sexta-feira, janeiro 28, 2022

Sem História

Os jogos entre Vitória e Vizela não tem grande história mas tem algumas curiosidades em seu torno.
Os dois clubes encontraram-se oito vezes em competições oficiais tendo o Vitória vencido sete desses encontros e o Vizela um pelo que nem se pode sequer falar em equilibrio ou algum tipiode rivalidade entre clubes de concelhos vizinhos.
E essa é uma das curiosidades.
Porque das quatro primeiras vezes que se defrontaram ainda pertenciam ao mesmo concelho!
Em 1969 regista a História que foi o seu primeiro encontro oficial,para a Taça de Portugal, que o Vitória venceu tranquilamente por 5-1 num jogo disputado no antigo estádio do Vizela.
Depois em 1984/1985 o primeiro duplo confronto na divisão maior com ambos os jogos a serem disputados no Municipal de Guimarães, outra curiosidade, porque o estádio de Vizela não tinha as condições exigíveis para jogos da primeira divisão e como ambos os clubes pertenciam ao concelho de Guimarães e o estádio era municipal foi entendido que fazia sentido o Vizela disputar lá os seus jogos caseiros.
E assim foi. 
Mas com grossa polémica à mistura e tempestuosas assembleias gerais do Vitória com os seus associados a manifestarem-se completamente contrário à hipótese de partilharem o estádio com outro clube. 
Sequelas do facto de Vizela estar então a lutar pela separação de Guimarães, criando o seu concelho, com episódios como o de corte, três anos antes, da linha férrea durante largos meses que tantos transtornos causou a cidadãos e empresas de Guimarães.
Dois jogos dois triunfos do Vitória.
No Vizela vs Vitória por 2-1 com golos de Gregório Freixo e Laureta para os vitorianos e de Fernando Jorge para os vizelenses.
Com a curiosidade, mais uma, de o Vitória ser treinado por um dos mais categorizados treinadores que pelo seu banco passaram o belga Raymond Goethals.
No jogo da segunda volta o Vitória venceu facilmente por 3-0 com golos de Roldão, César e Tincho e a curiosidade de a baliza vitoriana ter sido defendida por um jovem guarda redes chamado...Neno.
Só em 1992, e para a Taça de Portugal, os dois clubes voltariam a encontrar-se com o anfitrião Vitória a vencer por 2-1 com golos de Artur Jorge e Dane mas tendo que dar a volta ao resultado porque o Vizela adiantara-se com um golo de Mário.
Passariam catorze anos antes de os dois clubes voltarem a defrontar-se oficialmente e isso aconteceria (quem diria ?) na segunda liga com o Vitória a vencer em Guimarães por 2-0 com golos de Ghilas e Brasília e depois a perder em Vizela por igual marca naquela que é a única vitória vizelense.
Nove anos depois novo reencontro, desta feita para a Taça da Liga, com triunfo vitoriano fora de portas por 2-1 com golos de Hernâni e Hurtado e a equipa do Vitória a alinhar com alguns jogadores que de alguma forma tem marcado por razões várias as últimas épocas vitorianas.
Miguel Silva, Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique, Konan, João Aurélio, Bernard Mensah, Mbemba, Marega, Soares e Hernâni. Jogariam ainda Hurtado, Zungu e David Texeira.
Uma equipa cheia de curiosidades mesmo.
Finalmente o encontro da primeira volta do presente campeonato que o Vitória venceu por 4-0 com menos facilidade do que o resultado permite supor como o atesta a curiosidade( mais uma...) de os quatro golos terem sido marcado nos últimos vinte minutos por André André, Estupiñan, Edwards e Sacko naquele que foi o seu primeiro golo oficial pelo Vitória naquilo que não pode deixar de se considerar como mais uma...curiosidade.
Mas tudo isto é História e Estatística.
Domingo é outro jogo no qual o Vitória, com todo o respeito pelo seu adversário e pelo bom campeonato que está a fazer, está completamente proíbido de perder um ponto que seja porque a luta por um lugar europeu assim o exige.
É certo que a equipa continua a ter muitas ausências, por razões que vão do covid à CAN passando por lesões, mas isso não pode servir de desculpa dado que os disponíveis tem valor mais que suficiente para vencerem o Vizela mesmo fora de portas.
Acredito que assim será.
Depois Falamos.

Sem comentários: