terça-feira, novembro 20, 2007

O Maçarico


A longa,e cada vez mais mal contada,história do novo aeroporto de Lisboa tem agora um novo protagonista.
Convém relembrar que se trata de um assunto que está para ser decidido,que teve recuos e avanços (nomeadamente no governo PSD/CDS) mas que o actual executivo quer decidir nesta legislatura.
Existe uma opção pela Ota,que só o governo defende,altamente polémica por questões ambientais,de solos,de distância a Lisboa e,essencialmente,por ser uma opção mal explicada.
Tão mal,aliás,que levou o próprio ministro Mário Lino a dizer que construir o aeroporto naquele local era"...uma questão de honra..."
Claro que o vai ser porque tem de ser é o pior dos argumentos.
Porque remete para a arbitrariedade e não para a opção racional e fundamentada.
Estava-se neste relativo impasse,quando aparece um estudo da CIP a defender a solução Alcochete com base em permissas muito mais racionais.
Melhores terrenos,muitissimo mais baratos porque são públicos ao contrário da Ota onde a especulação imobiliária não terá limite,mais perto de Lisboa,melhores acessos,outras possibilidade de expansão futura,enfim muito mais vantajoso do que a hipótese Ota.
O governo,apanhado com as calças na mão (passe a expressão) e percebendo que Alcochete batia a Ota em todos os capitulos,tratou de arranjar uma manobra evasiva que lhe permittisse manter a hipótese inicial em que tanto aposta vá-se lá saber porquê...
E então mandou o LNEC fazer um estudo completo sobre as várias hipóteses.
E eis senão quando esse portentoso estudo descobre que há uma determinada ave,chamada apropriadamente maçarico de bico direito, que tem rotas de voo sobre a zona do aeroporto e pode constituir perigo para a aviação.
Mas como por acaso nesta época do ano, em que o estudo está a ser feito, a avezinha anda por outras paragens não se pode ter a certeza.
Dai que na duvida,e porque o governo quer decidir já e uma obra pequena como esta não pode esperar uns mesinhos para perceber se o passaroco voa por ali ou não (claro que isto parece gozo...mas não é) mais vale ir para a Ota.
Por uma questão de segurança claro.
Que por mero acaso é a solução que interessa ao governo...
Em Portugal já estavamos habituados a que culpa fosse sempre do mexilhão.
Agora,pelos vistos,passou a ser do maçarico !
É a chamada inovação "socrática"...
Depois Falamos

7 comentários:

JAbreu disse...

A decisão sobre esse pouso de pássaros de ferro é só água! Distribuida por todo o bloco central e não se fala mais disso. Verdade, verdadinha, é que a hipótese Alcochete, mesmo sendo a terra do barrete de campino, deve ser analisada e ponderada, acho mesmo até que é a única hipótese sensata. Concordo plenamente consigo quando diz que esta decisão pode ser fruto da culpa do maçarico, o que para o país será péssimo.
A sorte é não poder arrancar o aeroporto, não vale a pena andar a brincar porque em 2008 inicia-se um novo período de recessão na economia europeia e mundial (e quem não tem dinheiro não tem vícios).

Custódia disse...

Como diz o ditado popular"Quem com os braços não pode, com os dentes acode". Assim vai o nosso Governo no caso da OTA, de tudo se servirá para que o aeroporto seja ali instalado, vá lá saber-se porquê?

Custódia disse...

Como diz o ditado popular "Quem com os braços não pode, com os dentes acode". Assim faz o nosso Governo no caso da OTA, de tudo se servirá para que o aeroporto ali seja instalado,agora até o passáro já serve de desculpa, uma coisa é certa, não falta capacidade de imaginação ao nosso Ministro, só falta dizer a verdade, afinal qual a verdadeira razão da OTA???

SicGloriaTransitMundi disse...

Tudo isto acontece porque no nosso governo o que há é uma ninhada de maçaricos!!!

Anónimo disse...

As rotas migratórias passam no vale do Tejo -Alcochete e OTA.
Por isso os dois lugares são iguais em termos de perturbar a natureza, etc e tal.
Quanto ao comentador que ão sabe porque diabo querem a Ota, eu explico -os terrenos são de um consórcio de destacados fundadores e membros do PS. Com o conluio da CM Alenquer conseguiram comprar ou aterrorizar até à dessitência os terrenos necessários ao aeroporto. Ou seja os PS's vão vender ao governo PS...Quem paga somos nós os maçaricos que não os exterminamos.

noiseformind disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
noiseformind disse...

Falando um pouco mais a sério... Lisboa precisa, urgentemente, de mais espaço. Não me interessa que seja na Ota ou em Alcochete, em qualquer dos casos vão acontecer várias derrapagens, erros de cálculos, e vai custar 4 ou 5 vezes mais. Quero apenas um terminalzinho mais humano do que aquele da Portela.

Se bem que Ota tem mais a ver com os nativos. Ota...rios. Assim a malta já sabia ao que vinha ; ))))