sábado, dezembro 30, 2017

O Último Jedi

Sou desde 1977 um fã entusiasta da "Guerra das Estrelas".
Nesse ano ,quarenta anos atrás,  foi estreado o primeiro filme- Capitulo IV Uma Nova Esperança- de uma saga que prevê nove e desde então vi no cinema e depois na televisão (várias vezes) todos os oito filmes.
A trilogia inicial(episódios IV,V e VI), que vi no cinema duas vezes cada um dos filmes (quando estrearam e anos depois quando foram repostos e aproveitei para levar os meus filhos) e inúmeras vezes em vídeo e na televisão e depois a trilogia seguinte composta pelos três primeiros episódios que também vi no cinema e depois em televisão.
Devo dizer que à excelência da trilogia inicial (episódios IV,V e VI entre 1977 e 1983) não correspondeu totalmente a trilogia seguinte, iniciada em 1999 e concluída em 2005 , embora o "Ataque dos Clones" e "A Vingança dos Sith" sejam dois bons filmes  e ambos bem melhores que a "Ameaça Fantasma" que fez recear seriamente pelo bom nome da saga.
Dez anos depois, em 2015, surge  "O Despertar da Força" em que são recuperados personagens históricos como Han Solo e a Princesa Leia (mais uns instantes finais com Luke Skywalker) mas com o filme a "desviar-se" da matriz original e a ser um bom filme de ficção cientifica mas com pouco "Star Wars" denotando dificuldade dos argumentistas em "esticarem" a história.
Em 2016, já depois da aquisição dos direitos de "Star Wars" pela Disney, surge o primeiro filme "lateral" à saga - Rogue One Uma História de Star Wars- cronologicamente situado entre os episódios III e IV e que se insere bem em toda a cronologia.
Tudo isto para dizer que ontem fui ver o episódio VIII -O Último Jedi- e acentuou-se a sensação de que "aquilo" já não tem muito a ver com a história original.
É verdade que é um filme desigual, com a segunda parte a ser bem melhor que a primeira, e que permitiu algumas boas memórias do passado à boleia de Luke Skywalker, da Princesa Leia  e de uma pequena e nostálgica aparição de Yoda mas cada vez encontro menos "Star Wars" naquilo tudo.
Para 2019 anuncia-se o episódio IX (ainda sem titulo) onde já não haverá Luke Skywalker, nem Leia, nem Han Solo (morto no episódio VII) mas de onde se esperam pelo menos duas coisas:
Um filme à altura das duas primeiras trilogias e o encerramento definitivo da saga com os nove episódios desde sempre previstos por George Lucas e nem mais um.
Até lá ainda teremos,ao que se anuncia, outro episódio lateral (Solo-Uma História de Star Wars) baseado na história de Han Solo anterior à saga e do qual se espera pelo menos a sincronização que o referido "Rogue One" conseguiu com a narrativa central.
Em qualquer dos casos espero que a fabulososa saga "Star Wars" termine mesmo em 2019.
Seria uma pena desvirtuá-la com mais e mais episódios apenas em função dos lucros.
A ver vamos.
Depois Falamos.

P.S. Claro que a perda de qualidade destes ultimos dois episódios também tem a ver a com a desaparição de Darth Vader provavelmente a personagem mais icónica da História do cinema.

Sem comentários: