terça-feira, dezembro 25, 2018

Reflexão

Começo pelo fim e não posso deixar de pensar que com os nove pontos que o "sistema" nos ficou a dever o Vitória estaria neste momento em segundo lugar a apenas dois pontos do Porto e completamente metido na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
E é pena que todos quantos glosaram na comunicação social a esplêndida exibição vitoriana face ao Sporting não tenham valorizado devidamente esse factor que distorce de forma irremediável a verdade desportiva do campeonato.
Nada de novo, é verdade, mas que não pode deixar de ser denunciado com a força da justa indignção dos vitorianos e de todos aqueles que gostam de campeonatos em que todos os clubes sejam iguais nos direitos e nos deveres.
Quanto ao jogo, em que o Vitória fez a melhor exibição da temporada, já tudo terá sido mais ou menos dito.
Uma equipa que vinha de onze jogos sem derrota (é a equipa portuguesa há mais tempo invicta nas provas nacionais) e acabadinha de conseguir um moralizador triunfo para a Taça de Portugal fez gato sapato de um Sporting que,como o próprio treinador teve a humildade e o desportivismo de reconhecer , nãoe stava preparado para um adversário tão forte.
Ben a defender , assertiva no transporte de jogo e demolidora na criação de oportunidades só não construiu um resultado histórico porque Renan fez cinco enormes defesas a remates de Davidson (2), Ola John, Pepê e Estupinan enquanto Pedro Henrique viu um cabeceamento em que o guarda redes estava batido bater na barra e sair pela linha de fundo.
Num jogo em que Tozé foi mais uma vez o melhor há que registar as belas exibições de Pepê (não acusou a responsabilidade e "secou" Bruno Fernandes) , de Dodô ,Pedro Henrique e Davidson num "onze" que esteve globalmente muito bem e em que Wakaso foi mais uma vez imenso e Douglas chegou para as "encomendas".
O Vitória está num grande momento de forma que torna a diferença para os quatro da frente como algo possível de ser ultrapassado e meter a equipa na luta por uma posição entre os melhores do campeonato.
Para isso além do trabalho do treinador, equipa técnica e jogadores há que conseguir que se verifiquem dois factos entre 1 e 31 de Janeiro de 2019.
Que a SAD consiga reforçar a equipa com dois ou três jogadores de qualidade para posições menos "guarnecidas" e, antes de tudo o mais, que não saia nenhum dos jogadores que são indispensáveise que tem assegurado esta excelente fase da equipa.
Refiro-me a Pedro Henrique, Wakaso, André, Tozé, Davidson, Guedes à cabeça embora haja outros que também não dava jeito nenhum que saissem.
A ver vamos.
Depois Falamos.

Sem comentários: