sábado, outubro 28, 2017

As "Lapas"

Nos dois meses e meio de campanha interna que o PSD tem pela frente não faltarão, seguramente, oportunidades para escrever sobre os candidatos, candidaturas, programas e o que mais se oferecer sobre o assunto.
Para já gostaria ,apenas, de referir algo que sinceramente me está a divertir.
Já anteriormente referi que o PSD tem o privilégio de ter a disputar a sua liderança dois candidatos com as qualidades, o percurso e o currículo de Pedro Santana Lopes e Rui Rio que são seguramente dois dos melhores quadros políticos de que o nosso país dispõe.
E é aí que está a piada.
Porque fora, mas muito especialmente dentro do partido, toda a gente conhece Pedro Santana Lopes e Rui Rio.
As qualidades e os defeitos, as ideias e princípios, o currículo políticos e profissional, os cargos que ocuparam no partido e em sua representação para lá dos seus percursos de vida fora do palco político em que foram ao longo dos anos sobejamente escrutinados pelos cidadãos e pela comunicação social.
Com o relevante facto de a nenhum deles poder ser apontado seja o que for em termos de honestidade no exercício de funções ou que ponha em causa uma inatacável seriedade pessoal.
E por isso dá-me franca vontade de rir quando vejo vips, pseudo vips, candidatos a vips e afins a dizerem que estão à espera dos debates entre eles, da apresentação dos seus programas para depois decidirem qual vão apoiar apontando, nalguns casos, apenas o mês de Dezembro como a data da "importante" decisão.
É para rir  e nada mais.
Porque estão à espera ,isso sim, de tentarem perceber qual vai ganhar para depois se colarem como as tais "lapas" de que já se ouviu falar nestas directas.
E por isso não posso deixar de manifestar o mais profundo respeito por todos aqueles que ao longo destas semanas tem assumido, sem floreados nem tabus, o apoio a Pedro Santana Lopes ou a Rio Rio como deve ser norma entre pessoas que militando num partido democrático agem sem qualquer condicionalismo ou interesse pessoal.
É com esses, com os que tem opções e as manifestam alheios ao resultado das directas, que o futuro líder do PSD deve contar para construir uma alternativa forte e ganhadora ao actual poder socialista e da extrema esquerda.
Mais que não seja porque as "lapas" ajudaram, e muito, a chegarmos à situação em que estamos...
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
As lapas ainda não tiveram a luz da sua (deles) loja. Logo, e sem 'iluminação', os pobres de espírito não sabem em quem votar :))), ou seja, onde se poderão alapar para fazer do PPD o PS/Dois.

Aliás vejam-se as crónicas e opiniões a falar de um PS no governo virando à esquerda ou à direita conforme o interesse ocasional. O sonho do totalitarismo republicano, socialista e laico...O partido Colorado, versão tuga!

luis cirilo disse...

Cara il:
Isso é bem verdade.
Mas desta vez acho que nem a "loja" lhes vale.