sexta-feira, julho 01, 2016

Sugestão de Leitura

Este livro tem uma história curiosa.
Ou melhor duas.
A primeira prende-se com o próprio livro que não é um livro mas...dois.
Na primeira parte Viriato Soromenho Marques escreve um interessante ensaio sobre os Estados Unidos e as suas relações com a Europa em geral e com Portugal em particular abordando alguns dos principais momentos da História americana desde a independência do país e da História mundial em que a participação americana foi determinante como no caso das duas grandes guerras, da invasão do Iraque ou da Guerra Fria.
Aborda também, numa perspectiva de análise ideológica, alguns dos grandes vultos da História do Estados Unidos de Benjamin Franklin a Barak Obama (o livro foi escrito em 2008 quando Obama disputava as presidenciais) passando por Lincoln, Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Fraklin D. Roosevelt e John F.Kennedy entre outros.
Na segunda parte do livro José Gomes André escreve sobre o sistema político e eleitoral americano bem como sobre a história dos dois grandes partidos desde a sua fundação até aos nossos dias.
A segunda curiosidade tem a ver com a forma como li o livro.
Em plenas eleições primárias nos Estados Unidos a segunda parte do livro é essencial para a plena compreensão da forma como são eleitos os presidentes através de um sistema eleitoral muito complexo e com nuances únicas.
Então não resisti a mal comprei o livro ler de imediato a segunda parte e só agora, meses depois, li a primeira e aproveitei para reler a segunda.
São ambas muito interessantes e o livro vale bem a pena.
Pena,também, o estar esgotado sem previsão de uma data para reedição.
Depois Falamos

P.S: Há uma terceira curiosidade. O livro é de 2008 e está esgotado há anos.
Mas a minha amiga Catarina Silva é uma verdadeira especialista em encontrar livros desaparecidos das livrarias e este arranjou-mo junto do próprio autor!
Quem tem bons amigos nunca passa mal!

Sem comentários: