sábado, dezembro 15, 2018

Das Aves a Modric

O meu artigo desta semana no zerozero.

“E para nós chuva é sol”.
Este é um dos mais carismáticos cânticos das claques e adeptos vitorianos e é normalmente entoado quando são obrigados a assistirem expostos à chuva e ao mau tempo a jogos do Vitória disputados fora do estádio D.Afonso Henriques.
Com ele, cântico, pretendendo demonstrar que para os vitorianos as condições climatéricas em que assistem aos jogos não tem qualquer importância face à vontade de estarem sempre ao lado do Vitória.
E isto vem a propósito de este sábado uma vez mais se ter assistido, no meu caso pela televisão e a mais de trezentos quilómetros de distância, a uma extraordinária manifestação de amor ao seu clube pelos três mil adeptos vitorianos que em Vila das Aves debaixo de uma chuva inclemente (é incrível como na primeira liga ainda se permitem estádios tão velhos e ultrapassados como o do Aves) fizeram com que a sua equipa se sentisse em casa tal a intensidade e o calor do apoio que transmitiram ao longo dos noventa minutos de jogo.
Os vitorianos são um exemplo imenso para o país futebolístico.
Para um país em que não fora a existência deste clube tão “sui generis” e destes adeptos tão extraordinários e a macrocefalia parola do apoio aos chamados “três grandes” não conheceria excepções no território nacional.
Felizmente existe o Vitória e existem os vitorianos que fazem do estádio D.Afonso Henriques o único deste país onde qualquer um dos “grandes” é muito pequeno e que fora de casa são seguramente aqueles que em maior número seguem o seu clube para todo o lado.
Percebendo-se, é claro, a diferença entre seguir e estar lá!
E por isso não tenho a mínima duvida que o Vitória não sendo o clube que mais adeptos têm em Portugal é, de longe, o que tem melhores adeptos.
E todas as semanas isso é visível.
Segundo assunto tem a ver com o fim da fase de grupos das competições europeias.
Que no caso dos clubes portugueses não encerrou qualquer surpresa prosseguindo os três em prova nas competições para que estão talhados em função da valia das respectivas equipas e do seu rendimento na fase de grupos.
O Porto, depois de um percurso de alto nível com cinco vitória em seis jogos e a mais elevada pontuação de toda a fase de grupos, continua na Liga dos Campeões e será cabeça de série no sorteio da próxima segunda-feira.
A par dessa excelente performance desportiva encaixou quase setenta milhões de euros de receitas o que tem de se considerar como assinalável e seguramente lhe criará condições para apostar num reforço da equipa em Janeiro.
O Benfica, imerso nas suas contradições entre um passado que não volta mas de que alguns adeptos querem fazer presente e a real valia de um plantel que não dá para mais, foi relegado para a Liga Europa depois de fazer uma fase de grupos dentro do que está ao seu alcance.
Na segunda competição da UEFA, aí sim, poderá ambicionar chegar a fases mais adiantadas porque a valia dos adversários é mais compatível com as suas possibilidades.
Quanto ao Sporting, que nessa matéria de ambições europeias parece ter os pés bem assentes no chão, fez uma fase de grupos tranquila e apurou-se para a etapa seguinte onde, tal como o Benfica, pode ambicionar chegar a fases mais adiantadas da competição se os sorteios (ao contrário do Benfica não é cabeça de série) não lhe correrem especialmente mal.
Modric não é, nunca foi e jamais será o melhor jogador do mundo!
É excelente, tem lugar nos quinze ou vinte melhores da actualidade, mas está longe de Ronaldo e Messi que continuam a ser os dois melhores e a larga distância de uma concorrência que nem o é por falta de valia para isso.
Mas o futebol é cada vez mais negócio.
E o negócio vive da novidade que a atribuição das “Bolas de Ouro” dos últimos dez anos fez desaparecer porque sempre ganhas pela fabulosa dupla luso-argentina que as dividiram rigorosamente a meio.
E quando ao negócio se junta o chauvinismo, de que os franceses são grandes especialistas, percebe-se que passar mais três ou quatro anos a dividir o troféu pelos “do costume” era demasiado para os senhores do “France Football” ansiosos que estão por darem o troféu a Mbappé ou a Griezmann.
O problema é que dava demasiado nas vistas não premiar Ronaldo ou Messi para o fazer a um francês que por muito bom que seja (e esses dois são) não está ainda ao nível dos tais “do costume”.
Por isso nada melhor que quebrar o ciclo de dez anos com o croata, que até pela idade não voltará a sequer ser candidato, fazendo dele “bode expiatório” da atrocidade que foi não premiar um dos dois que são de facto os melhores para no futuro próximo então poderem dar “a “Bola de Ouro” a um desses dois franceses sem o frete ser demasiado evidente.
Posso estar enganado, é claro, mas daqui a um ano saberemos.

6 comentários:

Anónimo disse...

"A chuva pra nós é sol"
Assim é que e.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Já o provamos muitas vezes

Saganowski disse...

Escrevo apenas para concordar que é inadmissível um estádio na 1ª Liga como o do Aves, com um relvado naquele estado! O Gil Vicente, que está na 2ª Liga, tem um estádio com as bancadas completamente cobertas e um relvado bem melhor que o do Aves!
Eu sei que a Liga tem critérios para avaliar as condições dos estádios, mas deixar que se jogue num relvado daqueles é não ter respeito pelos espectadores nem pela saúde e integridade física dos jogadores.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
É como dizes.
No fundo a velha política de filhos e enteados

Saganowski disse...

Luis,

Urge bater o pé a essa política!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Concordo. Quem está mandatado para defende ro clube que o faça