sexta-feira, agosto 14, 2015

Um Jogo Mais

Algumas das minhas melhores memórias vitorianas estão relacionadas com jogos em que o adversário foi o Porto.
Desde a conquista da Supertaça ao apuramento para a final da taça de 1976, vencendo o Porto nas meias finais, passando pelo ultimo triunfo do Vitória em casa do Porto(até à data) a que assisti lá do alto da arquibancada do agora demolido estádio das Antas.
Manda a verdade dizer que algumas das piores memórias que tenho também envolvem o Porto nomeadamente em duas finais da taça perdidas com os "dragões" a ultima das quais por números insólitos.
Mas cada jogo é um jogo.
Tem a sua história própria, os seus intervenientes, as suas condicionantes e por isso não há vencedores antecipados nem resultados definidos antes de a bola rolar.
Quis o destino, e o sorteio aldrabado da nossa Liga, que desta vez Vitória e Porto se encontrem logo na primeira jornada no estádio do "Dragão" pelo que há que olhar para o jogo com a motivação de começar bem o campeonato e fazer esquecer o cataclismo europeu.
E isso significa entrar em campo reconhecendo a valia do adversário (acho piada ao choradinho de Lopetegui dizendo que o Porto foi o clube que perdeu mais jogadores como se por acaso não tivesse sido também o que mais se reforçou...), respeitando a qualidade dos seus jogadores, mas com a convicção de que o Vitória também tem um bom plantel perfeitamente capaz de disputar o triunfo em todos os jogos da Liga.
Incluindo este.
E isso não é fazer uma "gracinha".
É, apenas, ganhar um jogo dos trinta e quatro que o clube tem de disputar.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

A palavra "Aldrabado" que usou serve de mote ao meu comentário, pois este será precisamente um jogo de aldrabices.
-Aldrabados com a colaboração da direcção que se ajoelhou perante a máfia azul, a equipa "jogará" de cócoras para lhes pagar os favores de que nós não precisávamos.
Para já ficamos amputados de 2 presentes envenenados, e o outro meio-envenenado provavelmente vai constipar-se, morrer um familiar, ou... será convocado para um torneio de sueca lá num vilarejo qualquer...
-Aldrabados pela conversa conveniente e de circunstância do treinador- "paixão e coragem", que operou mudanças tanto forçadas pela subserviência, como de cosmética só para dragão ver, e nós ficarmos a vê-los jogar.
-Aldrabados seremos por um debutante de Leiria que just in case, de certeza foi escolhido a dedo pela máfia, o qual terá o palco ideal para se "lançar numa carreira afrutalhada de promoções e privilégios por norma "oferecidos" aos bons serviçais da "instituição".
Aconselho o máximo sangue frio a quem ama e vive o Vitória, tanto aos que se vão deslocar como aos que assistirão pela tv.

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Realmente todos gostaríamos de ver o Vitória manter uma relação de maior independência em relação ao Porto. Há demasiados "vasos comunicantes" entre os dois clubes que depois levam aquela velha máxima de que "quem ajoelha...reza".
E nós temos "rezado" demais!
Para logo há que ver o jogo com algum optimismo porque como as expectativas são baixas tudo que vier de positivo é...ganho!

Rui Cordeiro da Silva disse...

Como qualquer bom Vitoriano vou ver o jogo, mas infelizmente pela TV.
Dado as exibições dos dois últimos jogos não espero "gracinhas" nenhumas, porque se a (des)graça da Liga Europa foi o que foi, contra um adversário como o Porto temo que as coisas sejam parecidas.
No entanto, vou torcer por um bom resultado!

Anónimo disse...

Infelizmente acertei em cheio aqui: "-Aldrabados pela conversa conveniente e de circunstância do treinador- "paixão e coragem", que operou mudanças tanto forçadas pela subserviência, como de cosmética só para dragão ver, e nós ficarmos a vê-los jogar."
Tivesse eu esta pontaria no Euromilhões...

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Gracinhas foi coisa que não houve mesmo.
Só desgracinhas.
Caro Chicote:
Pois...