quarta-feira, janeiro 31, 2024

Ricos

O Vitória não tem adeptos ricos.
Tem é ricos adeptos o que é bastante diferente.
Gente que adora o seu clube e que por ele faz os sacrificios necessários desde pagar cotas e lugares anuais a acompanha-lo nas suas deslocações em número significativo, cientes da força que dão aos jogadores, passando por adquirir camisolas, fatos de treino e outros adereços a preços carissimos mas que nem discutem face ao gosto que tem em irem para os estádios (e não só) devidamente trajados com as cores do Vitória.
Gente que por vezes se priva de pequenos gostos e até de algumas coisas de que necessita para não falhar ao Vitória com o pagamento das cotas e para ter o dinheiro necessário às deslocações e à compra de bilhetes para os jogos fora do nosso castelo porque a paixão tudo justifica.
Gente que quando vê a equipa a realizar boas épocas e  ter em vista objectivos importantes é capaz de fazer ainda mais sacrificios e de se privar de mais coisas ainda porque sabem bem que estarem nas bancadas com o seu apoio inigulavel é muitas vezes mais de meio caminho andado para alcançar os resultados desejados.
Gente que quando as coisas não correm bem é sempre capaz de ir até ao fundo da sua alma buscar um suplemento de força, de energia, quantas vezes de pura fé, para não falhar no apoio à sua equipa e manter bem viva a capacidade de voltar a acreditar, volta a entusiasmar-se , voltar a crer que da próxima será.
O Vitória não é um clube rico mas sim um rico clube com ricos adeptos!
Que não merecem ser iludidos nem desiludidos.
Não merecem ser iludidos com a perspectiva de bons resultados, de apuramentos europeus, da conquista da taça de Portugal, de lutarem ombro a ombro com o velho rival do lado de lá da Morreira por um quarto lugar que deve ser sempre objectivo enquanto não puder se rmelhor que isso.
E desiludidos por gestões desportivamente desastrosas e financeiramente sem rumo nem verdadeiras soluções que comprometem e arriscam o tudo fazer perder a meio de épocas que despertam legítmas expectativas de serem de sucesso.
O Vitória é, já o escrevi muitas vezes, um gigante adormecido que quando desperta agita e transforma o panorama do futebol português.
Infelizmente volta a adormecer com demasiada facilidade.
Na certeza de que se os seus adeptos o conseguirem voltar a acordar e mais do que isso conseguirem encontrar forma de o manterem  acordado para sempre então não duvido que o Vitória irá cumprir o seu destino que é o de ser um clube vencedor e grande referência do desporto em Portugal.
Tem tudo para isso. 
E por hoje nada mais a dizer.
Depois Falamos.

Sem comentários: