terça-feira, agosto 16, 2022

Mercado

Defendo há muitos anos que o futebol, que já tem regulamentação a mais nalgumas matérias, deve ainda assim regulamentar-se noutras em defesa de si próprio, dos adeptos e dos espectadores em função dos quais deve continuar a existir.
Uma delas é o mercado de transferências.
Que tendo naturalmente que existir , isso nem está em causa, devia existir por períodos bem menores do que aqueles que tem actualmente.
Concordo que haja duas épocas de transferências mas não concordo rigorosamente nada que a de Janeiro dure um mês e a do Verão se prolongue depois das competições se iniciarem.
O ideal seria o mercado abrir depois de terminadas as competições e fechar a 31 de Julho, antes dos campeonatos começarem, e reabrir entre 1 e 15 de Janeiro ficando vedada qualquer transferência fora desses períodos.
Naturalmente que isso teria de ser regulamentado pela UEFA e aplicado por todas as federações  nacionais nela inscritas.
E esse regulamento defenderia a verdade desportiva, defenderia a esmagadora maioria dos treinadores, defenderia os adeptos.
Para os clubes, quando muito, obriga-los-ia a organizarem-se melhor e a negociarem mais depressas as saídas e entradas mas isso seria benéfico.
Talvez prejudicasse alguns jogadores, mas as árvores nunca são mais importantes que a floresta, e prejudicaria seguramente os grandes interessados na situação actual ,ou seja, os empresários.
Mas daí não viria nenhum mal ao mundo e muito menos ao futebol.  
Depois Falamos.

Sem comentários: