terça-feira, junho 25, 2019

Pedroto & Sá

Parece o nome de uma sociedade comercial mas não é.
Embora associe, de certa forma, dois treinadores que fizeram uma obra relevantissíma ao serviço do Vitória ,em modalidades diferentes (futebol e basquetebol), contribuindo significativamente para as ambições de crescimento que nunca podem abandonar o clube.
Escrevi recentemente no Facebook um texto em que referia que José Maria Pedroto e Fernando Sá foram os dois treinadores mais importantes dos últimos cinquenta anos do Vitória mas não o fundamentei , por não se o espaço adequado para o efeito,o que levou a que algumas pessoas não compreendessem a razão de ser da afirmação.
Explico agora e aceitando que as gerações mais novas nem tenham a percepção da importância de Pedroto para o crescimento do clube dado ter passado por Guimarães há quase quarenta anos.
Quando em 1981 chegou ao Vitória, por força de uma enorme crise no FCP, isso equivaleu ao contratar nos tempos de hoje um treinador como José Mourinho tal a relevância que Pedroto tinha no futebol nacional e a diferença qualitativa em relação aos restantes.
Esteve duas épocas em Guimarães, muito pouco tempo para o que o Vitória precisava, mas teve ainda assim o espaço temporal para inculcar no clube uma ambição de crescimento que até então não existia e que teve como reflexo maior as primeiras obras de modernização do estádio, as ideias para um complexo desportivo e um respeito pelo clube que passou a jogar de igual para igual em todos os estádios deste país.
Respeito esse que era potenciado pela figura do treinador que ocupava o banco vitoriano.
Quando ao fim de dois anos saiu deixou a garantia de que no Vitória as coisas nunca mais seriam como dantes.
E não foram.
Pelo menos para os adeptos.
Fernando Sá chegou a Guimarães há 13 anos trazendo com ele uma modalidade que não existia no clube e não tinha grande tradição no concelho nem na própria região minhota.
Nesse espaço de tempo venceu duas taças de Portugal, foi duas vezes vice campeão nacional, venceu uma taça "António Pratas" e uma Proliga entre outros feitos de menor relevância catapultando o Vitória para o primeiro plano do basquetebol nacional e criando nos adeptos (infelizmente em menor número do que seria desejável) uma apetência pela modalidade e o saudável hábito de apoiarem a equipa especialmente em jogos decisivos.
E por isso digo que José Maria Pedroto e Fernando Sá foram os dois mais importantes treinadores do Vitória nos últimos 50 anos.
Um criou no clube a ambição de ombrear com os maiores.
O outro provou que isso era possível. 
E ambos o fizeram em cenários competitivos, financeiros, arbitrais ,disciplinares e comunicacionais que em nada lhes eram favoráveis.
Mas conseguiram!
Depois Falamos

4 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Fernando Sá que aparece agora como trunfo, um bom trunfo, de uma das candidaturas à presidência do clube, embora me pareça que as outras duas candidaturas também irão falar com ele (ou até já falaram).
Penso que ganhe quem ganhar o Treinador poderá voltar ao nosso basquetebol.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Inteiramente de acordo. Fernando Sá tem de estar acima da disputa eleitoral e quem ganhar deve segurá-lo no clube

Anónimo disse...

Na altura de Pedroto o banco contava também com Artur Jorge e Morais
Fazendo a equivalência para os dias de hoje era ter no banco Mourinho, auxiliado por Marco Silva e Leonardo Jardim

Luso

luis cirilo disse...

Caro Luso:
Tal e qual