sexta-feira, setembro 08, 2006

Cantar de Galo


Não tenho escrito sobre o grande tema desportivo das ultimas semanas,conhecido como "Caso Mateus" porque é um assunto que já ...enjoa !
Mas que tem pelo menos o grande mérito de demonstrar o atoleiro em que se transformou o futebol português e do qual,em bom rigor,ninguém sabe como vai sair.
Estou convicto que o Gil Vicente tem razão !
E tendo razão acho muitissimo bem que vá até ás ultimas instãncias judiciais para defender os seus direitos e fazer justiça.
O que vai acontecer,se acontecer,á selecção,aos clubes da Liga dos Campeões,ao da Taça Uefa não é problema do clube de Barcelos porque também com os problemas do Gil não se preocuparam os outros.
Assim sendo...cada um por si.
Agora o que acho trágico é que se demore tanto tempo a resolver uma questão com profundas implicações na organização dos campeonatos,o que acho incrivel é que as instancias de investigação criminal não estejam (se estiverem...as minhas desculpas) já a investigar a fundo tudo isto e a proporem medidas exemplares para todos os implicados.
Acresce a isto a intervenção ,a todos os titulos condenável,de uma multinacional de negócios chamada Fifa para quem as constituiçoes nacionais e respectivos ordenamentos juridicos são letra morta e devem estar sujeitos aos regulamentos que orientam o "negócio".
Um nojo !
Somando a tudo isto o reavivar do "Apito "Dourado" ,questiono-me sobre que motivações pode ter um adepto normal para ainda acreditar no futebol português,ir aos estádios,ser associado de um clube,contribuir par alimentar esta industria.
Tendo,ainda por cima,o seu televisor,a sua rádio,os jornais que lê diariamente invadidos pelas mesmas personagens de sempre,com as suas "guerrinhas" ridiculas,com a sua parolice (quase geral) evidente,com a exibição gritante de uma absoluta impreparação para serem gestores do fenómeno desportivo.
Exceptuando os fanáticos dos clubes (até as mais tolas e perigosas ideias arregimentam fanáticos) quem tem hoje paciência,pachorra,disposição para aturar Gilberto Madail,Valentim Loureiro,Luis Filipe Vieira,Pinto da Costa,João Loureiro,Cunha Leal,José Veiga e outros actores menores disto tudo ?
Quem tem a minima ilusão sobre a capacidade desta galeria conseguir regenerar e credibilizar o futebol português ?
Quem não está de acordo que só com a passagem destes todos á reforma e o aparecimento de uma nova geração de dirigentes será possivel fazer corresponder á qualidade dos nossos jogadores a preparação dos dirigentes ?
Espero pois que,no âmbito do caso Mateus,o Gil Vicente vá até fim.
Confesso que até num caso desta gravidade existe uma parte lúdica muito interessante: Não é todos os dias que se vê um galo por em sentido aguias,dragões e leões...
A Fifa que faça o que lhe apetecer,até porque conta com a subserviência de quem dirige o nosso futebol, enquanto puder e que exclua tudo e todos das competiçoes disputadas debaixo da sua égide.
Não vem mal ao mundo,nem ao nosso futebol,por causa disso.
Espero que o governo português não fique de braços caidos e ,acima de tudo, gostaria de ver o Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia dar razão ao Gil Vicente,pôr a Fifa no seu lugar e definir quem vai pagar a factura de tantas asneira.
Pode ser que dos escombros surja um futebol português mais claro,organizado,transparente e bem dirigido.
Novos dirigentes,melhores dirigentes,mais credibilidade e verdade desportiva.
Só por isto já vale bem a pena a luta do Gil Vicente.
Oxalá não lhe falte coragem e determinação !
Depois Falamos

Sem comentários: