segunda-feira, junho 10, 2019

Campeões

O futebol também tem destas coisas.
A equipa que melhor jogou, melhor controlou o jogo, mais rematou, mais oportunidades criou, melhor defendeu...ganhou o jogo!
E quando assim é pode dizer-se,com total cabimento, que o resultado foi justo porque ganhou não só a melhor equipa mas também aquela que mais mereceu o triunfo.
Portugal fez um bom jogo e rubricou uma exibição superior aquela que tinha feita nas meias finais frente aos suíços que sendo uma boa equipa não são tão bons, nem para lá caminham, como os holandeses que tem uma das selecções mais prometedoras do futebol europeu e mundial.
Algumas rectificações na equipa com as saídas de Pepe (esse por lesão) de Rúben Neves e João Félix dando entrada a José Fonte, Danilo e Gonçalo Guedes no "onze" titular resultaram em pleno com a equipa a apresentar-se mais coesa no meio campo (que grande jogo fez Danilo)e mais versátil no ataque onde ao talento e genialidade de Ronaldo e Bernardo se juntou a objectividade e o empenho de Gonçalo Guedes contribuindo assim para uma equipa globalmente mais equilibrada.
E embora Portugal tenha dado o domínio do jogo ao adversário, traduzido na percentagem de posse de bola e mais nada, a verdade é que foi a selecção nacional quem mais atacou, quem mais rematou (catorze remates contra três dão bem a ideia da superioridade portuguesa nesse domínio) e quem deu sempre a ideia de ser a equipa mais perto de vencer.
Como aconteceria com o golo solitário, mas suficiente,  de um "herói" improvável chamado Gonçalo Guedes (mas já no Euro 2016 vencêramos a França com o golo de um "herói" ainda mais improvável chamado Éder) que num lance de ataque resistiu à tentação de passar a bola a Ronaldo que estava isolado à sua esquerda e optou pelo remate que deu o triunfo.
E assim no confronto entre uma equipa que já perdera uma final em casa (Euro 2004) e outra que já perdera duas finais em casa do adversário (Mundiais de 1974 e 1978) acabou por quebrar a malapata aquela que mais fez por isso sagrando-se como primeira vencedora da novel Liga das Nações uma prova que tem tudo para ser um enorme sucesso. 
Parabéns Portugal.
Depois Falamos.

P.S. A escolha de Bernardo Silva como melhor jogador do torneio e de Rúben Dias como melhor jogador da final foram também inteiramente justas.
Quanto a Ronaldo "limitou-se" a ser o melhor marcador da prova.
Nada de novo também em mais um troféu para o genial jogador.

Sem comentários: