domingo, novembro 18, 2007

Reflexões de Leiria

Nos últimos três anos assisti ao vivo a todos os jogos oficiais da selecção nacional disputados em casa .
Gosto de ver a selecção,entusiasmo-me com essa possibilidade unica de ver em estádios nacioanais esse grupo de jogadores que espalha talento por toda a Europa.
Continuo a sentir a ausência de Figo,de Rui Costa de Vitor Baia.
Mas é a lei da vida e o tempo passa para todos.
Ok,para o Figo escusava de passar...
Ontem lá estive em Leiria a acompanhar o penúltimo passo para o Euro 2008.
Ganhamos,que era o objectivo,mas a exibição foi muito fraquinha.
O que em boa verdade já é uma evolução,porque tempos houve em que jogavamos muito e perdiamos.
Eram as tais "vitórias morais" !
Mas a propósito do jogo de ontem ocorrem-me várias reflexões:
  • Estádio completamente cheio,em Leiria (!!!),pelo menos tão cheio como os acessos ás auto estradas no fim do jogo.Está-se mesmo a ver não é ?
  • Incrivel a reacção das "primas donas" da selecção,que fizeram uma exibição fraquissima e não gostaram da contestação do público.Queriam aplausos e palmadinhas nas costas ?
  • Uma equipa "desligada",com um guarda redes para que falta paciência,uma defesa intranquila perante uma equipa fraquissima,um meio campo completamente inoperante e um ataque a viver de momentos de inspiração,nomeadamente de Quaresma.
  • Salvou-se naquele desacerto geral a boa exibição de Bosingwa,o trabalho de Hugo Almeida e,vá lá,o esforço de Maniche.
  • Disparate absoluto na substituição de Quaresma em que de uma só vez se perdeu agressividade atacante (pouca,mas era a que havia) e o controlo de meio campo face á absoluta nulidade que foi Manuel Fernandes.
  • E aqui cabe uma velha pergunta; será que Pedro Mendes não cabe nesta selecção ? Na de ontem cabia de certeza absoluta.
  • Constação,porque justa,que existem atenuantes para a exibição de ontem como,por exemplo,as ausência de Deco e Ricardo Carvalho dois dos melhores jogadores mundiais da actualidade.Com eles seguramente seria diferente para melhor.
  • Certo que também faltaram Jorge Andrade,Miguel,Paulo Ferreira,Petit normalmente seleccionáveis mas ausentes por lesão.Sinceramente acho que não foi por aí.Dificilmente fariam melhor do que os que lá andaram.
  • Intrigante a ausência de Tiago,esse sim podia ter ajudado e muito aquele pobre meio campo,agora que até joga com mais regularidade na Juventus.Pior do que Manuel Fernandes não faria certamente.
  • Pela primeira vez em três anos vi o público vaiar a selecção.Por alguma razão será,até porque aqui e ali tambem ja vi exibições menos conseguidas.Acho que foi a (falta de)atitude.
  • Percepção do que significaram as vaias quando na apresentação das equipas apareceu,pela primeira vez,o nome de Pepe nos suplentes de Portugal.Acho que os adeptos não apreciam a "abrasileirização"da selecção feita por um treinador...brasileiro.
  • Eu...também não.
  • E reconhecendo que Pepe é um excelente jogador,prefiro na equipa das quinas nomes como Ricardo Carvalho,Jorge Andrade,Fernando Meira,Bruno Alves,Zé Castro,Manuel da Costa,Tonel e outros que para o lugar temos fartura.
  • Deco,51 vezes internacional por Portugal,devia continuar a ser uma excepção.
  • E uma reflexão final fruto apenas de intuição;acho que o tempo de Scolari se está a esgotar.Depois da fase final do Euro 2008 é provável que existam novidades.

Enfim,reflexões de uma noite em que o resultado foi mesmo o melhor.

Quarta feira,no "Dragão" com a Finlândia,espera-se que pelo menos o resultado seja idêntico.

Mas se puderem jogar mais um bocadinho...

Depois Falamos


9 comentários:

Dri disse...

Não grande aficionada do futebol mas qnd a selecção joga faço um esforço para ver. Concordo com as suas reflexoes e espero que aqui no Porto, carago, o empenho seja muito melhor.

Já agora passe pelo mundo utópico qnd puder: http://mundoutopicodadri.blogspot.com/

Vimaranes disse...

Acho que em relação à exibição paupérrima de Portugal, estaremos conversados. Mas ontem, enquanto olhava pela televisão para o municipal de Leiria, que bem precisa de jogos destes para tirar o pó às cadeiras, principalmente numa primeira parte quase sileciosa pensei. O que terá a selecção contra os jogos no Norte do país? Jogando Portugal no Porto na próxima quarta-feira, não seria mais normal que tivessemos jogado ontem em Guimarães ou até em Braga? Do que repetirmos Leiria? Pelo menos o público de Guimarães merecia-o. Mas apenas é brindado com aparições esporádicas da nossa selecção. Vá-se lá saber porquê...

luis cirilo disse...

Cara Dri:
Também se o empenho não for maior...não vamos longe.
Pelo blog já passei e lá deixei o comentário.
Caro Vimaranes:
Neste mesmo blog tive já oportunidade de escrever sobre as escolhas do sr Madail para os jogos de Portugal.
Claro que este encontro com a Arménia devia ter sido em Guimarães porque,neste momento, ninguém merece mais que o publico vimaranense.
Só que o Sr Madail e o sr Coutada (presidente da AFB) zangaram-se aquando do "caso Mateus" e o segundo,e muito bem,não apoiou a reeleição do primeiro.
Dai que a vingança do sr Madail seja afastar o Minho do roteiro das selecções.
É pena.
Pela selecção que perde ambientes entusiaticos e pelo futebol português que está entregue a alguém que já lá anda há demasiado tempo

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes

http://depoisfalamos.blogspot.com/2007/10/como.html

Anónimo disse...

Afinal jogar em Leiria deu milagre! Não vi o jogo, mas os V/ comentários foram elucidativos: terá parecido um jogo de solteiros e casados.

Quanto à 'guerra' de penachos nada sei, mas tenho de reconhecer que a falta de dignidade dos que confundem amizades e gostos/desgostos pessoais com a coisa pública é infelizmente vulgar nesrte país de 3º mundo, cada vez mais mal frequentado.

Vimaranes disse...

Caro Dr. Luis Cirilo, não tinha visto de facto, mas está lá na essência o que de facto penso e que tinha transmitido. É o país que temos. A culpa talvez seja nossa, por termos nascido tão diferentes dos demais deste cantinho à beira mal plantado.

SicGloriaTransitMundi disse...

Acho que o anónimo das 11 horas pensa um pouco como nós no nosso mais recente post no nosso blog:

Portugal é um país fixe! O que lixa tudo são os portugueses...

Gonçalo Capitão disse...

Aplaudo com mãos e pés o que dizes sobre o guarda-redes. Acho que o Ricardo, embora mereça respeito pelos jogos épicos em que participou (mormente com a Inglaterra), não é suficientemente regular. Até o Quim... Embora saiba que, como eu, preferes o meu querido amigo Pedro Roma!!! :)))

Daqui a duas jornadas... Depois, sim, falamos...

luis cirilo disse...

Caros Vimaranes :
E olhe que sabe muito bem sermos diferentes.
Caro Sicgloria:
Vamos ser optimistas.isto só pode melhorar.
Caro Gonçalo:
Estou de acordo contigo até no referente ao Pedro Roma.
Que é um excelente guarda redes e bem meria ser internacional.
considero que está no patamar do Ricardo e do Quim.
O problema é que estavamos habituados a um patamar superior,do Baia,do Damas,do Bento !
E quando olhamos para o panorama futuro que vemos ?
Quim,Stojkovic,Tiago,Helton,Nuno,Nilson,Marcos,Diego Benaglio ,Costinha,Paulo Santos,etc.
Onde estao os futuros guarda redes da nossa selecção ?
Porque estes ou são trintões ou são estrangeiros.
Bruno Vale ? Desapareceu.
Eduardo ? Parece bom,mas para já ao nivel de I Liga.
Parece restar Moreira,mas este com a carreira a marcar passo.
Lá fora joga outro promissor,Daniel Fernandes,mas é uma incógnita.
Rui Patricio e Ricardo Baptista tem ainda muito sal para comer.
Receio bem que a manter-se Scolari,e este panorama,um destes dias apareça por aí um "goleiro" pronto a ser naturalizado.
Ontem Deco,hoje Pepe,amanha um "goleiro" ou um "centro avante" e lá se vai dando cabo do futebol português.