terça-feira, setembro 08, 2009

Serenidade

Imagem:www.vitoriasc.pt

Um grupo de associados do Vitória, dentro de um direito perfeitamente legitimo, decidiu recolher assinaturas para convocação de uma assembleia geral afim de destituir a direcção.
Estão no seu legitimo direito.
Nem importando para aqui em que faixa etária se inserem a maior parte dos subscritores do documento.
São sócios, de maior idade,e isso é o que conta.
Pessoalmente respeito a iniciativa mas discordo totalmente dela.
Por quatro razões.
A mais importante é por entender que a direcção não merece semelhante medida.
Cometeram erros,alguns deles graves( a proximidade com o Benfica foi o maior de todos),mas visto globalmente o mandato creio que há mais factos positivos do que negativos.
A seguir creio que se pode concluir que a direcção apreendeu com os erros.
E por isso este ano temos um bom plantel capaz de lutar para os primeiros lugares do campeonato.
O arranque não tem sido famoso mas há tempo para rectificar.
Em terceiro lugar não temo o vazio num clube com 31.000 sócios.
Mas temo o aventureirismo.
Porque uma coisa são eleições no fim de um mandato quando todo o universo vitoriano conhece os timings outra bem diferente a queda num processo eleitoral por força de uma moção de censura.
No primeiro caso qualquer eventual candidato terá tempo para preparar uma candidatura.
No segundo caso abre-se caminho a que só seja candidato quem estiver na organização da moção de censura ou quem apostar numa candidatura aventureira.
Acho,aliás,que estatutariamente só deviam ser permitidas moções de censura que automáticamente apresentassem uma candidatura alternativa aos orgãos que se pretende censurar.
Porque deitar abaixo pode ser fácil mas e depois ?
Admitamos que não aparece ninguém.
Quem assume a responsabilidade ?
Ou aparece um qualquer "Vale e Azevedo" ?
O clube passa a ser gerido de moção de censura em moção de censura ?
A quarta e ultima razão tem a ver com a governabilidade do Vitória.
Porque por este caminho qualquer dia não há ninguém,salvo os aventureiros que existem em todo o lado,que queira ser dirigente do Vitória.
Quem estará verdadeiramente interessado em dirigir com um "cutelo" sobre a cabeça?
Ou a enfrentar assembleias gerais como aquelas que todos recordamos ?
Penso que é tempo de serenidade.
E de pensar bem qual é o verdadeiro interesse do Vitória.
Por mim a direcção deve cumprir o seu mandato.
E nas eleições se verá,então,quais são as alternativas.
Qualquer outro caminho parece-me ter mais inconvenientes do que vantagens.
Depois Falamos

24 comentários:

Diogo Ferreira disse...

Ora aqui está uma opinião que concordo em absoluto, aliás, não faço mais comentários, o Sr. Luis Cirilo fez o favor de dizer tudo.

Anónimo disse...

Dr. acho que pela 1ª vez não concordo.

Este presidente não fez nada pelo Vitoria, encontrou uma equipa feita, com um treinador contratado pelo anterior presidente, com ajustes muito duvidosos da equipa nos anos seguintes, isto ao futebol no que diz respeito.

Quanto à gestão financeira, vender as boas apostas de gestões anteriores não vejo merito nenhum nisso, pior é vender um bom activo "Geromel" e comprar um falhado.

Para mais, desrespeitou os socios, e não tem a noção dos timings para apostar na equipa, podiamos ter dado um salto de gigante na liga dos campeões.

Por isso acho que esta é a melhor altura para destituir a presidencia.

Esta é a minha opinição claro.

Um abraço
APL

Anónimo disse...

Pois ...
Afinal o sistema funciona.
Eu sinceramente não aprecio o trabalho desenvolvido por esta direcção.
Eu não gosto e, mais uma vez, não aprecio a "lamentável e contra natura" aproximação ao clube da freguesia de Lisboa.

Mas o que mais me incomoda é a falta de vergonha e o descaramento de alguns...

Mas afinal quem tem medo da democracia?

Afinal o presidente da assembleia do Vitória não serve só para ir a almoços e dizer mal do presidente...

Cps e boa noite

José Casimiro disse...

Novamente Luis Cirilo com toda a razão.
Parabéns.
Um dia destes voltamos a falar.

cb disse...

Eu tambem acho que os mandatos se devem cumprir.
Se gosto desta direção, defenitivamente não.
Começam tão bem e depois só fazem borrada.
Não temos sorte nenhuma, tanta esperança se deposita em determinadas pessoas e depois...é o que se vê.
Concordo, por estranho que possa parecer, que qualquer dia não teremos ninguem ´´de jeito`` para gerir o VITÓRIA, acho que os ´´bons`` não se querem meter na ´´lamice`` em que se tornou o futebol atual.
O futebol está como a politica ou vice-versa.

P.S.: pergunto:- Quando estiverem ´´cobridos`` os avais( por algum negocio na manga), será que a direção vai ficar até ao fim? Será que se vai ´´importar`` se o VITÓRIA fica ao ´´abandono``?
Vamos ver.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
E assim sendo...
Caro APL:
Não estamos ,de facto, de acordo.
Porque embora reconheça erros,e alguns graves,não me parece que seja caso para algo tão drástico.
Caro Anónimo.
Eu próprio escrevi que a proximidade ao SLB foi o maior dos erros.

Caro José Casimiro:
Falaremos quando quiser.

João Paulo disse...

É exactamente disto "SERENIDADE" que o nosso Vitória precisa, e muita.
É certo que há erros cometidos, asneiras infantis e até algumas inverdades.
Mas qual é ou qual foi a direcção que nunca as cometeu? Qual foi?
Responda quem souber.
Saudações vitorianas.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Acho que se está a instalar em muitos vitorianos o curioso estado de alma de não gostarem da direcção!
Não gostavam de Pimenta Machado,não gostavam de Vitor Magalhães,não gostam de Emilio Macedo.
Eu acredito que a direcção vai cumprir o mandato.
Porque mais erros ou menos erros considero o Emilio Macedo coo uma pessoa de bem.
E se quer que lhe diga acho que o que está a faltar mesmo é ganharmos dois ou três jogos seguidos para animarmos.
Porque plantel temos nós.
Caro Joa Paulo:
É isso mesmo.
Sem perda do espirito critico e da exigência acho que temos de ser ,todos,um pouco mais tolerantes.

Anónimo disse...

Grande sensatez, prudência e serenidade neste post.

A dúvida é saber se a massa associativa do Vitória consegue ter essa serenidade para PENSAR, ou se vai arrastada no ímpeto do bota-abaixo, sem qualquer perspectiva de médio prazo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A paciência é ua questão central no Vitória nos momentos que vivemos.
Paciência com Vingada para ver se acerta a táctica.
Paciência com os jogadores para ver se acertam com a baliza.
E paciência uns com os outros para ver se serenamos o ambiente associativo.
Esta história da abortada moção de censura é um exemplo do que não deve acontecer.
Como é possivel agir-se num lógica de " deitamos a direcção abaixo e depois logo se vê quem aparece" como se o Vitória fosse um grupo de sueca sem responsabilidade nenhuma ?
Acho que os sócios tem o direito de censurarem a direcção como é óbvio.
Mesmo provocando a sua queda.
Mas tem a obrigação de indicarem atempadamente qual a alternativa.
Qualquer outro caminho é de pura irresponsabilidade.
Porque isso de dizer que somos 30.000 e as soluções aparecem significa o seguinte:
Uns arranjam o problema e outros que o resolvam.
Assim não custa.

cb disse...

Caro Luis Cirilo não acha estranho que um sócio tenha tido esta ´´trabalheira`` toda para depois desistir no ultimo momento?
Eu acho.
O Diogo fez o que os estatutos permitem a qualquer sócio fazer em qualquer altura, ele não fez nada de ilegal nem de irresponsavel.
Irresponsavel é não querer saber, estar-se nas tintas.
O Diogo não esteve nas tintas, quis saber, como é o seu dever e direito.
Dada a relutancia do sr. Emilio receber e explicar aos sócios o porquê de ter vendido o mesmo produto duas vezes(isto sim ilegal e irresponsavel), este sócio tomou esta iniciativa.
E muito bem, na minha opinião.
O VITÓRIA, penso eu, saiu da ditadura á alguns anos.
A direção só tem de sentar o ´´cu no moucho`` e responder ás duvidas que lhe são colocadas, quer gostem ou não.
Alguma coisa de grave se deve ter passado para ele ter desistido assim sem mais nem menos.
Temo que tenhamos voltado ao tempo dos ´´capangas``.
Se assim for, na minha opinião, o sr. Emilio acumula mais uma para deixar de estar á frente do lugar que ocupa.
Só o Diogo poderá confirmar, mas se calhar já ´´sofreu`` que chegue.

P.S.: Ao não querer receber/responder aos sócios é na minha opinião, o que tem provocado todo este ´´estado de alma`` caro Luis Cirilo.
E não sou apologista de termos uma direção a qualquer custo.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Tive oportunidade de logo no inicio do post afirmar que os promotores da iniciativa tinham toda a legitiidade para o fazerem.
E tem.
Se calhar tinham era menos legitimidade para depois de recolherem as 140 assinaturas terem desistido da A.G sem consultarem os restantes subscritores.
Mas esse não é problema meu.
Pena é que existindo ( e existem) assuntos a merecer explicação os sócios não tenham optado por uma assembleia geral com uma ordem de trabalhos que visasse a discussão de assuntos de interesse para o clube.
E aí sim,com civismo,poderia a direcção ser interrogada sobre os assuntos que suscitam interrogações.
Agora quando se opta por assembleias gerais para destituir a direcção (era esse o objectivo)é prova de que não se quer discutir nada nem obter esclarecimento nenhum.
Apenas derrubar quem esta á frente do clube.
É legitimo não discuto.
Mas um pobre serviço ao Vitória.
Finalmente:
Refere que o Vitória "saiu da ditadura á alguns anos" (sic).
Não sei a que se refere.
Nos meus quase quarenta anos de sócio lembro-me que as direcções do clube sempre foram eleitas e nunca nomeadas.
E até,nos tempos de Pimenta Machado,foi dado o direito de voto ás associadas.
Quanto aos capangas já tive oportunidade de escrever que foi o maior erro de Pimenta Machado enquanto presidente do clube.
Ressalvando,contudo,que nenhum sócio nesses tempos (e nessa assembleia especifica) foi impedido de usar da palavra.
O que infelizmente veio a acontecer posteriormente sob a presidência de Vitor Magalhaes.
Já para não falar da vergonha que foi a ultima assembleia.

Anónimo disse...

concordo com varios pontos

cb disse...

Caro Luis Cirilo, peço desculpa mas entendo que é um problema de todos os vitorianos tentarem saber o porquê da desistencia.
Não discuto se foi a opção mais correcta, até porque já o disse várias vezes, acho que os mandatos são para se cumprir, revolto-me pelo meio que se utilizou para parar essa opção legitima.
Na minha opinião, já reinava a incompetencia e a ignorancia, passando agora tambem a existir a cobardia.
Como o VITÓRIA, nem ninguem, vive de águas passadas, não vou discutir o tema da ´´ditadura``(a maior das atrocidades foi pessoas votarem sem o puderem fazer e não foram tão poucas quanto isso, se isso não é sinonimo de ditadura então...), porque entendo que não há discução possivel relativamente a certo periodo da vida do VITÓRIA, mas respeito e compreendo outras opiniões.
Talvez um dia pessoalmente o passamos fazer.

VSC disse...

Desta vez estou em desacordo com o Sr Luis Cirilo, na minha opinião este presidente era arrumado já, simplesmente por uma razão que é a constante falta de respeito com os associados do clube, nós que pagamos as cotas ainda somos insultados por uma pessoa que simplesmente dirige o clube. Isso para mim é impensável. Quanto à falta de alternativas neste momento, penso que o mesmo poderia acontecer nas eleições em março. Penso que ninguém se iria candidatar sem que houvesse eleições marcadas.

O Sr. Luís Cirilo parece-me pelo menos um vitoriano, sei também que já fez parte de direcções do Vitória apesar de desconhecer o seu trabalho na altura, se me é permitido a pergunta, não se imagina a concorrer à presidência do Vitória?

Anónimo disse...

concordo plenamente com este artigo

Pinto disse...

Num universo de quase 32000 sócios, não deve ser importante, este pequeno gesto de tentar dar nas vistas -a mando sabe-se lá de quem- de convocar a tal AG.
Um direito que lhes assiste, mas enfim, são novos não sabem o que pensam tão pouco o que dizem...

cb disse...

Com certeza caro sr. Pinto(ado), não foi impedido de se sentar na sua cadeira.
Deve estar confundido com a cor da sua camisola, aconselho-o a consultar um oftalmologista já que a daltonia pode ser perigosa.

P.S.:Muito mal estaria o VITÓRIA se todos os seus associados fossem pintos(ados), ainda bem que assim não é, só assim somos quase 32.000, onde cada vez mais esta ´´raça`` tem tendencia para a extinção.

P.S. 2: Nas próximas eleições os srs. Pintos(ados), ficarão a saber se foi importante ou não ´´este pequeno gesto``, se é que estes corpos gerentes chegarão até lá, porque desconfio muito do seu sentido Vitoriano.

P.S. 3: É exatamente este tipo de pensamento que não faz evoluir o VITÓRIA, retrogado, antigo.
O tempo do ´´Status quo`` já era.
O tempo é de servir o VITÓRIA, não o de o VITÓRIA servir quem quer que seja.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ainda bem porque é importante construir consensos.
Caro cb:
Eu se tivesse sido um dos subscritores estaria sériamente aborrecido. Porque os proponentes não tem o direito de serem donos da vontade que levou cada um a assinar o documento.
Conversaremos quando quiser. Tenho todo o gosto nisso.
Caro Rui:
De facto fiz parte dos orgãos sociais do clube.
Com gosto pese embora os problemas que tive por causa disso.
O que fiz ?
Muito menos do que gosria de ter feito disso pode estar certo.
Quanto á sua pergunta digo-lhe,com toda a sincerida,que houve um tempo em que cheguei a pensar nisso.
Caro Anónimo:
Ainda bem. Fico satisfeito com isso.
Caro Pinto:
A idade não é relevante. São sócios e ponto final.
E respeito a decisão que tomaram pese embora discordar totalmente dela.
Já a forma como desistiram parece-me mais discutivel.
No fundo,o que para mim releva,é que se tornou fácil criar ambientes de contestação e algunma instabilidade no clube.
E isso pode vir a ser um sério problema.
Caro cb:
Sinceramente acho que as coisas no clube estão extremadas entre quem defende direcção e quem ataca a direcção.
E embora as nossas cores sejam o preto e o branco temos de nos habituar á ideia (alias confirmada pelo 3º equipamento) que também existe o cinzento.
Cinzentismo e cinzentões é que não fazem falta.
Moderação e tolerañcia,isso sim,são obrigatórias.

cb disse...

´´Cinzentismo e cinzentões é que não fazem falta.``
Concordo inteiramente caro Luis Cirilo.
Quanto a moderação e tolerancia não é de facto o ´´nosso`` ´´forte``, até porque ´´quem não se sente, não é filho de boa gente``, mas compreendo-o e ´´estamos`` a tentar ser ´´melhores``.
Abraço.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Nós vitorianos somos gente de "sangue na guelra" e essa é uma das nossas imagens de marca.
Mas por vezes temos de ser mais comedidos e direccionar melhor as energias.
Acho que se passa demasiado tempo a discutir questões internas e isso desgasta o espirito associativo.
Penso que nas assembleias gerais (com civismo e boa educação) e nas eleições se deve avaliar o desempenho de quem dirige.
Passar o tempo a falar do mesmo parece-me excessivo.
Mas é apenas a minha opinião

VSC disse...

Eu não tenho grande conhecimento do seu trabalho no Vitória, nem sequer sei se seria uma boa opção, pois isso só mesmo estando lá para ter certezas, no entanto gostaria que o Vitória fosse dirigido por Vitorianos, e essa qualidade você parece ter.

cb disse...

Concordo com o meu caro, mas por vezes não é facil, sobretudo com determinado tipo de ´´mentalidades``.
No entanto,desde que a próxima assembleia não seja como a ultima...mas o melhor é mesmo esperar para ver.
Abraço.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
E provavelmente não vai saber se seria ,ou não,uma boa opção.
Não prevejo passos nesse sentido.
Agora vitoriano sou isso de certeza absoluta.
Desde que me conheço.
Caro cb:
É, esperar para ver é mesmo a melhor solução