segunda-feira, janeiro 10, 2022

Injusto

Este jogo teve um resultado injusto.
Injusto para o Gil Vicente porque o 3-2 final não traduz, nem de perto nem de longe, a supremacia gilista em jogo jogado e em oportunidades de golo criadas ao longo de setenta minutos em que o Vitória foi fraco a defender, inconstante a construir e completamente nulo a atacar.
Depois nos vinte minutos finais já se viu um Vitória algo melhor, especialmente depois das entradas de Nélson da Luz e de Edwards, mas o prejuízo já era demasiado grande não foi possível trazer de Barcelos um ponto que seria injusto mas daria jeito.
É certo que o Vitória se apresentou para este jogo bastante desfalcado com as ausências dos pontas de lança Estupiñan e Bruno Duarte (e nem com os pontas de lança da B pôde contar porque Herculano está lesionado e Iuri Tavares com o mesmo problema dos da primeira equipa), de Rochinha e dos três jogadores que estão na CAN (Mumin, Sacko e Alfa Semedo) e que são dos mais utilizados do plantel, o que obrigou Pepa a convocar vários jogadores da B mas nem isso pode explicar tão pálida exibição e alguns equívocos de que a colocação de André Almeida na zona de  ponta de lança não foi seguramente dos menores.
Uma equipa perdida , sem fio de jogo, tremendo por todo o lado quando o Gil acelerava o jogo, perdendo bolas com a inocência que se admite nos sub 15 mas não em seniores e absolutamente incapaz de criar um lance ofensivo que incomodasse minimamente a dendesiva adversária.
Pensava-se que nos Açores se tinha batido no fundo em termos de falta de qualidade exibicional mas na prmeira parte de hoje ainda foi pior!
Ao intervalo Pepa não mexeu, quiçá esperando que a prelecção ao intervalo mudasse alguma coisa, mas o Vitória regressou como tinha saído e por isso não admirou que a equipa da casa continuasse a mandar no jogo e chegasse ao segundo golo num lance quase caricato em que a defesa do Vitória foi de uma inocência a toda a prova.
E então, sim, Pepa mexeu.
Retirando os amarelados Tiago Silva e André André e um Quaresma que não tinha para quem centrar e dando entrada a Edwards ( estranhamente ficou no banco num jogo em que a nossa capacidade ofensiva estava diminuida pelas ausêsncias atrás referidas) , a Janvier e a Nélson da Luz.
E a equipa melhorou qualquer coisa.
Nélson da Luz pouco depois de entrar fez o primeiro remate a sério do Vitória e viria a marcar aos 79 minutos, num lance em que misturou força, rapidez e técnica obtendo um golo de belo efeito, projectado a equipa para um quarto de hora final de inconformismo e disputa do resultado.
Edwards faria o segundo golo , de grande penalidade depois de falta cometida sobre si próprio, mas já era tarde para mais e o árbitro manuel Oliveira encarregou-se de garantir isso mostrando ao inglês um segundo amarelo completamente absurdo.
Tempo ainda de jogarem mais dois jovens da B, Gui e Luís Esteves, mas o jogo já não dava para mais e o Vitória desperdiçou a oportunidade de subir ao quinto lugar no término de uma primeira volta em que ficou abaixo das expectativas.
Realce positivo neste jogo apenas para uma boa estreia de Nélson da Luz e mais uma exibição de "São" Varela que evitou uma goleada com três ou quatro muito boas defesas numa equipa que esteve individual e colectivamente muito abaixo do que pode.
Esperemos que janeiro traga boas novidades porque são bem precisas.
O árbitro Manuel Oliveira fez uma arbitragem caseira e esteve muito mal na expulsão de Edwards e no amarelo a Borevkovic, bem como na tolerância às inumeras faltas do gilista Pedrinho, mas seria ridiculo atribuir-lhe qualquer tipo de responsabilidade na derrota.
Aí a culpa é toda do Vitória.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro L. Cirilo, Ontem, na minha amargura pós-jogo e meditando naquilo que com esforço vi até ao fim, constatava que o Vitória jogou sem nenhum Brasileiro. Ora eu como o meu amigo que andamos pelos 60 e tais, não me lembro de o Vitória jogar sem Brasileiros e por vezes eram até a maioria da equipa. Isto, para dizer que a equipa precisa urgentemente de reforços e bom seria que viessem Brasileiros milagrosos!
Um reparo no seu texto: Discordo da sua análise ao Varela , é culpado nos 2 primeiros golos, no 1º não pode dar o poste ao avançado e no 2º defende mal para a frente, quantos ás defesas está lá para alguma coisa.
Abraço
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M
Curiosamente no actual plantel só temos um brasileiro. O Bruno Duarte. O que num clube que sempre privilegiou esse mercada não deixa de ser novidade. Porque me recordo bem de épocas em que tivemos muitos brasileiros. Nalguns casos mais de uma dezena. Agora brasileiros milagrosos é que já foi tempo. Actualmente é mais difícil porque o mercado do Brasil está caro. Mas que precisamos de reforços...precisamos. Quanto aos golos não somos da mesma opinião. No primeiro o Varela tentou tapar o ângulo mais óbvio mas há muito mérito do avançado. No segundo ele defende o primeiro remate mas a defesa não lhe deu nenhuma protecção. De qualquer forma os nossos problemas não estão na baliza mas sim no sector defensivo que tem deixado muito a desejar. Vamos ver se janeiro traz boas novidades