terça-feira, agosto 21, 2018

Dez Conclusões

Foto: zerozero.pt

Conclusões deste Vitória-Feirense.

1) Sem querer branquear as responsabilidades, e são muitas, do Vitória nesta derrota há que dizer que o resultado do jogo fica marcado por três grosseiros erros da equipa de arbitragem, e dessa fantochada chamada VAR , ao não marcar três grandes penalidades contra o Feirense que a terem sido assinaladas dariam ao jogo um desfecho provavelmente diferente.
2) Luís Castro mudou meia equipa em relação à Luz mas com excepção de Florent,bela exibição, os resultados em termos exibicionais foram idênticos (para não dizer piores) pese embora o menor grau de dificuldade.
3) Na Luz a equipa entrou com um trinco e dois médios mais ofensivos e ontem com dois trincos e um médio ofensivo o que parece denotar uma avaliação errada quer do potencial do adversário quer do grau de dificuldade dos dois jogos.
4) Fica a dúvida,que os próximos jogos esclarecerão(assim se espera),sobre que modelo de jogo é o do Vitória.  Se o que privilegia a posse de bola e a progressão com passes de pé para pé ou o que explora a profundidade e os passes de longa distância acompanhados por movimentos de ruptura.
5) Na Luz a equipa melhorou com as substituições. Ontem nem por isso embora João Carlos Teixeira tenha melhorado os movimentos ofensivos trazendo imaginação ao ultimo terço de terreno. Difícil de perceber que com o resultado 0-0 e a necessitar de marcar se tenha trocado um ponta de lança por outro ponta de lança (embora seja compreensível que Whelton depois de longa paragem ainda não tenha "gaz" para 90 minutos) e um extremo por outro extremo. E da saída de Célis,que estava a ser o melhor médio,também a equipa não beneficiou.
6) Terceiro jogo oficial e terceira derrota não são um panorama nada animador ainda para mais antes da deslocação mais difícil do campeonato a casa do campeão. Há uma "dinâmica" de derrota (acompanhada pela equipa B, pelos sub 23 e até pelos juniores num total de oito derrotas em oito jogos) que importa contrariar em termos anímicos e em termos práticos. Ou seja conseguir resultados positivos e ir ao mercado até 31 de Agosto buscar o que não temos.
7) Fábio Sturgeon fez trinta e nove jogos pelo Vitória e não marcou um único golo. Ontem no terceiro jogo pelo Feirense fez o segundo golo. Típico jogador de equipa "pequena".
8) Alexandre Guedes passou de titular na Luz para titular na bancada. Óscar Estupiñan continua de fora das opções o que se torna um "mistério" cada vez maior face ao potencial do jovem colombiano e ao discreto rendimento dos pontas de lança até agora utilizados.
9)Para esta época o Vitória indicou como equipamento principal camisola e calção branco enquanto o Feirense indicou camisola azul e calção branco. Ontem a jogar fora o Feirense jogou integralmente vestido com o equipamento principal enquanto a jogar em casa o Vitória teve de mudar para calções pretos! Eu até prefiro a camisola branca e o calção preto mas não é isso que está em causa mas sim perceber o critério dos "estilistas" da Liga. Pode parecer uma questão menor mas não é. Porque o que está realmente em causa é o Respeito pelo Vitória.
10) Hugo Miguel fez uma arbitragem miserável que teve no VAR o cúmplice perfeito. Três grandes penalidades por marcar deviam mandá-los para a "jarra" por muito tempo mas nada disso acontecerá.  
Neste futebolzinho tem muito mais relevância uma mão no pescoço do que três erros com brutal influência no resultado de uma partida.

Depois Falamos.

5 comentários:

pela verdade disse...

Se calhar precisam de perceber quem manda na arbitragem em pt.

https://oarquivosecretodaliga.home.blog/

JFerreira Alves disse...

Não sou perito nem treinador, apenas vejo o que me dão a observar.Vivo em Lisboa e fui ver o Vitória à Luz e senti uma enorme desilusão. Não me parece que se tivesse tratado de falta de inspiração ou momento menos bom, pois não consegui entender o que estavam a fazer aqueles jogadores, sem ligação entre si, completamente desorientados que chutavam a bola como se ela queimasse, ficavam "tontos" com os jogadores do Benfica, e quando tinham a bola, iam-na trocando sem saber o "fio à meada" e efectuavam passes, se é que e pode chamar aquilo de passes, ou melhor bolas chutadas para a frente, sem verem ou saberem se estavam lá companheiros seus. Não vislumbrei qualquer táctica ou estratégia, apenas um número, não equipa, de jogadores desgarrados "sem rei nem roque". Ah!! dirão alguns, mas marcaram 2 golos, mas ainda hoje não entendi o que se passou com aquele Benfica que permitiu tal a não ser, e é o que penso, que o Benfica tenha muitas fragilidades disfarçadas, mas o meu Vitória, a continuar assim, terá de lutar pela manutenção quer pelo que vi na Luz e pelo que vi na TV com o Tondela. Não me recordo de uma equipa tão desorganizada do Vitória. Esta é a minha opinião sobre o que me foi dado ver. Até têm tempo de posse de bola, só que não sabem o que fazer com ela, ou seja que este jogo tem como objectivo metê-la na baliza do adversário e não andarem a recrear-se com a dita.
Cumprimentos
José Ferreira Alves

JFerreira Alves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Da sua análise está ausente a responsabilidade da direção. Que nos últimos anos entregou o clube aos acionistas da SAD. E cada vez mais se nota que o Vitória deixou de ser um clube para ser um entreposto de jogadores. Mas de fraca qualidade. Daqueles que compra nos saldos, artigos que ninguém quis por algum motivo, mas que servem sempre porque comprar barato e vender um bocadinho mais caro já dá algum dinheiro para distribuir pelos acionistas.
Como o presidente não percebe nada de futebol, ou nem sequer gosta, está no clube pelo negócio. É que no futebol está a acontecer o mesmo que no cinema: os produtores não percebem nada da arte e alguns nem sequer gostam de cinema; só interessam os cifrões no fim do ano. Por isso se o dinheiro vem da venda de pipocas ou do bilhete do filme tanto faz... e é assim que está o Vitória: se o dinheiro continua a entrar para que é que interessam os resultados desportivos...?

O Vitória é um clube sem liderança. A falta de espírito de equipa não é de agora. Os jogadores jogam cada um para seu lado ninguém é solidário com o resto da equipa. Só se preocupam em fazer jogadas vistosas para encher o olho, mesmo colocando a equipa em risco, como se viu no golo do Feirense de ontem; sempre com fintas para cá e para lá e o resto da equipa não quer saber de arranjar linhas de passe. Eu tenho uma teoria: quando os jogadores que chegam vêm aleijados ou dão entrevistas a dizer 'é o clube certo neste momento da minha carreira': para mim quer dizer 'é um bom clube para recuperar de uma paragem longa e logo que esteja em forma arranjo um contrato melhor...'

Perdemos este ano uma boa oportunidade de mudar de presidente e dar um rumo ao clube. A SAD pode estar muito bem mas o clube está completamente à deriva. Este presidente já não servia o ano passado e continua a não servir o clube. Aliás, depois deste início de temporada desastroso (mais um!) não deveria já ter dado um apalavra aos sócios??? Espero que não nos aconteça o que aconteceu ao Belenenses... No Vitória os sócios já não interessam para nada... só servem para fazer uns videos de marketing e tal. Para isso dão jeito. Até o fazem a custo zero...

Cumprimentos,

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro "pela verdade":
Já lá estão há tempo suficiente para não terem duvidas quanto a isso.
Caro José Ferreira Alves:
A primeira parte na Luz corresponde na perfeição à sua descrição. A segunda nem tanto porque com as alterações introduzidas,especialmente a entrada de Célis, o Vitória melhorou alguma coisa. Mas concordo que se o Benfica não tivesse levantado o pé e passado a gerir o esforço por causa do jogo com os turcos a coisa podia ter-se posto muito feia em termos de resultado. Creio que houve acima de tudo uma má leitura do jogo e do adversário por parte do treinador e isso custou-nos três golos sofridos. Embora,manda a verdade dizê-lo, a primeira grande oportunidade tenha sido nossa e Boyd tenha rematado ao poste com 0-1. Mas os jogos ganham-se com golos e nao com oportunidades falhadas.
Caro Miguel leite:
Creio que escrevi de forma clara que o plantel tem carências e contratar um ponta de lança que marque golos (porque a não marcar já temos) é a maior das prioridades. E isso é de responsabilidade da SAD que deixou para tarde o que devia ter feito cedo.
Quanto ao resto que afirma, e com que estou aqui e ali de acordo, creio que o Vitória está no caminho que a maioria dos associados escolheu e por isso apenas os sócios podem inverter o rumo das coisas se assim o entenderem. Pessoalmente, e creio que não duvidará disso, defendo há muito opções bem diferentes para o futebol profissional ,para as modalidades e para muitas outras coisas. Nomeadamente política de "amizade" com outros clubes, relacionamento com a comunicação social e atitude perante orgãos da Liga e da FPF que passam a vida a prejudicar-nos. A titulo de exemplo ainda agora com o Feirense fomos claramente prejudicados e ninguém disse nada.
Dia 8 de Setembro há uma assembleia geral como sabe. É uma boa oportunidade para os sócios pedirem explicações.