terça-feira, novembro 06, 2018

Sugestão de Leitura

Há momentos felizes.
Encontrei este livro no decurso de umas arrumações e guardei-o para leitura futura face ao interesse que sempre tive pelos protagonistas da nossa História e em especial pelos que no século XX assumiram lugares de decisão.
Alberto Franco Nogueira foi um deles.
Ministro dos Negócios Estrangeiros de Salazar, entre 1960 e 1968, esteve presente em grandes momentos da política internacional e privou com alguns dos seus principais protagonistas como De Gaulle, John Kennedy e Willy Brandt entre outros.
Foi também no seu tempo no MNE que se deram alguns dos momentos mais significativos da História contemporânea de Portugal como a ocupação de Goa pela Índia , o eclodir das guerras na então África portuguesa e o fim político de Salazar.
Espectador privilegiado de tudo isso, e muito mais, Franco Nogueira deixa nesta obra,sobre a forma de diário, a sua visão desse período em que chefiou a diplomacia portuguesa e dos acontecimentos a que assistiu e de que foi protgonista em muitos casos.
Embaixador de carreira o autor faz deste livro (infelizmente esgotado nas livrarias) um autêntico manual do que era a diplomacia em meados do século XX e da forma como se interpretava então aquilo a que se convencionou chamar sentido de Estado.
Um livro interessantíssimo, de um autor que entre vários outros também escreveu uma monumental biografia de Salazar em seis volumes, cuja leitura recomendo vivamente a quem se interesse por História, Política e Diplomacia.
Depois Falamos

Sem comentários: