quarta-feira, novembro 14, 2018

Guedes

Quando no início da presente temporada o Vitória contratou ao Desportivo das Aves o avançado Alexandre Guedes fui daqueles que viu a contratação com bons olhos, face ao percurso do jogador, mas sem grandes expectativas quanto ao seu rendimento prático.
Tinha dele a ideia de ser um avançado rápido, com boas movimentações na frente de ataque, especialmente talhado para o contra ataque e capaz de garantir alguns (poucos) golos por época.
É certo que vinha especialmente "recomendado" pelo grande jogo na final da última taça de Portugal em que os seus golos garantiram ao Aves a conquista do troféu, face a um Sporting ainda meio "Alcochetado",mas  numas condições tão especificas que por si só não garantiam ter sido mais que uma tarde de inspiração individual.
As primeiras semanas no Vitória confirmaram essa ideia e o seu desaparecimento da equipa durante alguns jogos pareciam apontar para um novo Sturgeon incapaz de garantir num clube com a dimensão do Vitória o rendimento alcançado noutro clube cujas ambições e exigências são bem menores.
A verdade é que essas semanas nas quais Luís Castro o terá trabalhado especificamente na discrição do complexo desportivo,e longe dos olhares de adeptos e jornalistas, permitiram o aparecimento de um "novo" Guedes.
Ao ponto de poder considerar que é o jogador do actual plantel que  me tem surpreendido de forma mais agradável e a continuar assim apresenta perspectivas de evolução que três meses atrás seriam impensáveis.
Apareceu a fazer golos, a jogar como um ponta de lança que além de marcar serve os colegas e é exímio a segurar a bola, a evidenciar movimentos correctissimos para a função que desempenha.
Pode-se dizer, e o futuro o comprovará, que Luís Castro transformou um avançado num ponta de lança o que não sendo nada fácil constitui mérito indiscutível para o trabalho do treinador e para a aprendizagem do jogador.
Importa agora que Guedes continue a evoluir.
Ficando a curiosidade de perceber o que poderá render num sistema em que a equipa jogue com dois pontas de lança, e não no 4x3x3 que tem caracterizado o esquema táctico da equipa, potenciando as suas qualidades goleadoras através dos espaços que o outro ponta de lança lhe poderá abrir.
Depois Falamos.

4 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Boa analise.
E espero que o desaparecimento de Junior Tallo seja sinal que Luis Castro esteja a trabalha-lo, mas a trabalha-lo forte!

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Não faço ideia. Mas desconfio que as razões do desaparecimento tem mesmo a ver com o facto de não ter lugar na equipa

Anónimo disse...

Numa selecao que esta em renovacao espero sinceramente que o "novo" Guedes se possa intrometer na luta. Para aquele lugar, portugueses a jogar na 1 liga sao uma raridade. E o Guedes, bem potenciado e moralizado pelo seu trabalho no Clube pode vir a ser uma certeza.
Seria importante para o jogador e para o Clube.
E pelo que se vai vendo, a convocatoria, a haver justica, nao vai tardar. Para ele e, provavelmente, 1 ou 2.

JC

luis cirilo disse...

Caro JC:
Concordando com a sua opinião vou esperar sentado.
A isso obriga o histórico deste seleccionador