domingo, outubro 15, 2017

Sugestão de Leitura

Não é habitual ler duas biografias seguidas escritas pelo mesmo autor.
Mas desta vez aconteceu.
E pela pena de Joaquim Vieira li as biografias de Mário Soares , em primeiro lugar por ordem de compra, e agora a de Francisco Pinto Balsemão saída mais  recentemente em Julho do corrente ano de 2017.
Se já tinha gostado da de Soares devo dizer que também gostei bastante da de Balsemão.
Antes de ler a obra já tinha lido algumas críticas ao autor por causa de determinadas referências que faz no livro, e que alguns muito à portuguesa interpretaram como ajustes de contas entre o autor e o seu antigo patrão, mas uma vez lido este concluo que essa criticas são injustas e sem razão de ser porque nada do que Joaquim Vieira narra é falso ou desconhecido da opinião pública.
No resto, que é o que mais importa, creio que é globalmente uma biografia muito bem escrita sobre um homem que foi fundador do PPD e primeiro-ministro de Portugal mas que ficará para a História (e acredito que isso agradará ao próprio) como jornalista e grande empresário na área da  imprensa que fundou alguns dos mais relevantes orgãos de comunicação social deste país como o Expresso e a SIC.
Embora como primeiro-ministro e líder do PSD também tenha deixado o seu nome ligado a momentos relevantes como a revisão constitucional que acabou com o conselho da revolução ou a aprovação da lei de defesa nacional.
É uma biografia muito completa sobre o homem, o político, o empresário, a sua vida pessoal, académica e profissional, os negócios e os amigos, as zangas e as cumplicidades e pelo livro passam todas as grandes personalidades portuguesas desde os finais dos anos 50 do século passado até à actualidade.
Indispensável a quem quiser conhecer a História de Portugal dos últimos sessenta anos.
Gostei muito.
Depois Falamos

Sem comentários: