domingo, novembro 11, 2018

Institucional

Tenho escrito e dito, por várias vezes, que o Aliança veio para fazer diferente e para fazer melhor do que os partidos tradicionais da nossa praça porque caso contrário correria o risco de ser apenas mais um que em muito pouco se diferenciasse dos restantes.
E todo o seu percurso até aqui se tem pautado por essa intenção de fazer diferente e fazer melhor.
Começou a recolha de assinaturas no pico do verão, o pior período para assuntos políticos como os que são da "arte" bem sabem, e em trinta curtos dias conseguiu que mais de doze mil portugueses subscrevessem o seu pedido de constituição.
Da parte do Tribunal Constitucional verificou-se também uma celeridade que apraz registar e que permitiu ao partido ver-se legalizado através de acordão emitido para o efeito poucas semanas depois de ter entregue o seu pedido de constituição nos respectivos serviços.
Seguidamente tomou a decisão de realizar o seu congresso fundador no Alentejo, mais propriamente na cidade de Évora, região do país onde nunca qualquer um dos partidos tradicionais (incluindo aqueles com mais forte implantação regional) tinha realizado um evento dessa dimensão.
Manda a verdade referir que contando desde o primeiro momento com grande receptividade da Câmara Municipal de Évora, liderada pelo PCP, que entendendo a importância do evento manifestou grande disponibilidade para apoiar a sua realização.
Finalmente, por agora, tendo uma atitude de grande respeito institucional pelo Presidente da República que foi o primeiro orgão de soberania a quem o Aliança pediu uma audiência após ter visto a sua legalização deferida pelo Tribunal Constitucional.
E que numa atitude que nos apraz registar, e que sensibilizou o partido, marcou a audiência para o dia seguinte aquele em que ela foi solicitada numa inequívoca manifestação de respeito pela nova força política.
Tudo de forma inequivocamente institucional que é uma das imagens de marca do Aliança.
E que levou a que a delegação do Aliança que se deslocou a Belém fosse também ela tão institucional quanto possível ao ser composta pelo presidente, pelo director executivo e pela directora do gabinete de estudos nacional (os únicos militantes com cargos já definidos), e depois mais quatro dirigentes vindos de percursos diversos e que mostram bem a abertura do partido a toda a área do centro democrático.
O caminho também se faz de sinais concretos e os atrás referidos são a prova evidente disso.
Depois Falamos

Sem comentários: