sexta-feira, julho 08, 2016

Ficheiros Secretos

 

Para quem gosta de ver boas séries de televisão o Verão é uma enorme chatice!
Porque as produtoras escolhem essa altura para suspender a transmissão de episódios actuais , provavelmente por razões de férias e de gravação de novas temporadas, pelo que os canais (Fox e Axn essencialmente) aproveitam para repor episódios antigos.
Este ano uma vez mais é assim.
Castle" acabou (ainda não me recompus...) "Scandal", "Quantico", "Gotham", "Hawai 5-0", "Ncis Los Angels" , "Scorpion" foram de férias enquanto "Forever" (uma série a que achava particular piada) e "Crossing Lines" desapareceram sem deixar rasto pelo que as noites pós Europeu ficaram um bocado para o vazio.
Até porque RTP/SIC/TVI não descansam na sua tentativa de estupidificarem o país com overdoses de telenovelas umas atrás das outras a um ritmo que nem na América Latina.
Resta a RTP Memória.
Onde passam algumas das melhores séries que alguma vez a televisão em Portugal mostrou aos seus telespectadores em seis décadas de emissões.
Vi com grande interesse, até pelas memórias de infância que me trazia, as duas primeiras temporadas de "O Santo" com Roger Moore mas também essa acabou substituída por um "Poirot" interessante mas mais recente e de cujos episódios me recordo relativamente bem.
Para além de achar, mas creio que isso acontece com quase todos os livros transpostos para televisão ou cinema, que "Poirot" é muito melhor lido (e li todos os livros de Agatha Christie com o pequeno detective belga) do que visto no ecran.
Solução?
O regresso à "minha" série de culto.
Ficheiros Secretos.
Ainda na RTP Memória vou revendo a oitava temporada(das nove realizadas entre 1993 e 2002), recordando as investigações de Mulder e Scully, encontrando um ou outro episódio que me tinha escapado na transmissão original, apreciando de outra forma alguns episódios de que me recordo perfeitamente como acabam mas que da primeira vez foram vistos com aquele suspense que nem sempre permite apreciar tudo na sua plenitude.
X-Files é, e será sempre,uma boa opção para uma noite televisiva.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo nunca entendi e nunca vou entender como uma novela pode ser sinónimo de estupidificação e uma série não.
A minha esposa tem a opinião do senhor e têm o mesmo gosto em termos de séries.

PS a série Forever foi cancelada.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A estupidificação está nas doses industriais com que as televisões bombardeiam os telespectadores e não nas telenovelas em si. Embora a maior parte delas não tenham qualidade houve ,no passado, algumas de excelente nível.
Quanto ás series, da realização ao enredo passando pelos actores são muito melhores que as telenovelas actuais.
E tem em casa uma opinião abalizada.