira de pensar que o futebol tem que viver como se o país fosse rico.
Cumprimentos e um óptimo Ano Novo,
para si e para todos
S. Guimarães
Cumprimentos e um Ano Novo Melhor para si e para todos os intervenientes
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se você é de Guimarães então é daquelas excepcionalissimas excepções que confirma a regra.
Porque em Guimarães a esmagadora maioria das pessoas é do Vitória.
Depois há os que são pelos chamados grandes.
Mas são tão poucos que nem para estatistica servem.
Quanto ás acções dispenso-me de comentar.
Expecialmente a alguém que compara acções de empresas altamente rentáveis (EDP,GALP,etc) com as de um clube falido como o SLB.
As acções do SLB valem tanto como aqueles papeis da famosa operação coração inventada pelo sr Manuel Damásio.
Ou seja,não valem sequer o papel em que estão impressas.
Pelos vistos também nao sabe a diferença entre CGD e BCO ou Finibanco.
É pena porque não é dificil.
Infelizmente parece que também não percebe a diferença entre um jornal que se vende em Guimarães e três que se vendem no país todo.
Claro que o SLB é o clube com mais adeptos (também somos um país culturalmente atrasado lá isso é verdade)e daí o ter mais atenção da imprensa.
Isso aceita-se.
Não se aceita é o exagero e o facciosismo.
Quanto aos a´rbitros não vou perder tempo a argumentar.
Cada vez que um árbitro se engana a favôr do Vitória os outros enganam-se 100 vezes a favôr do Benfica.
Isso multiplicado por 50 anos e milhares de jogos dá um numero abissal de erros a favôr do clube dos vários "sistemas" e dos vários regimes.
Lucilio Baptista para terminar:
É um bom exemplo do poder do slb no sub mundo do futebol.
Suponho que como benfiquista que é ainda se deve lembrar como ganharam o ano passado a Taça da Liga ao Sporting.
Foi mais uma da sinumeras vitórias mentirosas do benfica.
Graças a ...Lucilio Baptista.
Há contudo uma coisa em que estou de acordo consigo:
Quem me dera um campeonato sem os três estarolas.
Um campeonato sério,com verdade desportiva,sem filhos e enteados.
Já defendi isso em artigo publicado no correio do minho.
Porque ,sinceramente,passava bem sem ver esses clubes entrarem no estádio d. Afonso Henriques.
Fossem jogar para Espanha.
Caro cb:
E se Deus quiser(porque dos homens duvido)ainda veremos o slb ficar como está o boavista graças á sua exemplar gestão que o levou a um passivo de 500 milhões de euros.
Porque todas as mentiras tem de ter um fim.
Caro S.Guimarães:
E isso acontece porque o poder politico tem medo do futebol e dos seus figurões.
Daí fechar os olhos a todos estes disparates gestionários a que vamos assistindo.
Clubes falidos como o slb e o scp nesta reabertura de mercado já gastaram mais de três milhões de contos a comprar jogadores!O slb adquiriu três brasileiros por atacado.
O scp um português,um francês e um moçambicano.
Á excepção do português todos os outros são de valor a confirmar.
E,pelos vistos,continuam no mercado.
É de loucos.
Mas ninguém questiona,ninguém pergunta,ninguém fiscaliza.
Bom ano também para si.