sábado, julho 09, 2016

Que Equipa?

Que equipa apresentará amanhã Fernando Santos na final do Europeu?
Com Pepe recuperado creio que o seleccionador nacional terá nove ou dez jogadores decididos podendo restar-lhe uma ou duas duvidas quanto ao onze inicial.
Na baliza estará Rui Patrício.
O quarteto defensivo será composto por Cédric, Pepe Fonte e Raphael Guerreiro sendo surpresa das grandes se fosse outra a composição da defesa.
Sem prejuízo de afirmar que Portugal tem um excelente quarteto de defesas centrais, dos melhores deste Europeu, com o senão de todos eles terem mais de trinta anos o que não sendo problema para amanhã é assunto a ponderar para o futuro.
No meio campo Adrien e João Mário são nomes certos tal como Ronaldo e Nani no ataque em que tem sido titulares absolutos e uma vez mais serão os principais responsáveis pelo ataque à baliza francesa.
As duvidas são, pois, os dois restantes lugares do meio campo.
Em que William Carvalho deverá ser titular em detrimento de Danilo (pessoalmente prefiro o segundo que dá mais garantias de...mobilidade)  e Renato Sanches deve estar neste momento no centro das cogitações de Fernando Santos.
Por uma razão muito simples.
A primeira prioridade para amanhã é não errar.
Não errar no passe, não errar nas marcações, não errar nas opções levar a bola/passe nas saídas para o ataque altura em que a equipa fica sempre mais desposicionada e portanto mais vulnerável.
Precisamente as maiores fragilidades, como se viu com a Croácia e com Gales, de Renato Sanches fruto da idade e consequente falta de experiência destas andanças.
É verdade que ele dá à equipa dinamismo, velocidade na saída para o ataque, remate de meia distância e poderio físico nas jogadas 1x1.
Mas FS pode entender que essas características são mais importantes numa fase mais avançada do jogo,em que eventualmente seja preciso arriscar mais qualquer coisa, e preferir jogar pelo seguro apostando na categoria e experiência de Moutinho que mesmo não estando numa forma esplendorosa tem a vantagem de não cometer erros de principiante e garantir solidez na posse de bola e na definição das jogadas.
Amanhã saberemos.
E provavelmente William e Renato até serão titulares.
Mas se não forem, ou especialmente se o segundo contra todas as previsões não for, não ficarei admirado.
Depois Falamos.

Sem comentários: