sábado, novembro 10, 2007

Fontes e Chafarizes...



Leio no DN ,de hoje a a propósito das eleiçoes para a distrital de Lisboa,as "pérolas" abaixo reproduzidas:


Um dirigente do PSD afecto a Menezes disse ao DN que a vitória de Carreiras pode vir a ter o mérito de "unificar" o partido em Lisboa. Isto porque a sua lista incluiu elementos de todas as facções internas. O novo líder da distrital do PSD foi apoiado, por exemplo, por dois pesos-pesados do menezismo: Ângelo Correia (presidente do Conselho Nacional do partido) e Arlindo Carvalho (vogal da Comissão Política Nacional). A mesma fonte considerou a derrota de Helena Lopes da Costa como uma derrota do santanismo. "O santanismo não tem tropas", afirmou.

Fontes próximas de Menezes admitiram também ao DN que, apesar de Helena Lopes da Costa ter apoiado desde a primeira hora o actual líder do partido no braço-de-ferro com Marques Mendes, as "exigências" que fez ao líder logo no congresso de Torres Vedras "ditaram o seu afastamento das estruturas de topo do PSD".

Ao invés, Carlos Carreiras, que se manteve "equidistante" dos dois candidatos (como ele próprio disse ao DN), ao receber o apoio de Ângelo Correia e de Arlindo Carvalho "recebeu" a benção implícita de Menezes", reforçou a mesma fonte.


Confesso que perante tanto disparate apetece dizer algumas coisinhas.

Nomeadamente sobre dirigentes afectos a Menezes,fontes próximas de Menezes e sobretudo acerca do que é o "Menezismo".

Matéria sobre a qual,sem falsas modéstias,sei alguma coisa.

Mas não vale a pena perder tempo com fontes anónimas.

Mais vale considerá-las,face ao exposto,como um mero problema de saúde pública.

Porque são fontes..inquinadas.

Que não fazem mal ao comum do cidadão,nem do militante,mas podem fazer bem mal a quem parecem querer glorificar.

Se calhar,sejamos tolerantes,não passam de uns chafarizes com o sonho de serem verdadeiras fontes...

Depois Falamos.

4 comentários:

Rita Oliveira disse...

o problema do dr Menezes ou de qualquer lider são essas fontes anónimas que querem falar em nome deles.
poruqe todos sabemos que ha volta do nosso lider há muita gente que nao gosta da helena lopes da costa.
porque ela tem votos e muitos desses fontanários só tem o proprio voto.
mas os caes ladram e a caravana passa.

Anónimo disse...

Todos vimos há uns anos no «Contra-Informação» um prof. Martelo a lidar com as suas 'fontes geralmente mal-informadas'.

Claro que as fontes anónimas podem ser amigos, inimigos internos ou externos -não têm qualquer credibilidade. No entanto e pelas fofocas que conheço parece que algo será verdadeiro, como sempre misturam-se a realidade, com a ficção e com 'wishfull thinking'.

Menezes não deu indicação de voto -senão eu teria recebido o 'recado', mas os seus apoiantes dividiram-se pelas duas listas, tendo em conta questiúnculas da respectiva secção.

Menezes vai ter de ter canais oficiais de transmição e não fazer como Cavaco Silva, que era citado como querendo A ou B e nunca vi que houvesse qualquer veracidade nisso. Posso dizer que isso paralizou o partido e fez aparecer uns individuos pouco capazes, embora se compararmos com os que apareceram na última meia dúzia de anos fossem meninos de coro.

Concordo Luis Cirilo que são fontes inquinadas e devem ser desactivadas, por andarem a poluir o ambiente.

Anónimo disse...

as fontes são eterno problema das lideranças.há sempre gente que quer aparecer como sendo importante ou tendo influencia e para isso nada melhor que contar umas historias.claro que neste caso de lisboa existem pessoas proximas do presidente do psd que nao gostam da helena e por isso vao metendo estas palermices nos jornais.

Anónimo disse...

não gostam da Helena? não gostam ou têm medo? eu acho que, muitas vezes, ela precisava ser mais "soft", para não dizer cínica...tem pago pela frontalidade e pela sua total independência em relação "às fontes". o tempo dirá o que está certo!