quinta-feira, setembro 28, 2006

Poder Local


Um dos governos que melhor tem gerido a imagem do primeiro ministro aproveitou a onda,e a boa imprensa de que disfruta,para um dos mais selvátivcos ataques ao Poder Local de que há memória.
Aproveitando a boleia dos comentadores encartados,dos blogues da moda aos programas de televisao a que vão sempre os mesmos,lançaram um labéu sobre os autarcas pretendendo passar para a opinião pública a ideia de que são os grandes responsáveis pelo desiquilibrio das contas públicas e pelo déficit.
Não é inocente,porque em Socrates nada é inocente,o momento e o alvo escolhidos para o ataque.
Por um lado a recuperação económica não tem sido a esperada e há que encontrar culpados, a par da obvia necessidade de desviar atenções.
Por outro o governo tem a intenção de em termos de estrutura autarquica proceder a reformas com alguma profundidade; extinção de freguesias,eventual fusão de concelhos,regionalização.
Quanto mais fragilizado estiver perante a opiniao publica,o poder local,mais fácil será avançar com essas reformas.
Mas existem ainda outras razões mais profunda,menos visiveis,mais condenáveis.
O grande partido do poder local é,de há muito,o PSD que lidera a maioria das câmaras e juntas de freguesia,incluindo as maiores do País,ou seja,Lisboa,Sintra,Gaia e Porto.
Esta ofensiva contra o Poder Local em geral é-o também contra o PSD em particular.
Sócrates sabe bem que em 2009 as autarquicas e legisltivas são em simultâneo.
Asfixiando financeiramente os municipios,retirando-lhe capacidade de endividamento,impede-os de fazer obra,o que gerará inevitável descontentamento nas populações.
Com um governo em alta em 2009 (como Sócrates espera) e autarquias com pouca obra feita ,pode dar-se uma revolução no mapa autárquico de Portugal com óbvios beneficios para o PS.
Sofrem as populações ?
Paciência,importa é ganhar câmaras pensarão os geniais estrategas socialistas com o egoismozinho habitual.
E face a isto qual é a reacção ?
Situemo-nos em três planos: ANMP,PSD e ASD.
São em tudo muito semelhantes,ou seja,frouxas ,muito frouxas.
A ANMP que podia,e devia ,liderar fortemente a oposição a esta politica está manietada por anos e anos de submissão ao politicamente correcto,a ser correia de transmissao entre governos e municipios e dificilmente deixará o "...agarrem-me se não eu bato-lhes..." !
Por ai dormirá Sócrates tranquilo.
Os ASD,representantes de 158 Câmaras PSD,deveriam também ter um papel activo na contestação mas,até ao momento,apenas se lhe conhecem timidas reacções.
Resta o PSD.
Ou seja não resta nada.
Porque o PSD que é a grande vitima a prazo destas politicas,anda entretido com pactos de treta,com propostas para a reforma da segurança social que depois naufragam nos debates parlamentares e com a prioritária e "nobre" tarefa de impedir os militantes de pagarem cotas e de participarem nos actos eleitorais internos com o máximo de assiduidade e conforto !
Nao admira que os comentadores do regime,os tais que nem a propria casa saberão governar quanto mais uma autarquia,andem babadinhos de gozo.
A "coisa" está a correr bem para o ...regime !
Depois Falamos

Sem comentários: