quinta-feira, setembro 03, 2009

Siameses ?


Eles são muito parecidos.
Nos fatos.
Nas camisas.
Na cor das gravatas.
Nos sorrisos .
Na dificuldade em conviverem com a liberdade de informação.
Na forma como silenciam as vozes incómodas.
Um fecha rádios e televisões.
O outro assiste, com o actual ar cândido, ao fim do jornal nacional da TVI apresentado por Manuela Moura Guedes.
O programa informativo que mais o chateava e ao qual dedicou,de forma insólita,um bom pedaço do discurso de encerramento do ultimo congresso do PS.
Programa suspenso por decisão da administração da empresa, é claro..., na véspera de apresentar novas investigações sobre o caso Freeport.
Creio que a menos de três semanas das eleições este acontecimento, absolutamente inaceitável num estado democrático, relança as possibilidades de o PSD ganhar as eleições.
Porque acentua no espírito dos portugueses a necessidade de substituir imediatamente este governo e esta forma de fazer politica.
Depois Falamos

15 comentários:

Carlos lopes disse...

Uma coisa é certa senhor cirilo se aquilo era jornalismo sério eu vou e venho k o diga marinho pinto k foi o unico com to***es no sitio para dizer as verdades à manela beiças !

Vimaranes disse...

A democracia está de luto. Ou será melhor dizer, o que resta dela? Bem que gostava de ouvir a justificação de uma empresa que acaba com um jornal líder de audiências...

Hoje, Sócrates bateu ainda mais no fundo (já nem falo daquela intervenção de Santos Silva, porque foi deplorável). Portugal vive dias negros, dias em que parece cada vez mais perto dos tempos do fascismo do que dos tempos de democracia que tantos ousaram por ela batalhar.

Sócrates continua a aprender com o amigo Chavez e faltará perceber no final de Setembro se os portugueses assistirão a isso rindo e cantando.

Gostando-se ou não do estilo de Manuela Moura Guedes (e confesso que estava longe de apreciar) esta tentativa (conseguida) de a calar só pode merecer reprovação de todos. É uma total falta de vergonha que de modo algum pode ser tolerável num país que se diz democrático. Pé ante pé, Sócrates vai amordaçando todos e ninguém parece capaz de o deter.

António Lopes da Costa disse...

Caro Luís Cirilo, creio que está enganado apenas numa questão: não será por este episódio que o PSD vai ganhar as eleições. O PSD, sinto-o eu, já as ganhou. E sinto essa vitória há bastante tempo, principalmente desde a campanha para as Europeias.
As pessoas estão cansadas das dúvidas à volta do Primeiro-Ministro, de um Governo arrogante e autoritário.

cb disse...

Estou com o caro Vimaranes, deve ser das influencias Venezuelanas.
Já diz o ditado popular, ´´diz-me com andas, digo-te quem és!``.
A sabedoria popular nunca falha, só espero é que o povo, na hora de votar, seja justo, nem precisa de ser sábio.
Vergonhoso.
Revoltante.
Será que tambem permitir urnas na sede do PS?

Anónimo disse...

Em Maio de 68, na Sorbonne, o poeta Louis Aragon pediu a palavra. Foi assobiado. Aragon era comunista e o jornal comunista L'Humanité tinha insultado o movimento estudantil. Então, o líder deste, Cohn-Bendit, disse: "Estamos aqui porque defendemos a liberdade de expressão. Todos têm direito a falar, até os traidores" - e estendeu o microfone a Aragon. É o que me apetece, hoje, dizer: "O seu programa é abaixo de cão, mas até as jornalistas de programas abaixo de cão têm direito à palavra" - e estendia o microfone a Manuela Moura Guedes. Depois, eu virava-me para a Prisa, os patrões que a silenciaram, e dizia-lhe: "A vossa jornalista preveniu que vocês podiam ser muito estúpidos, mas nunca pensei que vocês o fossem tanto." A semanas das eleições, a Prisa só fez aquilo pensando que podia ganhar alguma coisa. Ora pensar que algum partido podia sentir-se agradecido é considerar que esse partido é estúpido ou imoral. E não. Nem o PS é estúpido para pensar que ganha com o fim daquela coisa, nem o PSD é imoral para agradecer a suja benesse que lhe deram. Isso digo eu, que sei que os portugueses e os seus grandes partidos valem mais do que aquilo por que a Guedes e a Prisa os tomam.

Ferreira Fernandes in DN

Pedro disse...

Não concordo que este caso traga vantagens claras para o PSD, pois vivemos num país que, no fundo não crítica este tipo de comportamentos, tudo parece normal, oiçam os comentadores, já não falo do povo, nas nossas televisões, que são objectivamente fazedores de opinião, a justificarem o injustificável ou a criticarem de uma forma "soft" ou agressiva o Governo, depende sempre da cor da camisola, não há sequer a tentiva de isenção. Dir-me-ão os comentadores são isso mesmo, dão opinião, mas caramba não podiam ser pelo menos coerentes?
Foi assim ontem, como aliás já assim tinha sido na trapalhada da licenciatura e do Freeport.

Portugal é um pais adiado, sem rumo e não me parece que a coisa se endireite nos próximos anos, e não devemos esquecer que o PSD também não ajuda a calrificar as águas, basta ver os Casos das listas para deputados e, o não muito longínquo, Marcelo de Sousa.

Parece tudo farinha do mesmo saco, é uma pobreza esta nossa política, povoada de gente mediocre, mal preparada e pouco séria.

Comparemos, independemente das cores partidárias, os membros da Assembleia Constituinte e olhem agora para o Parlamento, é assustador não é?

Assim não vamos lá!

Saudações vitorianas

Anónimo disse...

tanta demagogia meu deus!!!!

se o a dra manuela ferreira leite ganha as eleiçoes sinto vergonha de ser portugues

luis cirilo disse...

Caro Carlos Lopes:
O que está em causa não é apreciação de cada um sobre o programa.
É um pequeno pormenor chamado Liberdade.
Caro Vimaranes:
Inteiramente de acordo.
Eu tabém não aprecio o estilo mas daí a suprimi-lo vai a diferença entre democracia e ditadura.
Caro António:
Gostava de ter as suas certezas.
Mas não tenho.
Acho é que este lamentável episódio abre uma larga oportunidade para o PSD ganhar terreno ao PS.
Caro cb:
Essa das urnas nas sedes do PS teve piada.
Mas olhe que ...
Caro Anónimo:
Ferreira Fernandes é dos jornalistas que mais gosto de ler.
Mas nem sempre tem razão.
Aguardemos pelos proximos desenvolvimentos deste caso.
Caro Pedro:
Tendo razão em parte do que diz continuo a achá-lo muito pessimista.
Penso,desde sempre,que os politicos s~ºao o reflexo da sociedade que temos.
Muito bons,bons,razoáveis,fracos e maus.
Há de tudo.
Como na sociedade.
Agora claro que comparar a Constituinte com o actual Parlamento suscita algumas preocupações. De qualidade
Caro Anónimo:
Tem bom remédio. Faça como o Liedson. Mude de nacionalidade.
A si tranquiliza a alma e ao país não fará grande diferença

Luis Melo disse...

5 coisas importantes sobre a TVI / Prisa / Governo

1 - Sabe-se que a Prisa, dona de jornais como o espanhol El País é próxima do PSOE de José Rodriguez Zapatero.

2 - Quando a Prisa quis comprar a TVI à empresa de Miguel Pais do Amaral, não houve qualquer tipo de questão colocada por parte do governo português, ao negócio.

3 - O mesmo não aconteceu quando, por exemplo, o Banco Santander comprou o Banco Totta & Açores, e outros negócios bem nossos conhecidos. Nessas alturas foi um "ai ai ai que os espanhóis nos estão a invandir".

4 - Porque será que no negócio TVI / Prisa o governo nada disse? Seria porque o negócio era de interesse do PSOE de Zapatero, e consequentemente do PS de Sócrates?

5 - A consequência disto tudo está à vista com a saída de José Eduardo Moniz da TVI e o cancelamento do programa de Manuela Moura Guedes.

luis cirilo disse...

Caro Luis Melo:
Completamente de acordo.
É exactamente isso.
E portanto a administração da TVI tem muito,mass mesmo muito,para explicar.

Unknown disse...

Penso que nesta altura do campeonato o PS nada tem a ganhar ao pressionar a Prisa no sentido de acabar com o dito jornal. Já agora se pegarmos no outro lado da ponta, a oposição e o PSD muito têm a ganhar com a colagem do acontecimento ao PS...

Seja como for, muito estranho é e vamos acabar por não saber quem pressionou quem, ou quem montou a tenda a quem. A verdade é que mesmo sendo um autêntico circo a que chamavam jornal (Miguel Pais do Amaral diz no Público que apenas o "timing" é mau, esta decisão já deveria ter sido tomada há mais tempo) tinham todo o direito de o apresentar. Quem não queria ver, como eu, mudava de canal.

No entanto não devemos esquecer que foi em pleno governo PSD e na mesma televisão que amordaçaram o Prof. Marcelo...

Resumindo, não acho que este episódio vá beliscar a vitória do Sócrates. Em vez de se agarrar a estas migalhas, o PSD deveia preocupar-se antes de mais em ser uma alternativa credível, que penso não a ser. Muito longe disso.

Anónimo disse...

ainda bem que o governo socialista e socrates so tem pontos negativos. leio regilarmente o seu blog, mas creio que existe uma leitura dos factos um pouco diferente da realidade. o psd tem feito uma politica destrutiva e vergonhosa. nao vejo manuela ferreira leite sugerir alternativas e soluçoes, seja par o que for, e na verdade so diz mal daquilo que é feito.
a politica em portugal é antes de mais uma vergonha. a critica construtiva nao existe ca, e sim, nao votarei psd, porque manuela ferreira leite é o pior que nos podera acontecer.

Pedro Cunha disse...

Completamente de acordo com o Maso25.

O pior que Portugal poderia ter nos próximos anos era ter um governo com MFL na liderança. Com uma política sem rumo definido de um partido completamente perdido no tempo.

Basta ver a última resposta de Luís Cirilo no seu primeiro comentário. Depois há falta de democracia neste governo PS.

Esta é a verdadeira política de verdade do PSD.

Anónimo disse...

Pois, é muito bonito 'malhar' no Sócrates e no Chávez, o problema é que o terror, as ameaças são o 'pão nosso de cada dia' no PSD, em Lisboa.

Protagonistas desses actos obscenos -os apoiantes de MFL. Eles querem instalar um regime como era no tempo doJoão Brandão, primo de MFL, e conhecido terrorista.

Se quiserem saber como ele saiu da cadeia a 1ª vez, digam. Foi há 150 anos +/-, mas parece hoje...

nb -lá se vai o anonimato, se eu conto a história do meu trisavô, mais do primo do MP, mais do outro, que era juiz. Mas eu recuso o estilo!

luis cirilo disse...

Caro Paulo César:
O pior será mesmo isso. A desconfiança de que nunca saberemos toda a verdade.
Caro maso25:
É a sua opinião que respeito como é óbvio.
Pessoalmente entendo que a continuidade de Sócrates e deste governo é bem pior.
Caro Pedro:
Tam como na resposta anterior devo dizer que respeito a sua opinião.
Mas se gosta deste governo e deste primeiro ministro tem bom remédio, vote neles.
Democracia é isso mesmo.
Agora uma coisa é certa: ganha quem o povo quer.
E isso tem de ser respeitado.
Caro Anónimo:
Lisboa é um caso complexo.
Mas a vitória de PSL pode ser o principio de novos e melhores tempos.
Pode ser não,tem de ser!