quarta-feira, dezembro 05, 2018

Fim

A atribuição da "Bola de Ouro" a Modric, a exemplo de prémios que misteriosamente já lhe tinham sido atribuídos por UEFA e FIFA fazendo dele o que ele nunca foi (melhor jogador da Europa e do mundo na época passada incluindo mundial e liga dos campeões) marca o fim de um ciclo em que esse prémio era atribuído a quem de facto tinha sido o melhor, ou perto disso, durante toda uma época desportiva.
Modric não foi.
E enquanto dois jogadores como Ronaldo e Messi jogarem ao nível que tem jogado na última década é completamente incompreensível que o prémio seja atribuído a outro que não um deles como regularmente aconteceu nas últimas dez edições.
Modric não ganhou nada que Ronaldo não tivesse ganho sendo certo que para as vitórias comuns ao serviço do Real Madrid o contributo do português foi incomensuravelmente superior ao do croata.
Quanto a Messi, apenas décimo segundo (???) nas "votações" deste ano ganhou vários títulos individuais e colectivos (Campeão de Espanha e melhor marcador do campeonato entre outros) para além de ter jogado um futebol cuja qualidade é superior à de Modric.
Deram a "Bola de Ouro" a Modric e com isso mataram o prestigio do prémio.
Porque noutros anos, ganhando Ronaldo ou Messi e havendo sempre debate qual dos dois a merecia mais, ganhava seguramente um dos dois melhores.
Este ano ganhou um que não foi nem nunca será o melhor do mundo.
É um grande jogador mas a cujo nível existem mais de uma dúzia idênticos e alguns até superiores para lá da dupla luso argentina.
Em suma também a "Bola de Ouro" se transformou num prémio como qualquer outro.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem tirar nem pôr!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Foi o que me pareceu