terça-feira, setembro 01, 2009

Fim de ciclo


Todos os ciclos tem um principio e um fim.
É da vida.
Quis o destino que o homem que abriu um ciclo brilhante no futebol português seja exactamente o mesmo que acaba de decretar o seu fim.
Em 1989, no mundial de Riade, Carlos Queiroz mostrou ao mundo os resultados de um trabalho de valorização do futebolista português feito ao longos dos anos nas selecções mais jovens.
Por ele, por Nelo Vingada,pelos técnicos do futebol jovem.
Foram campeões do mundo de sub 20 e viriam a revalidar o titulo em 1991.
Ficou conhecida como a geração de ouro.
Deu ao futebol enormes talentos a par de dois ou três jogadores geniais.
Figo,o melhor de todos,Rui Costa e Vitor Baia terão sido os que mais se destacaram.
Mas João Vieira Pinto e Jorge Costa,por exemplo,também fizeram grandes percursos.
Foram 20 anos de grande afirmação do futebolista made in Portugal.
Terminados agora.
Com a convocatória de um brasileiro "velho"( a caminhar para o final de carreira) e a realizar temporada decepcionante para a selecção nacional.
É certo que havia os precedentes de Deco e Pepe.
De cujas convocatórias também discordei.
Mas que tinham a atenuante de terem vindo para Portugal muito jovens e cá terem feito toda a sua formação futebolistica.
Liedson não.
Chega á selecção com quase 32 anos para tentar resolver (a sua especialidade ao que dizem em Alvalade) em dois jogos o que foi seriamente comprometido na meia dúzia anterior.
É o fim de um ciclo.
Também para mim enquanto espectador ao vivo dos jogos da selecção.
Na ultima meia dúzia de anos vi quase todos os jogos da selecção disputados em Portugal.
Em Coimbra,Aveiro,Braga,Leiria, Luz,Alvalade,Dragão,Bessa.
Agora acabou.
Passarei a ver na televisão o combinado luso brasileiro com o mesmo interesse que vejo jogos do campeonato inglês e espanhol, os grandes prémios de Fórmula 1 ou os mundiais de atletismo.
Vejo quando puder e não tiver mais que fazer.
Só os voltarei a ver ao vivo mais uma vez.
A 14 de Outubro no ultimo jogo da fase de apuramento para o Mundial.
Por uma única razão.
Joga-se no estádio D.Afonso Henriques .
Em Guimarães.
Onde começou Portugal.
E acaba a selecçaõ portuguesa enquanto tal.
É...o destino tem ironias.
Depois Falamos

18 comentários:

Luis Melo disse...

Felipe Menezes foi contratado pelo Benfica. Para quando Manuel Alegre no FC Porto? ou até Manuel Monteiro no Sporting?

luis cirilo disse...

No Vitória já temos o Santana...Carlos

Unknown disse...

Como português, nascido e criado em Guimarães considero uma vergonha o que se está a passar na nossa selecção, desde a chamada do Deco. Como refere e bem, a mesma personagem que deu início a uma nova era do nosso futebol é a mesma que, necessitado de resultados imediatos, espeta um punhal nas suas próprias costas. Selecção Nacional ?? Como ?? A mim, já pouco me diz.
No entanto o problema é global e passa por todas as selecções, excepto Brasil e Argentina. O último campeão do mundo, Itália joga com naturalizados, o última campeão da europa joga com naturalizados.
O problema está no futebol em si, que se move pura e simplesmente à volta de dinheiro. Provavelmente a Nike manda mais que o Madaíl.

luis cirilo disse...

Caro Paulo César:
Não duvido que a Nike mande muito mais que o Madail.
Basta ver as recentes declarações do Sérgio Conceição.
A questão dos naturalizados,que ainda tem maior incidência noutros desportos,acabará por matar as competições a nivel de selecção.
Porque deixará de existir a questão patriótica.
Será como nos clubes com atletas provenientes de todo o lado.
Não custa admitir que mais uma vez a ganância vai matar as galinhas dos ovos de ouro

Anónimo disse...

Não comungo totalmente da opinião do LC, mas compreendo a posição

Vimaranes disse...

Subscrevo por completo. Aliás, há muito ando tentado para escrever sobre a selecção de todos "nóis" no meu blogue. Caminhamos para o abismo. Este é, claramente, o princípio do fim. Para os nosso jovens, claro está.

jotafundador disse...

Paulo César, disse nossa selecção?
Analisando tudo o que tem acontecido na selecção, nomeadamente com a entrada de estrangeiros, é caso para dizer que já não é "nossa" selecção. Enfim, até Carlos Queiroz se deixou levar pelos interesses de terceiros. Os empresários, o merdail e as influências dos dirigentes do clube de Lisboa. Que prazer me vai dar ver o Liedson a marcar pela selecção? Nenhum. O futebol está uma lama e isso faz com que cada vez mais pessoas não acreditem nem credibilizem o futebol e os dirigentes. O futebol está doente.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A unica coisa em que sou absolutamente dogmático é na certeza que o Vitória é o melhor clube do mundo.
Fora disso admito não ter razão em algumas coisas.
Ou não ter sa razão toda.
Nesta questão admito perfeitamente outras opiniões.
A minha é definitiva.
Selecção luso brasileira não.
Caro Vimaranes:
É verdade.
Caminhamos para o abismo.
Nos clubes e nas selecções.
Escusadamente.
Porque jogadores temos nós.
Caro Jotafundador:
Acho que tocou no cerne da questão.
Que prazer temos em festejar um golo do Liedson ?
Sabendo que ele os festejará por Portugal apenas porque no Brasil não o quiseram.
Ou seja: queremos que Portugal vá a caminho de ser a selecção B do Brasil ?
Por mim estou totalmente desiludido com Carlos Queiroz.
Sempre pensei que a sua chegada á selecção significaria um novo ciclo de apostas no futebolista português.
Nomeadamente os que Scolari esqueceu,como Pedro Mendes,ou os que justificam fora de Porto e Lisboa serem chamados.
Como Nuno Assis por exemplo.
Afinal foi o contrário.
Apostou nos que o outro apostava e ainda chama brasileiros.
Quanto a Madail,personagem sinistro,há muito que devia ter saido.
No minimo logo a seguir á vergonha do Mundial da Coreia/Japão

Pedro disse...

Concordo com análise de Luís Círilo, de facto a selecção foi perdendo identidade e agora não passa de um combinado luso-Brasileiro, mas convém realçar que agora são menos, pois saiu o Scolari e os adjuntos e apenas entrou, para já, um o Liedson:) Acredito que o próximo alvo da selecção será o Hulk, mas esse acredito que irá à selecção do Brasil brevemente, infelizmente, muitos dirão.

Isto é o reflexo dos contentores de estrangeiros que chegam todos os anos aos nossos campeonatos, e aqui, para além obviamente dos dirigentes que muito lucram nas negociatas manhosoas, não podemos desculpar o papel dos adeptos, eu sei q não são eles q contratam, mas deveriam ser mais exigentes no que concerne à sua qualidade. Olhando para o exemplo do Vitória, é certo que só ser português não é sinónimo de qualidade, mas vejamos os estrangeiros que chegam ao nosso clube todos os anos. Só a título de exemplo, não fomos mais tolerantes com o Marquinho do que com o Targino? Agora muitos dirão q sempre acreditaram no Targino.....

O futuro, para a selecção portuguesa, composta por jogadores portugueses, não se apresenta risonho.


Saudações vitorianas

Unknown disse...

jotafundador:
Sim, disse nossa selecção. Minha, presumo que sua e de todos os portugueses. No entanto, e tal como você, o meu prazer em ver a selecção se não é nulo para lá caminha. Sinceramente estou-me nas tintas se vamos ao mundial ou não, assim como me fiquei a borrifar quando fomos eliminados no último europeu. 3 brasileiros na selecção, com tendência a aumentar, é uma vergonha.
Assim como, e já tive oportunidade de o dizer no seu blog, no geral o futebol está a perder todo o seu encanto. Você ainda fica chateado se o nosso Vitória não for à Europa ? Ainda fica entusiasmado com as contratações ? Há algum craque a sério que à imagem do Paulinho Cascavel ou N´Dinga aguente aqui vários anos ?
Olhe, por mim, o que quero é ver bons espectáculos e vibrar com o meu Vitória, nem que seja na 3ª divisão. Já estivemos na 2ª, foi uma tristeza, mas o Vitória não morreu, pelo contrário cresceu. Tudo o resto é ilusório. Sentimos isso na pele em Basileia, assim como até o Sporting sentiu com a Fiorentina este ano. Só vai à Champions quem interessa como só é campeão aqui em Portugal quem tiver mais influência.

Quero com este "testamento" dizer que o problema está não só ao nível das selecções mas em todo o futebol. E o problema chama-se dinheiro.

Unknown disse...

Viva. Eu pessoalmente vejo os jogos da selecção com ou sem luso-brasileiros com a mesma emoção.

Respeito é claro a opinião do senhor Luís mas devido aos tempos em que vivemos serem (a meu ver) incompatíveis com os tempos em que a geração de ouro ganhou o seu primeiro campeonato, não teremos nós que repensar o que é afinal ser Português nos dias de hoje?


Basta que se nasça dentro de Portugal? E se nascer dentro de Portugal e for filho de pais Brasileiros? Será que é tão Português como um indivíduo de pais Portugueses nascido no estrangeiro?

Ronaldo fará 99% da sua carreira sem pisar solo Lusitano. Ronaldo aprendeu futebol e formou-se como atleta de alto nível em Inglaterra não foi em Portugal. De Portugal apenas carrega o sentido geográfico de ter nascido na Madeira.

Eu sinceramente quando vejo a selecção vejo-a como uma representação do futebol que se pratica, pela, e na, cultura Portuguesa, quer esteja esta "sediada" no estrangeiro que provenha do campeonato nacional.

Um reparo final ao comentário do senhor Paulo César que está "nas tintas se vamos ao mundial ou não, assim como me fiquei a borrifar quando fomos eliminados no último europeu".
Penso que este senhor ilustra bem o ponto que queria fazer. Se eu me deparasse com este comentário num outro blog e escrito em Checo (só escolhi Checo porque vou a Praga amahnã:) eu seria tentado a pensar que o senhor que o escreveu podia muito bem jogar pela selecção nacional de Portugal. Isto porque comentários como este ilustram bem algum do espírito conformista e derrotista Lusitano. Duas características que definem melhor o que é ser Português do que qualquer fronteira geográfica.

Cumprimentos e parabéns por mais um post que dá que pensar...

Unknown disse...

Luís Carvalho, interpretou mal a parte do meu comentário a que se refere ("nas tintas se vamos ao mundial ou não, assim como me fiquei a borrifar quando fomos eliminados no último europeu"). Não tem a ver com derrotismo, muito menos quero que a "Selecção Nacional". Tem a ver sim com o actual estado das coisas. O que quis dizer é que, com brasileiros a invadirem a "selecção nacional" começo a não reconhecê-la como a minha selecção. E sendo assim, reafirmo que já pouco me interessa se atingimos objectivos ou não.
De resto, obviamente que quero que Portugal ganhe, embora pense que não chegamos ao mundial. Mas isto é apenas uma opinião minha, da minha análise ao futebol que a "selecção nacional" tem apresentado.

E sim, podia jogar na selecção porque nasci, cresci e vivo em Guimarães, sou o que se pode chamar de Português, xenofobismos à parte, bem entendido. Comparando, se porventura desse em jogador da bola e jogasse 5 ou 6anos no Corinthians nunca na vida vestia a camisola do Brasil.
No meu entender, Deco, Pepe e Liedson só a vestiram por dinheiro, facto que, há-de concordar comigo, subverterá um pouco as razões que nos levam a chamar português a alguém.

Se o Luis Cirilo me permitir mais este testamento, um reparo ao seu comentário quando diz "E se nascer dentro de Portugal e for filho de pais Brasileiros? Será que é tão Português como um indivíduo de pais Portugueses nascido no estrangeiro?". Não tarda nada e teremos nomes ucranianos ou romenos nas selecções, filhos de emigrantes nascidos cá ou para cá vieram muito cedo. Considero-os tão portugueses como eu. Bem como filhos de emigrantes nascidos no estrangeiro. Conheço-os tão portugueses como eu. Só não consigo vislumbrar a ligação ao nosso país dos atletas acima referidos que não seja o dinheiro. Vieram para cá trabalhar à procura de melhores condições de vida e não os censuro. No entanto é esse o historial e o que os liga a Portugal.

Na minha opinião, se é para continuar assim, deixem de chamar Selecção Nacional às selecções.

Anónimo disse...

Será que somos tambem todos Portugueses????

É uma pergunta pertinente!

Quando vemos a Liga a votar e a decidir sempre a favor dos mesmos, quando vemos a FPF a fazer comunicados e no seu sitio a fazer sempre referencia aos mesmos e a ver os clubes pequenos a serem ROUBADOS na UEFA e nada fazer, quando vemos os senhores arbitros a arbitrar clubes da sua area de residencia e dos quais são socios/adeptos assumidos, quando vemos jornais e televisões, a noticiar e a manipular sempre a favor dos mesmos a mando dos seus presidentes, então pergunto o que sou eu?

Portugues? Não sou VIMARANENSE
Pela Selecção? Não sou do VITORIA.

Abraços

APL

Anónimo disse...

Eu só não compreendo uma coisa:
Sabendo nós que uma das lacunas da Selecção é o posto de guarda-redes, porque não é chamado o n/Nilson ? É exxperiente, já está há uns anos em Portugal, e de certeza que tem antessados com raízes portuguesas. Três ou quatro pouca diferença faz.
NILSON há selecção JÁ.
Da Costa.

mimi disse...

"Flags of Our Fathers" (2006), de Clint Eastwood.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Tem razão na sua reflexão.
E até lhe digo mais: Se a polica de naturalizações for para continuar entaõ naturalize o Hulk, o David Luis ou o Geromel.
Ficamos bem melhor servidos!
O exemplo que dá do Targino é muito interessante.
Porque de facto nós portugueses (uma grande parte não todos) aceitamos e compreendemos melhor os erros dos jogadores brasileiros do que dos portugueses.
Ou seja, no subinconsciente e de forma irónica,já os naturalizamos.
Caro paulo césar:
Embora não veja razão para tanto pessimismo a verdade é que o unico legado positivo de Scolari se perdeu.
Que foi a empatia do povo com a selecção.
Caro Luis Carvalho:
Para mim português é quem nasce em Portuga ou nasce em qualquer ponto do mundo filho de portugueses.
E são esses, e apenas esses,que devem representar as selecções de Portugal.
Caro APL:
Essa é outra realidade condenável.
A de existirem no mesmo país portugueses de primeira e portugueses de segunda.
Infelizmente não é só no futebol.
E ainda lhe refiro outra situação muito comum.
Jogadores que fazem grandes exibições no Vitória, no Maritimo,no Braga,na Académica,etc e nunca vão á selecção.
Mal se transferem para os do costume são logo chamados.
Caro Anónimo:
Pelo Vitória tem passado brasileiros excepcionais.
Paulinho Cascavel, Ademir,Roldão,Geromel,entre tantos outros.
Olhe se alguma vez falaram em os naturalizar.
É tudo negócio.
A entrevista do Sérgio Conceição ao jornal "i" é nesse aspecto muito relevante.
Para percebermos a mafia que manda no nosso futebol.
Cara mimi:
Até tenho vergonha de dizer que ainda não vi esse filme.
Mas já lá tenho o DVD

mimi disse...

Caro Luís, já não falta tudo, não, senhor... mas cinema é sempre melhor numa sala de cinema, não concorda?

luis cirilo disse...

Cara Mimi:
Cinema é em sala !
Dvd é remedeio...